Synthwave

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Synthwave
Origens estilísticas New wave, synthpop, trilhas sonoras dos anos 80
Contexto cultural Meados da década de 2000, Estados Unidos
Subgêneros
Chipsynth
Future vision
Outrunwave
Spacesynth
Gêneros de fusão
Synthpunk
Synthclash
Synth breaks
Synth-overload
Outros tópicos
Vaporwave
Chillwave
Electroclash
Nu skool breaks
Eurobeat

Synthwave, ou Retrowave, é um estilo musical que surgiu em meados dos anos 2000, influenciado por músicas e trilhas sonoras dos anos 80.[1][2]

Musicalmente, o synthwave foi fortemente inspirado pelo new wave e trilhas sonoras de muitos filmes, videogames e séries de televisão. Compositores como John Carpenter,  Vangelis e Tangerine Dream são frequentemente citados como influências.O estilo é principalmente instrumental, e normalmente contém elementos clichê dos anos 80 nas músicas, como baterias eletrônicas, "gated reverb", sintetizadores analógicos, tudo para se assemelhar com trilhas daquele período. Porém, o synthwave incorporou técnicas modernas de produção como compressão de cadeia lateral e também com uma mistura de gêneros modernos de música eletrônica como electro house.

Esteticamente, o synthwave ganhou uma perspectiva de retrofuturismo, emulando cenas de ficção científica e ação dos anos 80. Nesse sentido, pode ser considerado o inverso do vaporwave.[carece de fontes?] Exemplos de estéticas vistas em filmes e videogames são, F-Zero, Drive, Grand Theft Auto: Vice City, Hotline Miami e Far Cry 3: Blood Dragon.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [1]
  2. Neuman, Julia. «A Retrowave Primer: 9 Artists Bringing Back the '80s». MTV. Consultado em 8 de Julho de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.