Swami Kuvalayananda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Swami Kuvalayananda
Swami Kuvalayananda
Nascimento 30 de agosto de 1883
Dabhoi
Morte 18 de abril de 1966 (82 anos)
Lonavla
Cidadania Índia, Índia britânica, Domínio da Índia
Ocupação cientista

Swami Kuvalayananda, nascido Jagannatha Ganesa Gune (Dabhoi, Gujarate, 30 de agosto de 1883Lonavla, Maharashtra, 18 de abril de 1966) foi um pesquisador e educador indiano, que criou um método que chamou de ioga científico, através do qual pesquisou os efeitos da ioga sobre a fisiologia e sobre certas doenças, e que levou à divulgação da ioga no mundo ocidental moderno, mais afeito à racionalidade que à abordagem espiritual ou devocional.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Influenciado por Sri Aurobindo, ao terminar a universidade em Mumbai (antiga Bombaim) viajou pela Índia e teve contato com as massas pobres, ignorantes e doentes de espírito e de corpo. Percebendo a importância da educação, tornou-se educador.

Conheceu, através de Rajaratna Manikrao, a ioga e outros sistemas indianos de cultura física. O aspecto psico-espiritual da ioga o levou a uma busca espiritual, e encontrou seu guia, Paramahamsa Madhavdasji.

Em 1920, começou a investigar os efeitos da ioga sobre o corpo humano, no Hospital de Baroda, junto com alguns de seus alunos. Estes primeiros experimentos o convenceram de que a antiga ciência da ioga, abordada pelos métodos experimentais da ciência moderna, poderia ajudar a humanidade a revivescer física e espiritualmente. Esta se tornou a missão de sua vida.

Em 1924, fundou o Kaivalyzdhama Yoga Institute, em Lonavla. Ao mesmo tempo, passou a publicar a revista Yoga-Mimansa, em que apresentava os resultados de seu trabalho científico.

Em outubro de 1951, fundou o Gordhandas Seksaria College of Yoga and Cultural Synthesis, cujo diploma de pós-graduação em educação iogue é reconhecido pelo governo da Índia (código no. 114 046).

Referências