Sweetwater: A True Rock Story

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sweetwater: A True Rock Story
Sweetwater (PT)
Na Estrada do Rock (BR)
Capa brasileira do filme
 Estados Unidos
1999 •  Colorido •  96 (aproximadamente) min 
Direção Lorraine Senna
Roteiro Victoria Wozniak
Elenco Amy Jo Johnson
Michelle Phillips
Kelli Williams
Adam Ant
Kurt Max Runte
John Payne
Género Musical
Drama
Biográfico
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

Sweetwater: A True Rock Story (br: Na Estrada do Rock) é um filme musical e biográfico, baseado na história real da banda de rock psicodélico de Los Angeles, Sweetwater, que ficou marcada por ter sido a primeira banda a se apresentar no lendário Festival de Woodstock em 1969.[1]

Foi produzido pelo canal VH1 em parceira com a Paramount Pictures e distribuido no Brasil pela CIC Vídeo.[2] O roteiro foi escrito por Victoria Wozniak e supervisionado pelos próprios integrantes da banda Sweetwater. O filme é estrelado por Amy Jo Johnson que dá vida a Nansi Nevins, a famosa vocalista da banda, e canta as músicas que aparecem na produção. As músicas são regravações de sucessos da Sweetwater, como Motherless Child.[3]

Uma das cenas clássicas do filme é apresentação da banda no Festival de Woodstock para mais de 500 mil pessoas.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Este drama musical relata a verdadeira história da banda Sweetwater, que se tornou lenda após abrir a primeira edição o Festival de Woodstock e desapareceu sem maiores detalhes.

O filme começa trinta anos depois do desaparecimento da banda, quando a jornalista Cami Carlson (Kelli Williams) é obrigada a produzir um documentário sobre o que aconteceu com a Sweetwater e com seus integrantes, tudo para não perder seu emprego. Ela então decide partir em busca dos ex-integrantes e no decorrer das reportagens descobre que o fim da banda está ligado ao desaparecimento da vocalista, Nanci Nevins (Amy Jo Johnson), a maior estrela do grupo. Cami começa a procurar por pistas de Nanci e acaba encontrando Alex (Kurt Max Runte), um dos criadores da banda, que agora trabalha com construções e tinha abandonado sua carreira de músico há muitos anos. Ele acha melhor não revelar como terminou a banda Sweetwater, mas conta para como ela começou. A partir daí, iniciam-se os flashbacks que revelam como Nanci Nevins se juntou ao grupo de rapazes liderados por Alex, contrariando sua mãe, para a formação da banda. É mostrada a relação de confiança e amor que envolveu Nanci e Alex, a amizade dos integrantes, os shows, as turnês e como a banda atingiu o auge do sucesso tocando para mais de 500 mil pessoas no Festival de Woodstock.

Por fim, antes de terminar o quebra-cabeça que envolve a história da banda, Cami consegue encontrar pessoalmente a famosa Nanci Nevins, que relembra dolorosamente uma devastadora tragédia que acometeu a banda.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Amy Jo Johnson como Nanci Nevins
  • Kelli Williams como Cami Carlson
  • Adam Ant como Todd Badham
  • Kurt Max Runte como Alex Del Zoppo
  • Michelle Phillips como Nanci Nevins (atual)
  • John Payne como J.D. Simon
  • Zak Santiago como Jorge Alam
  • Robert Moloney como Fred Herrera
  • Michelle Beaudoin como Rita Spiridakis
  • Michael Rawlin como Ian Rawlins
  • Trevor Roberts como lan Malarowitz
  • Frederic Forrest como Alex Del Zoppo (atual)
  • Terry David Mulligan como Fred Herrera (atual)
  • Babs Chula como Rita Spiridakis (atual)
  • Ingrid Tesch como Mary Nevins
  • Mark Murphy como Benny Hartman
  • Erin Wright como Janis Joplin
  • Lynda Boyd como Alice Belzer

Produção[editar | editar código-fonte]

Em 1999, o canal musical VH1 anúnciou que estaria ingressando na produção de filmes. O objetivo inicial era o foco em filmes músicais biográficos, sendo histórias reais de nomes da música. A história drámatica e pouco conhecida da banda Sweetwater e principalmente de sua vocalista, chamou atenção do canal VH1 e principalmente da Paramount Pictures, que se juntou ao canal para a produção do filme. Logo, o VH1 confirmou que o primeiro filme "Movies That Rock" seria sobre banda Sweetwater. Partindo da história de Nansi, uma menina normal, super-protegida pela mãe e que vai para um mundo totalmente diferente do que ela conhecia, virando a vocalista de uma banda de rock e enfrentando seus altos e baixos, o filme revelaria o motivo de a banda ter acabado em tão pouco tempo.

O roteiro do filme foi baseado no relato dos próprios integrantes e as gravações aconteceram em Los Angeles e Vancouver.[4] Para o papel de Nansi Nevins, foi escolhida a atriz Amy Jo Johnson, na época no ar em Felicity. A escolha de Amy para o papel também ajudou a produção musical que desde o inicio tinha a intenção de que a protagonista fosse também uma cantora na vida real. Como co-protagonista foi escalada a atriz Kelli Williams, na época no ar em The Practice. A atriz e cantora Michelle Phillips, ex-vocalista do grupo The Mamas & the Papas, também foi escalada, ficando com o papel de Nansi Nevins mais velha.

As filmagens começaram em janeiro de 1999 em Los Angeles na Califórnia. Todo o figurino e visual dos atores foi adaptado para o conceito hippie do final dos anos 60. Os carros utilizados no filme também são referentes ao ano dos acontecimentos. Para a cena do Festival de Woodstock, foram utilizadas filmagens da época do festival, junto com novas gravações. Foi construído um palco semelhante ao que existia no festival, onde Amy e os demais atores representaram a apresentação da banda. Já as cenas da platéia vista de cima, ou até mesmo dos lados, são cenais reais das mais de 500 mil pessoas que estavam no festival.

Músicas[editar | editar código-fonte]

Para a trilha sonora do filme, foram escolhidas as principais músicas da banda Sweetwater. Para passar mais realidade e maior identificação com o filme, o produtores decidiram que Amy Jo Johnson, com sua semelhança vocal com a verdadeira Nanci Nevins, colocaria sua voz nas músicas originais da banda, que tinham sido lançadas originalmente em formato LP.[5]

Amy Jo Johnson fez a voz principal nas canções Motherless Child, In a Rainbow, Two Worlds, Why Oh Why e Day Song. Já com os outros integrantes da banda, ela canta What's Wrong e Just For You. Amy ainda escreveu uma música especialmente para o filme, chamada First Love. Ela foi usada para representar a música de trabalho da carreira solo de Nansi Nevins, já que os direitos do trabalho solo dela não foram concedidos pela Tom Cat Records/RCA. As faixas foram produzidas e mixadas pelo produtor musical Mark Hudson.

Outras canções que não pertenciam a Sweetwater foram incluídas na trilha sonora, como Crimson and Clover, um dos maiores sucesso dos anos 60, na voz de Tommy James e a inédita Sunny Day, da cantora Leah Andreone.

Cenas das Músicas[editar | editar código-fonte]

As músicas se encaixaram em diversas cenas do filme:

  • Sunny Day (Leah Andreone) - Aparece em uma das primeiras cenas do filme, quando Cami entra no escritório da rede de televisão em que trabalhava e recebe a proposta de um novo documentário. A canção serve também para sinalizar qual o ano atual da história.
  • Motherless Child - Interpretada por Nansi Nevins no bar onde ela conhece os integrantes da Sweetwater.
  • Crimson and Clover (Tommy James) - Usada como música de fundo na cena onde Nansi Nevins encontra Alex e Fred em uma loja de discos.
  • What's Wrong - Primeiro é usada quando a banda está ensaiando dentro da casa de Alex. Depois é interpretada pela banda em uma apresentação em Los Angeles onde são descobertos pelo produtor Todd Badham.
  • Why Oh Why - A banda canta a canção "Why Oh Why" na abertura de um show para a Big Brother and the Holding Company de Janis Joplin.
  • Two Worlds - Usada como música de fundo nas cenas das viagens e das turnês da banda. Também é interpretada na cena do show no Miami Pop Festival.
  • Motherless Child - Cantada pela banda em sua apresentação no Festival de Woodstock.
  • In a Rainbow - Cantada pela banda em sua primeira apresentação na televisão e depois na cena do acidente.
  • Just For You - Nansi Nevins tenta cantar "Just For You" no estúdio, mas não consegue finalizar a música devido ao problema em suas cordas vocais.
  • First Love - Em sua carreira solo, Nansi toca no piano para Todd e depois ela grava a canção em um estúdio. Também conhecida como "Sifting Sand", ela também aparece como música de fundo na sessão de fotos de Nansi.
  • Day Song - Nansi aparece tocando "Day Song" no piano, ao lado de sua irmã.
  • Motherless Child - Interpretada por Michelle Phillips, quando Nansi volta a cantar com a banda e por Amy Jo Johnson, na última cena do filme.
  • In a Rainbow - Em sua segunda aparição, é usada durante os créditos do filme.

Recepção/Lançamento[editar | editar código-fonte]

Com título de "Sweetwater: A True Rock Story", o filme teve sua estréia no dia 15 de Agosto de 1999, com exclusividade no horário nobre da VH1 e trazia o slogan: "Eles foram vistos por 500 mil em Woodstock, mas ninguem ouviu falar neles de novo".[6] O filme atingiu a maior audiência do canal no ano, ficando a frente do concerto anual VH1 Divas que ano anterior havia fechado como a atração de maior sucesso do canal.[7] Como resultado, o filme passou a ser exibido semanalmente acompanhado de um documentário especial que mostrava os bastidores e depoimentos do elenco e dos membros originais da banda. O videoclipe de Motherless Child e posteriormente o de In a Rainbow entraram para a grade de clipes do canal.

Em dezembro de 1999, o filme foi lançado no formato VHS e distribuído pela Paramount. O álbum com a trilha sonora foi lançado em uma edição limitada no mesmo ano. O sucesso do filme também encorajou a VH1 a continuar com a produção de longa-metragens, como o "Two of Us", que focalizou em um fictício encontro entre John Lennon e Paul McCartney. O canal chegou a produzir mais seis filmes, porém nenhum deles repetiu o sucesso de Sweetwater. Anos depois, a sessão "Movies That Rock" passou a exibir não apenas filmes produzidos pelo VH1.[8]

Devido a grande exposição do filme, a banda Sweetwater voltou a fazer concertos ao vivo numa reunião depois de vários anos sem se encontrarem. Desde então, eles voltaram ao mercado musical, lançando álbuns com seus antigos sucessos e também com músicas inéditas. Na atual formação permanecem três integrantes originais: Nansi Nevins, como vocalista, Alex Del Zoppo, o tecladista e Fred Herrera, baixista.[9]

No Brasil, com o título de Na Estrada do Rock, o filme foi lançado em VHS e teve sua estréia no canal pago Telecine. Também foi exibido na Rede Globo e ganhou constantes exibições no canal TNT.[5]

Referências

  1. «Sweetwater Fan». Consultado em 2 de Abril de 2010 
  2. «Na Estrada do Rock (Sweetwater-a True Rock Story) - 1999». Consultado em 2 de Abril de 2010 
  3. «Amy Jo Johnson Filmography - InBaseline». Consultado em 2 de Abril de 2010 
  4. «Sweetwater (1999) (TV) - Filming locations». Consultado em 2 de Abril de 2010 
  5. a b «Amy Jo Brasil». Consultado em 2 de Abril de 2010  Texto " Amy Jo Johnson Fansite: Filme da Amy na TNT" ignorado (ajuda)
  6. «pics01d.jpg (image)». Consultado em 2 de Abril de 2010 
  7. «VH1 Divas Live! 1998 - DVD». Consultado em 2 de Abril de 2010 
  8. «Movies that Rock». Consultado em 2 de Abril de 2010  Texto " Episodios " ignorado (ajuda); Texto " VH1 Brasil" ignorado (ajuda)
  9. «Biografia de Sweetwater – Descubra músicas, vídeos, shows e fotos na Last.fm». Consultado em 2 de Abril de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]