Swing (dança)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Swing é a designação comum a um grupo de estilos de dança típicos dos Estados Unidos, que se desenvolveram a partir do jazz nas décadas de 1920 e 1950, com as origens de cada dança antecedendo a popular "era do swing". A mais conhecida destas danças é o Lindy Hop, uma dança popular que se originou no Harlem, em 1927, e ainda é dançado até os dias de hoje.

Enquanto a maioria dos tipos de swing originou-se em comunidades afro-americanas, algumas, como o Foxtrot e Balboa, desenvolveram-se em comunidades brancas. Swing nem sempre foi o termo geral . Historicamente, o swing foi um termo aplicado sem conexão com a época do swing, ou a sua música relacionada.

Dançarinos de Jitterbug em 1938

Décadas de 1940 e 1950[editar | editar código-fonte]

  • Lindy Hop fez muito sucesso durante as décadas de 1940, 1950 e 1960, sendo destaque em muitos filmes da época, como por exemplo Whitey's Lindy Hoppers com Frankie Manning, Dean Collins (cujo estilo levaria à criação de West Coast Swing), e Hal Takier e os Ray Rand Dancers. O Lindy Hop tradicional, na sua forma mais pura é ainda encontrado em muitos lugares dos Estados Unidos e na Suécia. Dançarinos suecos ainda preservam muito da técnica do estilo antigo, que foi passada para eles por Frankie Manning, através de várias visitas nas décadas de 1980 e 1990.[carece de fontes?]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Swing History origins of Swing Dance». 1996. Consultado em 22 de março de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikilivros
O Wikilivros tem um livro chamado Swing Dancing
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Swing (dança)