Surround (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Surround
Desenvolvedora Atari
Publicadora(s) Atari
Designer Alan Miller
Plataforma(s) Atari 2600
Data(s) de lançamento
Gênero(s) Ação
Modos de jogo Um jogador
Dois jogadores
Mídia Cartucho

Surround é um jogo eletrônico programado por Alan Miller e publicado pela Atari para o Atari 2600, então conhecido como Video Computer System. Este foi um dos nove títulos de lançamento do Atari 2600, lançados junto com o console em outubro de 1977[2] .

História[editar | editar código-fonte]

Surround é uma versão não-oficial do fliperama Blockade, lançado no ano anterior pela Gremlin. Este último foi a primeira versão do jogo que se tornaria conhecido mundialmente em outras plataformas como o "jogo da cobra". Tal como aconteceu com outros jogos da Atari no início, Surround foi licenciado pela Sears, que o lançou sob o nome de Chase[3] .

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Surround é considerado o sucessor de Blockade e o predecessor do "Jogo da Serpente". O objetivo do jogo é controlar o sprite através da tela, que possui um corpo alongado que o segue por trás. O objetivo do jogador é forçar o outro jogador a se chocar contra seu próprio corpo (ou rabo)[4] . Vários bônus adicionais incluem maior velocidade, movimentos em diagonal e até reduzir o tamanho da sua cauda. Além disso, quanto mais tempo do jogo for decorrido, a velocidade aumenta progressivamente, o que torna a dificuldade crescente com o tempo[5] .

Como complemento, no cartucho é incluído um "Modo Grafito", onde o jogador pode usar o joystick para desenhar figuras na tela[6] .

Sequencias[editar | editar código-fonte]

A essência da jogabilidade de Surround está presente em muitas versões posteriores de Blockade/Serpente. Uma das referências mais importantes ao conceito do jogo está no filme Tron, onde cada personagem batalha em uma grade bi-dimensional usando "motos de luz". O jogo eletrônico do Tron em que o filme foi baseado inclui as próprias "motos de luz".

Vários jogos de mesmo estilo foram lançados para múltiplas plataformas, incluindo celulares e aplicações em Adobe Flash. Algumas das plataformas mais recentes implementaram alguns elementos do próprio Surround, através dos aplicativos Homebrew.

Referências

  1. Surround at GameFAQs
  2. Yarusso, Albert. Atari 2600 - Atari - Text # Label Variation. AtariAge. Página visitada em 12 de agosto de 2010.
  3. Yarusso, Albert. Atari 2600 - Sears — Picture Label Variation. AtariAge. Página visitada em 12 de agosto de 2010.
  4. Surround manual, "1. Introdução (Objetivo)", Atari, Inc., 1977
  5. Surround manual, "Game Program", Atari, Inc., 1977
  6. Surround manual, "4. Versões do jogo", Atari, Inc., 1977


Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.