Tábua astronómica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tábuas astronómicas)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Astronomia.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Fevereiro de 2008.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2019).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Tábua astronómica do Almanach Perpetuum, obra de Abraão Zacuto sobre astronomia

Tábua astronómica (ou "Roteiro Calendário") era um sistema usado para transferir o lugar geométrico ocupado no céu pelo Sol, pelos planetas do sistema solar e pelas "estrelas fixas" mais visíveis para a posição ocupada ou indicada por um segundo observador.

As tábuas tinham normalmente a mesma estrutura, indicavam os "lugares" dos astros. Equivalente à longitude celeste actual, para vários anos de um ciclo, variável com o planeta (no caso do Sol era de quatro anos). Também incluíam tábuas complementares referentes a vários fenómenos celestes.

Quando se introduziram na náutica as observações astronómicas que a revolucionaram, em particular a observação de altura meridiana do Sol para com o conhecimento da declinação solar, se poder calcular a latitude do lugar, recorreu-se às tábuas Almanach Perpetuum, do astrónomo judeu Abraão Zacuto, e publicadas em Leiria em 1496.

Samuel Zacuto então criou as "Tábuas de Declinação do Sol" que foram feitas para o Rei de Portugal D. João II, e entregues a Colombo na véspera de sua primeira viagem. Hoje as tábuas encontram-se exposta no Museu Hebraico de Nova Iorque.

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço relacionado ao Projeto Astronomia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.