Suzette Haden Elgin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Suzette Haden Elgin
Data de nascimento 18 de novembro de 1936
Local de nascimento Jefferson City,  Estados Unidos
Data de morte 27 de janeiro de 2015 (78 anos)
Género(s) Ficção científica
Movimento Pós-modernismo
Magnum opus Rocky Road to Hoe
Cônjuge Peter Haden (casaram em 1955);

George Elgin (casaram em 1964)

Prémios Prémio Rhysling (1988)

Suzette Haden Elgin (Jefferson City, 18 de Novembro de 193627 de Janeiro de 2015) foi uma autora norte-americana de ficção-científica. Ela fundou Associação da Poesia Ficção Científica, e é considerada uma importante personalidade no meio dos ideolingüistas. Elgin também publicou não-ficção, pelo que é melhor conhecida como autora da série "the Gentle Art of Verbal Self-Defense"

Nascida em 1936, em Missouri, Elgin frequentou a Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD) na década de 1960, e começou a escrever ficção-científica para pagar os estudos. Elgin é Ph.D. em linguística, e foi o primeiro aluno da UCSD a escrever duas dissertações(em inglês e Navajo). Ela criou a língua Láadan para a série de ficção-científica Native Tongue. A gramática e o dicionário foram publicados em 1985.

Ela publicou pequenos trabalhos de ficção e colaborou com Anne McCaffrey. Entre os temas de trabalho estão incluídos feminismo, linguística, o impacto da linguagem e a coexistência pacífica com a natureza.

Elgin tornou-se professora da San Diego State University (SDSU). Ela aposentou-se em 1980 e vive em Ozarks, Arkansas.