Tá no Ar: a TV na TV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tá no Ar: a TV na TV
Informação geral
Formato Programa de variedades
Gênero
Duração 30 minutos
Estado Em exibição.
Criador(es)
País de origem  Brasil
Idioma original (português brasileiro)
Produção
Diretor(es) Felipe Joffily
Vicente Barcellos
João Gomez
Maurício Farias (direção artística)
Câmera Multicâmera
Roteirista(s)
Elenco
Tema de abertura "Televisão", Lulu Santos[nota 1]
Exibição
Emissora de televisão original Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 10 de abril de 2014
N.º de temporadas 5
N.º de episódios 55
Cronologia
Programas relacionados Porta dos Fundos
Comédia MTV

Tá no Ar: a TV na TV é um programa humorístico de televisão brasileiro que estreou em 10 de abril de 2014 pela Rede Globo, criado por Marcelo Adnet, Marcius Melhem e Maurício Farias. Adnet e Melhem também são responsáveis pelo roteiro da atração e Maurício pela direção. Seu último episódio da primeira temporada foi exibido em 5 de junho de 2014. Sua segunda temporada estreou em 12 de fevereiro de 2015.[1][2][3] Em 18 de abril de 2018, um dia após a exibição do último programa, foi anunciado que o programa seria extinto da Rede Globo, havendo mais uma temporada no ano seguinte.

O programa[editar | editar código-fonte]

O Tá no Ar: a TV na TV estreou no dia 10 de abril de 2014, na terceira linha de shows da Rede Globo, em esquema de temporada. Criado por Marcelo Adnet e Marcius Melhem e com direção de núcleo de Maurício Farias, o programa abordava a linguagem e o universo da televisão brasileira. Dos humorísticos, ao telejornal, reality show, videoclipe, seriado policial, documentário, discurso eleitoral e novela, nem os comerciais e os canais pagos de compras escaparam das brincadeiras propostas pela atração. Além de Adnet e Melhem, o elenco do humorístico era formado por Danton Mello, Luana Martau, Carol Portes, Georgiana Góes, Márcio Vito, Maurício Rizzo, Renata Gaspar, Verônica Debom e Welder Rodrigues.

Antecedentes e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Marcelo Adnet desde que teve seu contrato firmado com a Rede Globo, não teve seus programas bem aceitos pela crítica. Prometendo ajudar Adnet, Melhem idealizou um programa para que ele pudesse "brilhar". Marcelo complementou dizendo: "O Marcius foi muito generoso comigo. É um cara que conhece a casa muito melhor do que eu, ele me deixou muito a vontade para trabalhar, para ser como eu sou.".[4] Para o novo projeto a dupla pensou num programa de esquetes, mas segundo eles com um jeito diferente e atualizado dos demais.[4]

Pela Globo ser conhecida por não citar nomes de outras emissoras nos programas, Melhem comentou: "(...) ficam umas coisas no ar que a Globo não deixa isso ou aquilo, mas isso nunca chegou (para nós), não foi uma questão. A gente foi fazendo o que achava que era legal fazer, e fomos avançando e fomos fazendo".[5]

Temporadas[editar | editar código-fonte]

1ª temporada (2014)[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada do programa foi ao ar entre 10 de abril de 2014 a 5 de junho de 2014 e teve 9 episódios no total. Nesta temporada, houve uma paródia do programa Amor & Sexo chamada "Môr e Séquiço". A atração, comandada por uma apresentadora caipira (Renata Gaspar), contava com um trio na bancada de convidados (Verônica Debom, Maurício Rizzo e Marcelo Adnet), que participavam de conversas sobre relações amorosas. O bate-papo apimentado dava espaço para brincadeiras como pole dance em um pau de sebo.

Tá no Ar: a TV na TV ainda mostrou, com exclusividade, o suplemento que os deuses Hércules (Marcelo Adnet) e Aquiles (Marcius Melhem) usaram para conquistar o corpo ideal e manter a divindade em uma academia na Grécia antiga.

A atração também sintonizava no concurso "Dança dos Messias", que contava com a presença de Carlinhos de Jesus na bancada de jurados para avaliar uma disputa performática entre grandes nomes das religiões ocidentais e orientais. A temporada contou com alguns quadros fixos, como Dr. Sus, Jardim Urgente, Balada Vip, Arquivo Musical e Polícia Brasileira.

2ª temporada (2015)[editar | editar código-fonte]

A segunda temporada do programa foi ao ar entre 12 de fevereiro de 2015 a 16 de abril de 2015, na segunda linha de shows, e teve 09 episódios no total. Nesta segunda temporada, o programa retornou com o que houve de mais inovador no humor brasileiro e trouxe os já aclamados quadros Balada Vip, Jardim Urgente e o Militante Revoltado, além de A Vingança dos Famosos, Barracos da Bíblia e o novo lançamento infantil, Galinha Convertidinha.

Além de Marcelo Adnet, Marcius Melhem, Danton Mello, Luana Martau, Carol Portes, Georgiana Goes, Marcio Vito, Maurício Rizzo, Renata Gaspar, Veronica Debom e Welder Rodrigues. Nessa temporada, o programa teve participações especiais de Regina Duarte, Cissa Guimarães, Bruno Gagliasso, Lulu Santos, Natalia Lage, Rodrigo Lombardi, André Marques, Pedro Bial, Antônio Fagundes, entre outros.

3ª temporada (2016)[editar | editar código-fonte]

A terceira temporada do programa foi ao ar entre 19 de janeiro de 2016 a 5 de abril de 2016, agora, às terças-feiras. Essa temporada teve 12 episódios.

Um quadro que chamou bastante atenção da crítica e do público foi um em que Marcelo Adnet faz uma paródia com as músicas do cantor Chico Buarque, intitulada de "Chico Buarque de Orlando" no dia 8 de março de 2016[6].

Outro quadro de bastante repercussão foi uma paródia da música Royals da cantora Lorde chamada "Spoiler", no dia 26 de janeiro de 2016, no video, Marcelo Adnet fala o final dos seriados de sucesso entre o público e a crítica.

Mas sem dúvidas o quadro que teve mais repercussão foi a paródia da A Praça é Nossa (programa do SBT estrelado por Carlos Alberto de Nóbrega), contando com a ilustre participação do próprio Carlos Alberto conversando com a Velha Surda (interpretada por Marcius Melhem).

4ª temporada (2017)[editar | editar código-fonte]

A quarta temporada do programa foi ao ar entre 24 de janeiro de 2017 a 11 de abril de 2017, continuando às terças-feiras, tendo 11 episódios no total. O programa retorna com o que há de mais inovador no humor brasileiro e traz os já aclamados quadros: Balada Vip, Jardim Urgente e o Militante Revoltado, além de várias participações especiais de Sandy, Karina Dohme, Otaviano Costa, Valentina Bandeira, Agatha Moreira, Angélica, Vladimir Brichta, Cláudia Raia, Amaury Jr., Regina Duarte, Érico Brás, Marcelo Médici, Tony Tornado, Toni Garrido, Tony Bellotto, Tonico Pereira, Mel Maia, José de Abreu, Andréa Beltrão, Rodrigo Lombardi, Bruno Mazzeo, Bela Gil, Kléber Bambam, Lulu Santos, Rodrigo Hilbert, Serginho Groisman, Laura Müller, Cid Moreira e Dirceu Rabelo.

O quadro que teve mais repercussão nessa temporada foi a participação de Amaury Jr. no quadro Balada Vip em que entrevistava Rick despertando inveja em Tony Karlakian.

5ª temporada (2018)[editar | editar código-fonte]

A quinta temporada do programa foi ao ar entre 23 de janeiro a 17 de abril de 2018, continuando às terças-feiras, tendo 13 episódios no total. O programa retorna com o que há de mais inovador no humor brasileiro e traz os já aclamados quadros: Balada Vip, Jardim Urgente e o Militante Revoltado, além de várias participações especiais. Além dessas participações homenageou pela segunda vez um programa de outra emissora: o infantil Castelo Rá Tim Bum exibido em 1994 na TV Cultura, com a participação de Rosi Campos, Cássio Scapin e Angela Dip, respectivamente Morgana, Nino e Penélope.[7] O último episódio dessa temporada homenageou grandes programas da televisão brasileira e teve várias participações espaciais, como Agildo Ribeiro, Berta Loran, Betty Faria, Betty Gofman, Ceará, Cristina Pereira, Dani Calabresa, Eliezer Motta, Fafy Siqueira, Fernanda Gentil, Fernada Paes Leme, Fernando Caruso, Gustavo Mendes, Heloísa Perissé, Humbert, Julio Cocielo, Keferá Buchmann, Lucas Veloso, Maria Clara Gueiros, Monica Iozzi, Mônica Martelli, Ney Latorraca, Rafael Portugal, Reinaldo, Renato Aragão, Samantha Shmütz e Tom Cavalcante.

6ª e última temporada (2019)[editar | editar código-fonte]

Um dia após a exibição do último episódio dessa temporada, o fim do programa foi decretado pela Rede Globo, sendo que o programa irá ganhar uma sexta temporada em 2019, a última que estreia em 22 de janeiro do mesmo ano. [8]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Temporadas

(2014)

(2015)

(2016)

(2017)

(2018)
Carol Portes
Danton Mello
Georgiana Góes
Luana Martau
Marcelo Adnet
Márcio Vito
Marcius Melhem
Maurício Rizzo
Renata Gaspar
Verônica Debom
Welder Rodrigues
Eduardo Sterblitch

Participações[editar | editar código-fonte]

1ª temporada
2ª temporada
3ª temporada
4ª temporada
5ª temporada

Recepção[editar | editar código-fonte]

Fernando Oliveira, para o portal R7, comentou positivamente a estreia do programa, intitulando sua matéria como a "melhor estreia da Globo". Ele elogiou a liberdade que o programa tem em falar sobre outras emissoras, de programas da própria Globo, de comerciais e de ativistas que protestam contra a programação da TV.[35] Já Mauricio Stycer, do Universo Online (UOL), chamou atenção para o ativista nordestino, que se assemelha aos internautas que criticam a programação da emissora. Ainda disse que, por ser um programa humorístico, Adnet respondeu com o humor aos fãs que achavam sua apresentação na MTV melhor.

Cancelamento[editar | editar código-fonte]

Em 18 de abril de 2018, foi anunciado o fim do programa aclamado. O anúncio foi feito um dia após a exibição do último episódio da quinta temporada, sendo confirmada por Marcius Melhem. A notícia foi inicialmente revelada por Mauricio Stycer em sua coluna no UOL, e a notícia teve grande repercurssão pela internet. Melhem confirmou uma última temporada para 2019.[36][37][38]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado Ref.
2014 Prêmio F5 Programa do Ano Marcelo Adnet, Marcius Melhem e Maurício Farias Indicado [39]
Prêmio Extra de Televisão Melhor Programa de Humor e Melhor Maquiagem Indicado
2015 Melhores do Ano Comédia Marcelo Adnet Indicado
Prêmio Extra de Televisão Melhor Programa de Humor Marcelo Adnet, Marcius Melhem e Maurício Farias Indicado
Troféu APCA Melhor Humorístico Venceu
2016 Troféu Internet Programa Humorístico Indicado
Melhores do Ano Comédia Marcelo Adnet Indicado [40]
Welder Rodrigues Indicado
Prêmio Extra de Televisão Melhor Programa de Humor Marcelo Adnet, Marcius Melhem e Maurício Farias Indicado
2017 Melhores do Ano Comédia Marcelo Adnet Indicado
Welder Rodrigues Indicado

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Entre 2014 e 2016 o tema de abertura era a mesma canção, porém interpretada pela banda Titãs.

Referências

  1. Predefinição:Citarweb
  2. Silvana Arantes (10 de dezembro de 2014). «"Tá no Ar", da Globo, pretende "bater em quem merece" na segunda temporada». UOL Televisão. Consultado em 25 de dezembro de 2014. 
  3. Carla Bittencourt. «Adnet garante nova temporada do 'Tá no ar': 'A gente vai voltar no ano que vem'». Extra 
  4. a b Ribeiro, Marcela (25 de março de 2014). «Com Adnet, Globo ironiza programação de concorrentes em novo humorístico». UOL Entretenimento. Universo Online. Consultado em 11 de abril de 2014. 
  5. Ramos, Nina (25 de março de 2014). «Em "Tá no Ar: a TV na TV", atores, que assinam juntos a redação final da atração, receberam carta branca para falar sobre tudo». IG Gente. Internet Group. Consultado em 11 de abril de 2014. 
  6. «Marcelo Adnet faz paródia com o 'Chico Buarque da direita' no programa 'Tá no Ar'». Estadão. 9 de março de 2006. Consultado em 25 de outubro de 2016. 
  7. «Após 23 anos, atores revivem "Castelo Rá-Tim-Bum" na TV para o "Tá no Ar"» 
  8. «Com promessa de despedida, programa "Tá no Ar" é cancelado». GaúchaZH 
  9. «Ricardo Mito». Blog Tá no Ar: a TV na TV da Rede Globo. Gshow. 11 de abril de 2014. Consultado em 11 de abril de 2014.. Cópia arquivada em 11 de abril de 2014 
  10. «Fátima Bernardes fala sobre participação no 'Tá no Ar': "Adorei nosso encontrão"». Caras. 25 de abril de 2015. Consultado em 13 de fevereiro de 2015. 
  11. «Vem aí: Encontrão com Fátima Bernardes». Globo TV. 24 de abril de 2014. Consultado em 13 de fevereiro de 2015. 
  12. «Tony Tornado garante carne Fribode: é da gota serena!». Gshow. 25 de abril de 2014. Consultado em 27 de janeiro de 2015. 
  13. Fernanda Reis (12 de fevereiro de 2015). «'Tá no Ar' volta com mais música e participações especiais». Folha de S.Paulo. Ilustrada. Consultado em 13 de fevereiro de 2015. 
  14. UOL SP (13 de fevereiro de 2015). «"Tá No Ar" invade o "BBB" com discurso de Adnet e Melhem para eliminar Bial». UOL. Especial BBB 15. Consultado em 13 de fevereiro de 2015. 
  15. UOL RJ (12 de fevereiro de 2015). «"Tá no Ar" agrada com críticas ao Carnaval, aos ex-BBBs e Gagliasso matador». UOL Televisão. Consultado em 13 de fevereiro de 2015. 
  16. Natália Boere (12 de fevereiro de 2015). «'Tá no ar' estreia segunda temporada com direito a invasão à casa do 'BBB'». O Globo. Revista da TV. Consultado em 13 de fevereiro de 2015. 
  17. «Sauna dos Artistas: Bruno Gagliasso e Thiago Rodrigues juntos em quadro». Globo TV. 19 de fevereiro de 2015. Consultado em 20 de fevereiro de 2015. 
  18. «Mr. Catra aparece com várias mulheres em 'Tá no Ar' após boatos sobre vasectonomia». Gshow. 26 de janeiro de 2016. Consultado em 27 de janeiro de 2016. 
  19. «Balada Vip do 'Tá no Ar' contará com a presença de Oscar Filho». Gshow. 6 de janeiro de 2016. Consultado em 27 de janeiro de 2016. 
  20. «Sandy ri de si mesma em novo episódio de 'Tá no Ar'». F5. 2 de fevereiro de 2016. Consultado em 2 de fevereiro de 2016. 
  21. «'A Regra do Jogo' cresce e aparece na reta final». O Estado de S. Paulo. 6 de janeiro de 2016. Consultado em 2 de fevereiro de 2016. 
  22. «Sandy, Lulu Santos e Lilia Cabral bombam na web após 'Tá no Ar'». Gshow. 3 de fevereiro de 2016. Consultado em 3 de fevereiro de 2016. 
  23. «Preta Gil participa do 'Tá no Ar' e faz piada com Gilberto Gil; assista!». Gshow. 9 de fevereiro de 2016. Consultado em 10 de fevereiro de 2016. 
  24. «Preta Gil brinca com meme da irmã Bela Gil e troca couve por brigadeiro no 'Tá no Ar'». GShow. 17 de fevereiro de 2016. Consultado em 23 de fevereiro de 2016. 
  25. «Domingos Montagner vira fã histérico de Justin Bieber em 'Tá no Ar'». Gshow. 9 de fevereiro de 2016. Consultado em 10 de fevereiro de 2016. 
  26. «Marcos Frota faz participação no 'Tá no Ar' e interpreta 'irmão gêmeo' de Tonho da Lua». GShow. 17 de fevereiro de 2016. Consultado em 23 de fevereiro de 2016. 
  27. «Monica Iozzi realizará sonho de contracenar com Cauã Reymond no 'Tá no Ar'». Gshow. 23 de fevereiro de 2016. Consultado em 23 de fevereiro de 2016. 
  28. «terá participação de Dani Calabresa e Iozzi». UOL. 14 de janeiro de 2016. Consultado em 2 de março de 2016. 
  29. «De aparelho nos dentes e óculos, Paulo Betti vira "Betty, A Feia" no "Tá no Ar"». UOL. 23 de fevereiro de 2016. Consultado em 23 de fevereiro de 2016. 
  30. «Gloria Pires participa de 'Tá no Ar' comentando outro tipo de premiação». Gshow. 1 de março de 2016. Consultado em 2 de março de 2016. 
  31. «Após deixar "Vídeo Show", Monica Iozzi será namorada de Cauã Reymond em quadro de "Tá no Ar"». UOL. 23 de fevereiro de 2016. Consultado em 23 de fevereiro de 2016. 
  32. «Dani Calabresa interpreta esposa de Tony Karlakian no 'Tá no Ar' desta terça, 29/3». Gshow. 29 de março de 2016. Consultado em 30 de março de 2016. 
  33. «Confira o making of do encontro das Helenas, personagens de Manoel Carlos». Gshow. 5 de abril de 2016. Consultado em 6 de abril de 2016. 
  34. «Carlos Alberto participa de sátira de "A Praça é Nossa" no "Tá no Ar"». UOL. 6 de abril de 2016. Consultado em 6 de abril de 2016. 
  35. Oliveira, Fernando (11 de abril de 2014). «Melhor estreia da Globo, 'Tá no Ar: a TV na TV' é a redenção do talentoso Marcelo Adnet na emissora». Mundo da TV. R7. Consultado em 11 de abril de 2014. 
  36. «Com promessa de despedida, programa "Tá no Ar" é cancelado». GaúchaZH 
  37. Pernambuco, Diario de (18 de abril de 2018). «Próxima temporada de Tá no Ar: a TV na TV será a última». Diario de Pernambuco 
  38. «Programa "Tá No Ar" é cancelado; próxima temporada será a última». PAPELPOP. 18 de abril de 2018 
  39. «Prêmio F5 - Programa do Ano» 
  40. Melhores do Ano: conheça os indicados ao prêmio em 2016

Ligações externas[editar | editar código-fonte]