Tô Ouvindo Alguém me Chamar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Tô Ouvindo Alguém me Chamar"
Canção de Racionais MC's
do álbum Sobrevivendo no Inferno
Lançamento 1997
Gravação 1997
Gênero(s) Hip hop
Duração 11:12
Gravadora(s) Cosa Nostra
Composição Mano Brown
Faixas de Sobrevivendo no Inferno
3
("Capítulo 4, Versículo 3")
5
("Rapaz Comum")

"Tô Ouvindo Alguém me Chamar" é uma canção de rap do grupo Racionais MC's, lançada no álbum Sobrevivendo no Inferno, de 1997.

Canção[editar | editar código-fonte]

Quarta faixa do LP, "Sobrevivendo no Inferno" é a história de um "mano" que acaba de ser baleado, a mando de um antigo parceiro de criminalidade, conhecido na letra apenas como "Guina", que acreditava que esse "mano" o denunciou à polícia.[nota 1] e suspeito de ter dinheiro.[nota 2] Em seus últimos momentos na vida, o "mano" narra sua entrada na vida do crime, apadrinhada por "Guina".[nota 3] Baleado por outro bandido, o "mano" começa a misturar recordações passadas com a percepção do seu estado atual, à beira da morte.[nota 4] Junto às memórias de sua vida no crime, o narrador demonstra arrependimento e promete a sí mesmo que mudaria de vida se conseguir sobreviver.[nota 5] Há a recorrência constante do verso que batiza a canção, "Tô ouvindo alguém me chamar", que vai ponteando a fala do narrador baleado, até que ele morre.[1]

A maneira como a narração é contada é muito próxima da forma como o protagonista do filme O Pagamento Final, de Brian de Palma, conta sua história.

Base musical[editar | editar código-fonte]

A canção usa como sample principal "Charisma", de Tom Browne. O DJ do grupo, KL Jay, também incluiu o efeito de um batimento cardíaco, captado por aparelhos médicos, que permeia todo o acompanhamento musical. Ao início é tocado um breve trecho da música The Fatback Band - Do It To Me Now.

Notas

  1. "Diz que o Guina tá em cana e eu que caguetei./ Logo quem, logo eu, olha só, ó./ Que sempre segurei os B.O."
  2. "Mas eu não to com esse dinheiro que os cara quer./ Maior que o medo, o que eu tinha era decepção./ A trairagem, a pilantragem, a traição./ Meus aliado, meus mano, meus parceiro./ Querendo me matar por dinheiro."
  3. "Pela primeira vez vi o sistema aos meu pés./ Apavorei, desempenho nota dez./ Dinheiro na mão, o cofre já tava aberto."
  4. "O que eu tô fazendo aqui?/Meu tênis sujo de sangue, aquele cara no chão.(...) Sinto a garganta ressecada./ E a minha vida escorrer pela escada./ Mas se eu sair daqui eu vou mudar."
  5. "Mudar de vida, ir pra outro lugar./ Um emprego decente, sei lá./ Talvez eu volte a estudar."

Referências

  1. GARCIA, Walter. Ouvindo Racionais MC's. Teresa (USP), São Paulo, v. 4/5, p. 166-180, 2003.