Tópico em Ajuda:Contato/Fale com a Wikipédia

Sobre Emissoras de Rádio: 'Extinção' da Afiliação à uma Rede X 'Extinção' do Canal

4
Vigiaonline (discussãocontribs)

Boa tarde.

Estava colaborando para uma melhor fidelidade das informações, por exemplo, na "Lista de Emissoras da Rádio Antena 1", entre outras, colocando o nome/situação atual de algumas emissoras que já não fazem parte da rede e seguem com outra programação, seja local ou afiliada à outra rede de rádio.

Ou seja: se a rádio de uma determinada cidade deixa de retransmitir a programação da Rádio Antena 1 (matriz de rede) e opta por outra programação, ela não pode ser considerada 'extinta', pois o canal ainda existe. Mesma coisa ocorre na listagem da Rede Jovem Pan, Band FM, entre outras.

Seguindo... o leitor da Wikipedia que lê esse artigo e está (ou visita) uma cidade onde consta o canal como extinto e sintoniza o seu rádio, verá que está no ar. Portanto, a Wikipedia está com informação incorreta.

Mas... ao fazer a mudança, tem outro usuário (não sei se é administrador ou qual status correto) simplesmente reverte, sumariamente, e não aceita isso como fato correto. O que dá a entender que deve se considerar o dono dos artigos, pois em algumas linhas acima/abaixo, constam outras rádios com a verdade sobre sua situação atual.

Assim não dá pra contribuir com alguém vandalizando.

Vejam: Lista de emissoras da Rede Antena 1 e, em Antigas Afiliadas, por exemplo, em Vitória/ES, a FM 92.5 foi afiliada e hoje faz parte da Rede CBN. A pessoa coloca como extinta, como se a rádio estivesse fora do ar.

Mais abaixo, em Salvador/BA, a FM 102.5 hoje é Rádio Sociedade, mas consta como extinta, inexistente.

Em Lista de emissoras da Jovem Pan, entre outras, a FM 97.5 de Porto Alegre está 'extinta', segundo critérios próprios do editor, e, na verdade, está no ar como Rádio Pampa. Já a FM 102.9, do RJ, ainda é a Rádio Mania.

Alguém pra ajudar?

João Justiceiro (discussãocontribs)

Você está confundindo extinção de frequência com extinção de programação/emissora. A CBN Vitória já existia antes de ocupar a frequência da Antena 1 Vitória, bem como a Rádio Sociedade da Bahia já existia antes da extinção da Antena 1 Salvador e a Rádio Pampa antes da extinção da Jovem Pan FM Porto Alegre. No caso da FM 102.9 do Rio de Janeiro, tratam-se de programações diferentes. A Jovem Pan FM Rio de Janeiro foi um projeto que ocupou a frequência entre 2012 e 2013, sendo substituída pela Rádio Cidade (2014-2016), que foi substituída pela atual ocupante Rádio Mania, em 2016.

Logo, está havendo um erro de interpretação da sua parte, pois o que estão extintas são as emissoras citadas, e não as frequências. Nas listas, se colocam a situação atual das emissoras (se foi extinta, se trocou de afiliação, se trocou de nome, etc.). Projetos que vem na mesma frequência mas que não são relacionados ou já existiam, não são sucessores (neste propósito) da antiga emissora.

Vigiaonline (discussãocontribs)

Aí é que você se engana: coloque-se de corpo presente em alguma cidade citada: o canal estará no ar, não foi extinto.

E pra completar, existem na mesma listagem outras rádios com a mesma situação de alteração de projeto/canal e não consta como extinta.

Vocês é que tem dois pesos e duas medidas.

Vigiaonline (discussãocontribs)

Lista de emissoras da Mix FM

Nessa lista tem mais bobagens desse tipo: por exemplo, em Fortaleza, a FM 95.5 não foi extinta por deixar de transmitir a Mix, hoje é CBN.

A FM 91.7 de Belo Horizonte não foi extinta, agora é Super Notícia.

Ah, mas você vai falar que confundi extinção de projeto e blablabla... Pegue então a FM 102.7 de Além Paraíba, lá no começo da lista: pela sua lógica enviesada, tinha de ser extinta também, mas é hoje 102 FM.

Quero saber por que vocês decidiram que essas que citei não podem constar o atual projeto que está no ar.

Me explique com fatos, não com achismos, pois se você reler seu texto não se convencerá do que disse.

Responder a "Sobre Emissoras de Rádio: 'Extinção' da Afiliação à uma Rede X 'Extinção' do Canal"