Toho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tōhō)
Toho
Toho
Toho
Sede da Toho em Tóquio
Razão social Toho Co., Ltd.
Nome nativo 東宝株式会社
Nome romanizado Tōhō kabushiki gaisha
Nome(s) anterior(es) Tokyo-Takarazuka Theater
Company
Pública (KK)
Cotação TYO: 9602
Atividade
Fundação 12 de agosto de 1932
Fundador(es) Ichizō Kobayashi
Sede Tóquio,  Japão
Presidente Yoshishige Shimatani
Empregados 360+
Empresa-mãe Hankyu Hanshin Holdings
Hankyu Hanshin Properties
H2O Retailing
Subsidiárias Toho-Towa Distribution
Toho Pictures
Toho International Company
Toho E. B. Company
Toho Music Corporation
Toho Costume Company
Toho Animation
Toho Cinemas
Website oficial toho.co.jp

Toho Co. Ltd. (東宝株式会社 Tōhō Kabushiki-Kaisha?) é uma produtora e distribuidora de filmes japonesa. Com sede em Yūrakuchō, Chiyoda em Tóquio, é uma das principais empresas do grupo Hankyu Hanshin Toho Group. Fora do Japão, é conhecida como produtora e distribuidora de muitos filmes kaiju e tokusatsu, tal como a franquia de mídia do super-herói tokusatsu Chouseishin, os filmes de Akira Kurosawa, e os filmes de anime do Studio Ghibli. Outros directores famosos, como Yasujiro Ozu, Kenji Mizoguchi, Masaki Kobayashi, e Mikio Naruse, também dirigiram filmes para a empresa.

A criação mais famosa da Toho foi Godzilla, que teve mais de 29 filmes na empresa. Godzilla, Mothra, King Ghidorah, Mechagodzilla, e Rodan são descritos como os Cinco Grandes da Toho por causa de numerosas aparições dos monstros em todas as três eras da franquia, e também vários spin-offs. Toho também esteve envolvida na produção de inúmeros títulos de anime. Suas subdivisões são Toho Pictures Incorporated, Toho International Company Limited, Toho E. B. Company Limited, e Toho Music Corporation & Toho Costume Company Limited. A maior accionista da empresa é a Fuji Media Holdings Inc. com (7.96%).

História[editar | editar código-fonte]

Toho foi criada pelos fundadores Hankyu Railway, Ichizo Kobayashi, em 8 de agosto de 1932 como Tokyo-Takarazuka Theater Company (東京宝塚劇場株式会社 Tōkyō Takarazuka Gekijō Kabushiki-Gaisha?). A empresa conseguiu a maior parte de kabuki em Tóquio, entre outras propriedades, como Tokyo Takarazuka Theater e Imperial Garden Theater localizadas em Tóquio. Toho e Shochiku apreciaram o duopólio sobre os cinemas em Tóquio por muitos anos.

Depois de vários filmes de sucesso exportados para os Estados Unidos durante a década de 1950 por Henry G. Saperstein, Toho abriu o La Brea Theatre em Los Angeles para mostrar os seus próprios filmes, sem a necessidade de vendê-los a um distribuidor. Era conhecida anteriormente como Toho Theatre entre a década de 1960 até 1970.[1] Toho também tinha um cinema em San Francisco e abriu outro cinema em Nova Iorque em 1963.[2]

A empresa Shintoho, que existiu até 1964, foi nomeada como New Toho porque se separou da empresa original.

A empresa também contribuiu para a produção de alguns filmes americanos, incluindo A Simple Plan de Sam Raimi.

Sede[editar | editar código-fonte]

A sede da empresa Toho Hibiya Building (東宝日比谷ビル Tōhō Hibiya Biru?), está localizada em Yūrakuchō, Chiyoda, Tóquio. A empresa se mudou para sua sede actual em abril de 2005.[3]

Referências

  1. Fox La Brea Theatre in Los Angeles, CA. Cinema Treasures. 12-05-2014. (em inglês)
  2. "Toho" Far East Film News 25 de dezembro 1963.
  3. "会社の沿革 Arquivado em 20 de fevereiro de 2014, no Wayback Machine.." Toho. 26 de fevereiro de 2010. "2005年4月 東宝本社を東宝日比谷ビル(東京都千代田区有楽町一丁目2-2)に移転。" (em japonês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Toho
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.