Fator de transcrição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TF)
Ir para: navegação, pesquisa

Factores de transcrição ou TFs são proteínas que se ligam ao DNA de células eucarióticas para permitir que haja uma ligação entre a enzima RNA-polimerase e o DNA, permitindo assim a transcrição e a futura tradução.Qualquer proteína necessária para o início da transcrição, mas que não seja parte integrante do RNA polimerase. Eles regulam a espressão dos genes através do aumento ou diminuição da sua transcrição. Aumento da transcrição: ocorre através da ligação aos "Enhancers" Diminuição da transcrição: Ocorre através da ligação aos "Silencers"

As proteínas desses conjunto são classificadas em 3 tipos:

  • TF I - proteínas que são imprescindíveis para a ligação a RNA-polimerase I, responsáveis pela transcrição de genes que resultam em RNAs ribossomais.
  • TF II - proteínas que são imprescindíveis para a ligação a RNA-polimerase II, responsáveis pela transcrição de genes que resultam em RNAs mensageiros.
  • TF III - proteínas que são imprescindíveis para a ligação a RNA-polimerase III, responsáveis pela transcrição de genes que resultam principalmente em RNAs transportadores.


Essas protéinas são essenciais na comunicação genética, controle da expressão genética, ver Redes Funcionais.

Ícone de esboço Este artigo sobre Genética é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.