Sybase

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sybase, uma empresa SAP
Atividade Indústria de Software
Fundação Berkeley, Califórnia (1984)
Sede Dublin, California
Faturamento Aumento $1.026 bilhões (2007)
Sucessora(s) Adquirida pela SAP
Website oficial www.sybase.de/,%20http://www.sybase.com/

Sybase foi uma empresa de software e serviços que produziu softwares para gerenciamento e análise de informações em banco de dados relacionais. A empresa foi adquirida pela SAP[1] em 2010. A SAP deixou de utilizar o nome Sybase em 2014[2].

A Sybase foi uma empresa de software que produziu serviços e produtos relacionados ao gerenciamento de informação, mobilidade, messaging, ferramentas de desenvolvimento e data warehousing e OLAP. Desde sua fundação em 1984, a Sybase foi sido líder inovadora no desenvolvimento de tecnologia de bancos de dados e manteve um significativo crescimento de negócios acerca de seu banco relacional, o Adaptive Server Enterprise. Sua base global de clientes incluiu 80 dos Fortune 100 e uma forte presença em mercados verticais como o de serviços financeiros, telecomunicações, saúde e governo.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A Sybase foi fundada por Mark Hoffman e Bob Epstein em 1984, em Berkeley, na Califórnia. Em 1988 foi a primeira no mercado a fornecer um banco de dados relacional com arquitetura cliente/servidor (ao Human Genome Project) e em 1990 inovou novamente, apresentando ao mercado a sua tecnologia de replicação aberta.

Sybase uniu-se à Microsoft em um acordo em que compartilhariam o código do seu servidor de banco de dados, então chamado de Sybase SQL Server. Até a versão 4.9 Sybase e Microsoft SQL Server eram virtualmente idênticos; devido a desentendimentos entre as duas empresas quanto à divisão de receita, decidiram separar-se e hoje poucos traços de herança desta época podem-se notar.

Em 1995 liderava no mercado de ferramentas de desenvolvimento cliente/servidor com o PowerBuilder e, em 1998, tinha mais de 5 milhões de estações licenciadas em SQL Anywhere. Tornou-se líder nos segmentos bancário, de corretagem e mercado de capitais.

Em 2000, Sybase foi a primeira empresa a apresentar um servidor de aplicações J2EE.

Em 2003, lançou a sua estratégia “Unwired Enterprise”, cuja visão é constituída por permitir às empresas estender a sua informação com segurança e torná-la útil para as pessoas em qualquer lugar, usando qualquer dispositivo. A Sybase expandiu seus negócios através de aquisições como a AvantGo, englobando-a nos negócios de sua subsidiária iAnywhere, assim como, em 2005, a Extended Systems, entre outras. Em 2006 a Sybase adquiriu a Mobile 365 e criou a Sybase 365 e esta combinação fez com que a Sybase se tornasse o maior provedor de software e serviços do mundo, entregando, no mesmo ano, o número recordista de 25 bilhões de mensagens móveis.

Em 21 de janeiro de 2009, a Sybase adquiriu o provedor de soluções de pagamento mPayment.[3] Em março de 2009, a Sybase e a SAP fizeram uma parceria para entregar o novo software SAP Business Suite para iPhone, Windows Mobile, BlackBerry e outros dispositivos móveis. Em setembro de 2009, a Sybase e a Verizon firmaram uma parceria para gerenciar soluções móveis para empresas em todo o mundo por meio das Managed Mobility Solutions da Verizon, as quais utilizam a plataforma corporativa de gerenciamento de dispositivos da Sybase. O Gartner relatou que a Sybase ganhou market share na indústria de bancos de dados em 2009.[4]

Em maio de 2010, a SAP anunciou que iria adquirir a Sybase por US$ 5,8 bilhões.[1] A aquisição se completou em julho de 2010.

Produtos[editar | editar código-fonte]

Abaixo está uma lista dos principais produtos (a lista completa pode ser obtida a partir do website da empresa).

Referências

  1. a b «SAP to Acquire Sybase, Inc» (Nota de imprensa). SAP 
  2. «SAP finally drops the Sybase name.». Bloor Research (em inglês). 13 de maio de 2014. Consultado em 29 de março de 2021 
  3. Sybase acquires mPayment solutions provider paybox
  4. Monash, Curt (21 de janeiro de 2009). «Don't Let Gartner's Data Warehouse Magic Quadrant Confuse You». Consultado em 10 de fevereiro de 2011. Arquivado do original em 20 de junho de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sybase