Suzana Salles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Susana Salles)
Suzana Salles
Nome completo Suzana Salles
Nascimento
São Paulo, SP
Nacionalidade brasileira
Ocupação cantora

Suzana Salles é uma cantora brasileira ligada ao movimento cultural Vanguarda Paulista. Em 2002, foi citada como "a maior intérprete brasileira atual da obra de Bertolt Brecht e Kurt Weill".[1]

História[editar | editar código-fonte]

Em fins da década de 1970, Suzana Salles estudava jornalismo na Escola de Comunicação e Artes da USP e participava do coral do ECA, o Comunicantus, juntamente com o músico e cantor Hermelino Neder. Em 1979, Neder convidou-a (e também a Vânia Bastos) para participar de um grupo (o "Sabor de Veneno") que iria acompanhar Arrigo Barnabé no Primeiro Festival Universitário de Música Popular Brasileira. Arrigo e seu grupo acabaram por vencer o festival com a música "Diversões Eletrônicas".

Paralelamente ao curso de jornalismo e às suas apresentações com Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção, Salles havia começado a estudar alemão. Tendo ganho uma bolsa de estudos do Instituto Goethe, foi estudar o idioma na Alemanha onde permaneceu por três meses e resolveu aproveitar a oportunidade para apresentar-se como cantora com um repertório baseado em Brecht e Weill.

Retornando ao Brasil em 1986, Salles montou uma banda e passou a apresentar-se na casa noturna Madame Satã, tendo também excursionado por todo o país. Em 1992, passou a ser vocalista do grupo Aquilo Del Nisso, cujos integrantes foram responsáveis pelos arranjos e produção do primeiro CD da cantora em 1994.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Nome Ano Selo Mídia
Susana Salles 1994 CD
Concerto Cabaré 1997 Dabliú Discos CD
As Sílabas 2001 Dabliú Discos CD

Referências

  1. Do Cabaré às Sílabas. Entrevista de Suzana Salles a Daniella Thompson em 14 de outubro de 2002.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.