TTA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The True Audio Format
Extensão do arquivo .tta
MIME audio/tta
Desenvolvido por Alexander Djourik
Tipo de formato Compressão sem perda de dados
Arquivador de Áudio
Arquivado por TTA codec

TTA (abreviação de The True Audio) é um codec de áudio sem perdas de qualidade (lossless audio codec) desenvolvido por Alexander Djourik para ser o codec de codificação de áudio lossless mais rápido entre seus concorrentes. Uma música de 10 minutos pode ser codificada entre 3 a 4 segundos e ser decodificada em 1 segundo. Se encontra na versão 3.4.1.

Possui uma taxa de compressão variada, podendo ultrapassar a taxa de compressão do formato FLAC ou ser ultapassado pelo mesmo. O formato suporta tanto multicanais de áudio quanto altas resoluções (8, 16, 24 e 32 Bits) e altas frequências, fazendo com que seja recomendado para extração de faixas de áudio em DVD-Audio. Suporta Replay Gain, Seeking e Error handling, mas não suporta RIFF chunks, como a maioria de seus concorrentes.

Comprime CDs de áudio entre 20% a aproximadamente 75% dependendo da quantidade de frequências altas a música contiver, pois quanto menor a quantidade de frequências altas em uma música, maior a sua compressão independentemente do formato lossless utilizado.

O formato não possui opções de nível de compressão, podendo utilizar somente um nível de compressão, ou seja, sua flexibilidade é ruim. Apresenta baixo suporte de hardware. Existem alguns firmwares para aparelhos de DVD que lêem o formato TTA nativamente.

O formato é suportado por vários players como o Windows Media Player, XXMS, VCL Player, Media Player Classic, KM Player, entre outros desde que seja instalado um pacote de codecs que contenha o decodificador de TTA e em outros players como o Winamp e Foobar 2000 desde que seja incorporados plugins de decodificação. O formato possui filtros de decodificação/codificação no DirectShow.

O codec também pode ser usado para codificar áudio em arquivos de áudio (.mka) e vídeo (.mkv) do container Matroska.

O formato é Open source, assim como o FLAC, Monkey's Audio e WavPack e tem seu uso livre, podendo ser usado em softwares e jogos sem a necessidade de se pagar Royalties ao seu criador.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]