Sym

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sym
Espécie Demônio
Afiliações Demônios do Limbo
Belasco
Magia
Magus
Nastirth
Rainha dos Duendes
Arquinimigo
Terra Natal Limbo
Criado por Chris Claremont
Brent Anderson
Primeira aparição Uncanny X-Men # 160
Editora(s) Marvel Comics
Espécie Demônio
Terra natal Limbo
Afiliações Demônios do Limbo
Belasco
Magia
Magus
Nastirth
Rainha dos Duendes
Arquinimigo
Base de operações Limbo
Inimigos X-Men
Novos Mutantes
X-Factor
Habilidades Superforça
Invulnerabilidade

Sym é um personagem de história em quadrinhos do Universo Marvel, um demônio do Limbo, que era inimigo frequente e algumas vezes ajudava personagens dos X-Men e dos Novos Mutantes. Ele foi criado como uma homenagem ao personagem Cerebus the Aardvark do cartunista independente Dave Sim.

Inspiração[editar | editar código-fonte]

Criado por Chris Claremont e Brent Anderson, o personagem é uma homenagem a Cerebus the Aardvark, e seu criador, Dave Sim, depois de Dave Sim ter criado um vilão chamado Professor Charles X. Claremont nas primeiras edições de Cerebus.

Sym sempre se refere a si mesmo na terceira pessoa ("Sym acha que isso é uma má idéia"), uma característica partilhada por Cerebus. Sym também tem a mesma coloração roxo-cinzento como Cerebus, e parece vagamente como Cerebus, só que mais alto, mais musculoso, e com chifres. E, naturalmente, "Sym" é pronunciada da mesma forma que "Sim" (de Dave Sim).

História[editar | editar código-fonte]

Sym era um guarda-costas de Belasco, o senhor da dimensão demoníaca conhecida como Limbo. Sym lutou contra os X-Men, quando a equipe foi teletransportada (através dos discos de teletransporte de Illyana) para o Limbo, na busca de Illyana Rasputin, a irmã mais nova do X-Man Colossus. Quando os X-men retornaram, Illyana não estava com eles, só retorno momento depois, mas, já estava com catorze anos, por causa das leis físicas do tempo e do espaço diferir entre as dimensões.

Durante os sete anos de Illyana no Limbo, Belasco fez dela sua herdeira e aprendiza, até que um dia ela o derrotou, tornando-se a nova governante do Limbo, e mestra de Sym.

Sym tentou desafiar Illyana diversas vezes. Cada vez que Sym era derrotado por Illyana, ele concordava em servir Illyana enquanto ela estivesse no Limbo. Procurando um meio de derrotá-la, Sym aliou-se com o extraterrestre Magus, permitindo ser infectado com o Vírus Tecnorgânico.

Sym então recorreu à ajuda do demônio Nastirth, auxiliando-o na transformação de Madelyne Pryor na Rainha dos Duendes. Sym então desafia Illyana, num evento mostrado na Saga Inferno. Saindo vencedor do combate, Sym se torna o novo Senhor do Limbo. Porém, ele é traído por Nastirth, que oferece a Illyana o segredo para derrotar Sym. Porém, no processo, Illyana inadvertidamente abre um portal entre as dimensões do Limbo e da Terra (que era o plano real de Nastirth).

Sym invade Nova Iorque juntamente com os demônios do Limbo, tencionando-se vingar de Nastirth e se tornar o senhor de duas dimensões. Porém, ao infectar seu adversário com o Vírus Tecnorgânico, ocorre uma reação diferente da esperada, pois, ao invés de inutilizar Nastirth na realização de magias, ele o fortalece. Novamente derrotado, Sym é mandado de volta ao Limbo. Ironicamente, pouco tempo depois ele e Nastirth, que fôra derrotado pela ação conjunta do X-Men e X-Factor são obrigados a dividir a mesma dimensão novamente.

Sym permaneceu no Limbo, enquanto tramava uma nova invasão da Terra. Ele planejou usar a conexão de todas as realidades para invadir a Terra, mas foi interrompido pelo seu antigo mestre Belasco, que manipulou Cable contra Sym. Belasco reassumiu o controle sobre o Limbo, e sobre Sym; porém mais tarde os dois foram derrotados por Noturno e por sua namorada, Amanda Sefton, que assumiu o Limbo. Sym se aliou com o Arquinimigo, uma poderosa entidade mágica, e disfarçou-se como Duque Bleys, tornando-se um dos mais confiáveis conselheiros de Sefton. Como Bleys, Sym enganou Sefton aliando ela com muitos outros senhores demônios e fundindo os diferentes reinos e dimensões em um único bastião contra o Arquinimigo. Sym então revelou sua verdadeira identidade e revelou que um único reino unido era um alvo muito mais fácil para o Arquinimigo do que as inúmeras dimensões que ele estava lutando antes. No entanto, Sefton e seu exército conseguiram matar o Arquinimigo e desfazer a fusão dos reinos.

A próxima aparição de Sym é no novo roteiro de X-Men: The Quest for Magik. Illyana retornou ao controle do Limbo e Sym aparece para ser um de seus servos. Ele parece estar livre do vírus tecnorgânico, sem qualquer explicação dada.

X-Infernus[editar | editar código-fonte]

Quando Witchfire descobre que Magia deixou o Limbo, ela assume o controle. Ela golpeia Sym no peito, ferindo-o gravemente. Em seguida, Magia teleporta-se para o Limbo, e o encontra preso no trono. Ela pergunta o que aconteceu e ele informa a ela que a filha de Belasco, Witchfire tomou o controle do Limbo na sua ausência.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Sym possui grande força. Mas não é tão forte quanto Colossus.

A Espada Espiritual de Illyana Rasputin era uma das poucas armas que poderia matá-lo, antes dele ter sido infectado pelo vírus tecno-orgânico. Sym, tornando-se um ser tecnoorgânico, poderia reparar-se e reformar-se a partir de uma única molécula. Devido ao seu estado tecnorgânico, Sym também pode infectar outros objetos e alimentos para a sua energia vital, ou transformá-los em seres tecnorgânicos também.

Durante a saga Inferno, Illyana tentou matar Sym com a Espada Epiritual, mas ela se revelou ineficaz contra o seu novo corpo.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.