Tópico em Ajuda:Contato/Fale com a Wikipédia

Resumo por Jo Lorib

Discussão antiga, resolvido

Letícia Pagel (discussãocontribs)

Olá! Escrevi um artigo sobre a história de uma empresa na qual trabalho e gostaria de mais informações sobre porque foi apagado. Eu vi que nas regras da Wiki não se pode fazer artigo sobre a empresa na qual se trabalha, mas existem páginas de outras empresas, até mesmo do mesmo ramo de atividades, nas quais peguei de referência para escrever o texto. Inseri imagens da logomarca, fotos antigas e atuais da fábrica, coloquei referências como sites, revistas e jornais.Talvez eu tenha que criar uma conta no próprio nome da empresa e mudar alguma configuração. Alguém poderia me auxiliar no processo de criação do artigo? Obrigada.

Luk3 (discussãocontribs)

Para que um artigo permaneça da Wikipédia, deve-se demonstrar nele porque é notório, e trazer fontes que sustentem as afirmações. Para saber os critérios de notoriedade da Wikipédia, veja aqui. Para saber como acrescentar fontes ao seu artigo, veja aqui. Boas edições!

Letícia Pagel (discussãocontribs)

Olá, Luk3. Obrigada pelo retorno. Mas como funciona a questão de criar o texto para uma empresa? Eu coloquei informações relevantes históricas, até mesmo produtos que marcaram gerações do nosso país. E tipo, eu tenho que criar um login e senha para a empresa ou posso editar na minha própria conta? Quando fiz na minha conta, meu nome ficou aparecendo no cabeçalho do artigo, como autora. Existe alguma forma de não aparecer o meu nome no topo? Obrigada.

Letícia Pagel (discussãocontribs)

E outra dúvida, as referências que eu pesquisei na Wikipedia, nenhuma empresa é pública, mas sim privada (Ítem 1 - Empresas públicas ou concessionárias de serviços públicos).

E a nossa empresa tem um produto que é bem famoso (Ítem 2 - Empresas responsáveis pela criação/produção de algum produto que seja considerado muito relevante/famoso)

Eu acredito que essas informações sobre a empresa sejam bem relevantes, até porque fazem parte da história do Brasil e de suas gerações.

Esta publicação foi ocultada por Letícia Pagel (histórico)
Luk3 (discussãocontribs)

Não precisa criar um nome de usuário para a empresa, pode editar da própria conta. No caso do nome, creio que você acabou criando o artigo no local incorreto, que foi na sua página de usuária (Usuário(a):Letícia Pagel), quando deveria criar no domínio normal (sem Usuário(a) no seu início), com o nome da empresa nele, exemplo: Empresa. Seu nome constará somente no Histórico da página, listagem de quem editou o artigo. Caso não queira isto também, recomendo que peça a renomeação da sua conta.

Se a empresa cumpre os critérios, lembre-se de acrescentar fontes para que não haja dúvidas para ninguém que for fazer a revisão do artigo. Lembre-se também que não são aceitos blogs e sites oficiais são desencorajados. É recomendado que se linkem sites confiáveis, como sites de notícias.

Letícia Pagel (discussãocontribs)

Está certo. Vou ver se consigo alterar. Mas quanto a referências, coloquei além do site oficial, PDFs de jornal local com um encarte todo da empresa, assim como também PDFs de matérias em revistas como Amanhã e Pequenas Empresas Grandes Negócios. Como não consta mais as matérias no sites das revistas (apenas a capa e número de edição), porque são revistas pagas e com conteúdo restrito para assinantes, gerei o PDF das matérias e publiquei em uma conta no Issuu. Será porque o link é do Issuu e não da revista que acabou não sendo relevante no processo de aprovação da Wiki?

Luk3 (discussãocontribs)

Sob qual nome você criou o artigo anterior? Não vi avisos na sua página de discussão, e isto poderia ajudar para saber sob qual regra o artigo foi removido. No caso do link, creio que uma indicação de aonde a fonte foi tirada seria suficiente, com o título e nome da revista é suficiente, mas sempre é recomendável links diretamente para a informação necessária, garantindo a verificabilidade da informação.

Letícia Pagel (discussãocontribs)

O nome do artigo anterior era: Xalingo Brinquedos.

Luk3 (discussãocontribs)

Os registros indicam que a página Xalingo Brinquedos foi eliminada por publicidade em 2010 e outra chamada Xalingo foi apagada em abril desse ano pelo texto ser uma cópia de um texto da internet (que também não é aceito). Tem certeza criou o artigo no nome correto? Talvez este pode ter sido o motivo da página ser apagada.

Letícia Pagel (discussãocontribs)

Bom, então eu nunca poderei utilizar o mesmo nome, caso ele já tenha sido eliminado anteriormente? Então, será q eu poderia colocar da seguinte forma: Xalingo Brinquedos (Empresa) ?

Luk3 (discussãocontribs)

Pode usar o nome anterior, sem problemas.

Letícia Pagel (discussãocontribs)

Muito obrigada pelos esclarecimentos. Vou tentar publicar novamente.

O revolucionário aliado (discussãocontribs)

Foi esclarecido que não pode fazer copy&paste, principalmente de texto publicitário, mas nada adiantou. Fez cópia, novamente