Suspended Looping Coaster

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde fevereiro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Limit em Heide Park, uma SLC 689m Standard

A Suspended Looping Coaster (SLC) é um modelo de montanha russa produzida pela empresa neerlandesa Vekoma, em vários portes. A mais comum de todas (SLC Standard) possui cinco inversões: um sidewinder, um roll-over e um duplo inline twist. Esse modelo é compacto e ocupa pouco espaço, se comparado a outros modelos de mesmo tipo.

Existem vários layouts diferentes de Portas em suspensão suspensas, embora a maioria tenha um padrão semelhante.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira instalação de suspensão em suspensão foi El Condor em Walibi Holland no Holanda.[1] Inicialmente foi projetado para corre com dez carros em cada trem. O problema com esta configuração levou os trens a serem encurtados para oito carros para um comboio.[2]

Modelos[editar | editar código-fonte]

662m (Protótipo)[editar | editar código-fonte]

O percurso é idêntico ao da SLC Standard, porém é 27m menor em extensão por ter 2 metros a menos em altura. Inicialmente, foi projetada para possuir trens com 10 vagões cada, porém, na maioria das vezes, isso a deixa desconfortável, e esse número acaba sendo reduzido para 7 ou 8. (Ex: El Condor, do parque Walibi World).

689m (Standard)[editar | editar código-fonte]

É o medelo mais comum de todos os outros. O percurso tem 689 metros de extensão, altura de 33,3 metros, atinge cerca de 80 km/h e ocupa 5170 metros quadrados. A altura mínima para entrar no brinquedo é de 1,30 metro de altura. (Ex: Firewhip, do parque Beto Carrero World).

765m (Com Espiral)[editar | editar código-fonte]

Possui o mesmo percurso do modelo Standard, apenas com o diferencial de possuir uma espiral antes da frenagem, ou seja, antes de frear ela descreve mais um círculo, totalizando 76 metros a mais do que o padrão. (Ex: Blue Tornado, do parque Gardaland).

787m (Estendida)[editar | editar código-fonte]

A versão estendida tem 787 metros de extensão, 31 metros de altura e atinge 72 km/h, porém tem as mesmas cinco inversões. (Ex: Vortex, do parque Siam Park City).

Shenlin[editar | editar código-fonte]

Este percurso tem 671 metros de comprimento, 36 metros de altura e atinge quase 90 km/h. Tem uma inversão a menos que a padrão, e possui um loop, um cobra roll e um zero-g roll. (Ex: Kumali, do parque Flamingo Land Theme Park & Zoo).

Shenlin (Com Espiral)[editar | editar código-fonte]

Possui o mesmo percurso que o modelo Shenlin, diferindo em uma espiral antes da frenagem, assim como a 765m com espiral. Tem comprimento total de 747 metros, pouco menos do que a 765m. (Ex: Golden Wings in Snowfield, do parque Happy Valley).

Custom[editar | editar código-fonte]

São modelos diferenciados que a Vekoma produz, atendendo a pedidos específicos do parque. Isso faz com que elas não se encaixem em nenhuma das outras categorias. (Ex: Jubilee Odyssey, do parque Fantasy Island).

Ver também[editar | editar código-fonte]