Turner Classic Movies

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TCM Classic Hollywood)
 Nota: "TCM" redireciona para este artigo. Para os Tribunais de Contas dos Municípios, veja Tribunais de contas do Brasil#Municípios.
TCM
Turner Classic Movies
Turner Classic Movies
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Estados Unidos
Fundação Estados Unidos 14 de abril de 1994 (30 anos)
Brasil 1 de setembro de 2004 (19 anos)
Pertence a Warner Bros. Discovery Americas
Proprietário Warner Bros. Discovery
Sede Atlanta, Geórgia
Estúdios Brasil São Paulo, SP
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Canais irmãos
Cobertura Mundo
Página oficial Site oficial
Disponibilidade por satélite
Canal 159
Canal 67
Disponibilidade por cabo
Canal 159[1]
Canal 657
Disponibilidade digital
Simulcast
Simulcast

Turner Classic Movies (em português: Filmes Clássicos da Turner, abreviação oficial: TCM) é um canal de televisão por assinatura norte-americano voltada para o cinema, subsidiária da Warner Bros. Discovery. Lançada em 1994, a TCM está sediada no campus de transmissão de Techwood da Turner no distrito comercial de Midtown em Atlanta, Geórgia.

A programação do canal consiste principalmente em longas-metragens clássicos lançados nos cinemas da biblioteca de filmes da Turner Entertainment – que inclui filmes da Warner Bros. (cobrindo filmes lançados antes de 1950), Metro-Goldwyn-Mayer (cobrindo filmes lançados antes de maio de 1986) e os direitos de distribuição na América do Norte para filmes da RKO Pictures. No entanto, a TCM também licencia filmes de outros estúdios e ocasionalmente mostra filmes mais recentes.

O canal está disponível nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Malta, América Latina, França, Itália, Grécia, Chipre, Espanha, Escandinávia, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico.

Programação[editar | editar código-fonte]

Sua programação é dirigida ao público acima de 35 anos e tem como principais características exibir filmes da época de ouro do cinema. Inicialmente, o TCM apresentava produções dos anos 30 aos anos 70, sempre sem cortes e sem intervalos comerciais. Posteriormente, o canal expandiu o seu leque de atrações, passando também a exibir produções das décadas de 80 e 90, agora com intervalos comerciais.

Está disponível em diversos países da América do Norte, América Latina e Europa, sempre com programações independentes. Enquanto nos EUA o TCM exibe apenas filmes clássicos, o canal na América Latina também traz em sua programação séries que fizeram história na televisão, como As Panteras, Agente 86, Dallas, ALF, Os Três Patetas, Lost, entre outras.

Em Portugal, o canal partilhava a grade com o Cartoon Network, versão pan-europeia começando a transmitir a partir das 20 horas e encerrando às 5 horas, até 3 de dezembro de 2013, dia em que a Turner Broadcasting System lançou o Cartoon Network Portugal e cessou a transmissão do TCM.

No Brasil, o canal estreou em 1 de setembro de 2004.

Em maio de 2008, o TCM América Latina estreou as séries Buck Rogers no século 25 e Galactica - Astronave de Combate. Em junho, foi a vez da série Alfred Hitchcock Apresenta, apresentada pelo mestre do suspense Alfred Hitchcock, e da reestreia de Centro Médico que havia saído do ar há algum tempo. Saíram da programação do canal SWAT, O Besouro Verde e The FBI. Em julho, saíram I Love Lucy, A Ilha dos Birutas e Além da Imaginação, que deram lugar para As Panteras e O Incrível Hulk. Em 1 de junho de 2009, começou a exibição de Batman.

Em 2009, a Turner comprou da Claxson o canal Retro, incorporando assim um acervo grande de seriados em seu lineup. Contudo, o canal é criticado duramente por nunca exibir boa parte dos seriados e filmes que adquiriu ao comprar o Retro. Com a nova reformulação feita pelo canal, este abandonou filmes produzidos antes dos anos 80, o que gerou várias criticas ao canal.

Desde 1 de março de 2023, o site da TCM Brasil (tcmbrasil.com) passa a redirecionar ao site da Warner Bros. Discovery na América Latina.

Em 1 de novembro, a série "E.R." (na época exibida no TNT Séries) passou a ser exibida no TCM.

Em 28 de novembro de 2023, os clientes da operadora Sky Brasil receberam o aviso de que o sinal dos canais TCM e Tooncast seriam descontinuados da grade da operadora em 31 de janeiro. [2]

Ainda na América Latina, a Directv, além do TCM, anunciou a retirada dos canais Glitz* e HTV para 1 de fevereiro de 2024.

Referências

  1. «Grade de canais "Juntinho"». www.netcombo.com.br 
  2. «Warner Bros. Discovery planeja descontinuar Tooncast & TCM em 2024 - TVLaint Brasil». br.tvlaint.com. Consultado em 22 de dezembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]