TUE Elettrotreno ETR 200 (Metrostar)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TUE Elettrotreno ETR 200

TUE Elettrotreno ETR 200 na Linha sul do Metrô de Fortaleza, no Ceará.
----

Visão interna.
----
Fabricante AnsaldoBreda
Fábrica Itália Nápoles, Itália
Período de construção 2009–2014
Entrada em serviço 2012
Total construídos 20
Total em serviço 20
Total desmanchados 0
Formação 3 carros
Capacidade 445 passageiros por TUE (48 sentados)
Operador Metrô de Fortaleza
Linhas Linha Sul
Especificações
Corpo Aço Inox
Comprimento do veículo 40.000 mm
Largura 2.650 mm
Altura 3.967 mm
Altura do Piso 1.115 mm
Portas 12 (6 por lado) deslizante de folhas duplas
Velocidade máxima 120 km/h
Peso 70 t
Aceleração 1,1 m/s2
Desaceleração 1,2 m/s2
(1,3 m/s2 em emergência)
Tipo de tração Inversor VVVF IGBT
Motor 6 motores MT A A4 – 170V trifásicos
Potência 1.020 kW
Tipo de transmissão Manual / ATO - Automático
Tipo de climatização HVAC (Ar Condicionado)
Alimentação 3000 Vcc
Captação de energia Catenária
Truque ferroviário Bo'2'Bo'Bo'
Acoplamento Scharfenberg
Bitola 1.000 mm

O TUE Elettrotreno ETR 200 (Metrostar) é um trem unidade elétrico pertencente à frota do Metrô de Fortaleza, fabricado pela italiana AnsaldoBreda nos anos de 2010 e 2013. Cada composição é constituída de 3 carros com salão contínuo, formando um único salão[1].

História[editar | editar código-fonte]

O comboio foi projetado e desenvolvido em conjunto pela AnsaldoBreda e pela Firema, para renovar o material rodante da rede de bitola métrica e melhorar a oferta de transporte metropolitano e suburbano na ferrovia Circumvesuviana, em Nápoles. O fornecimento dos 26 TUEs começou no final de 2008 com a entrega da primeira unidade. Os trens foram chamados "Metrostar". Em 2016, a AnsaldoBreda foi vendida para o grupo Hitachi e passou a chamar-se Hitachi Rail Italy, que manteve o Elettrotreno ETR 200 em linha.

Brasil[editar | editar código-fonte]

Para a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, foram adquiridos 20 TUE’s de 3 carros cada, pelo Governo do Estado do Ceará.[2][3] Os veículos deste sistema possuem uma velocidade comercial de 70 km/h e uma velocidade máxima de 80 km/h. A bitola é de 1000 milímetros e a alimentação dos trens é feita por catenárias utilizando uma tensão de 3000 VCC. As composições começaram a circular em testes em 2010.[4] Sua operação teve inicio em Junho de 2012, juntamente com o inicio das operações da Linha Sul. [5]

Características[editar | editar código-fonte]

Cada TUE é composto de três caixas inseparáveis, articulados com o sistema de sanfona. A estrutura é em liga leve com tecnologia avançada de grandes perfis de alumínio extrudado. Cada trole de motor é equipado com 2 motores de tração trifásicos, portanto, cada trem tem um total de 6 motores. O circuito de controle de potência é um inversor trifásico com inversor IGBT. O equipamento elétrico é montado na parte inferior da carroceria, enquanto os reostatos de frenagem e o ar condicionado estão na cabine.

A suspensão primária é feita de borracha, enquanto a suspensão secundária é pneumática e autonivelante. O sistema de frenagem é um tipo combinado de recuperação elétrica, de dissipação de energia, e um disco de frenagem em todas as rodas.

O ETR 200 estão equipados com sistema automático de sinalização (ATP). Cada trem pode ser acoplado com acopladores automáticos e controlados remotamente até três unidades, com um total de 1350 lugares oferecidos. As três unidades que compõem o trem estão equipadas com um único sistema de ar condicionado para compensar eventuais falhas. Os assentos são de módulo 2 + 1, acolchoados, estofados e suspensos lateralmente para facilitar a limpeza do piso.

Uma área especifica, perto do intercomunicador, permite a acomodação de uma cadeira de rodas para pessoas com deficiência; no lado oposto há um espaço para o estacionamento de bicicletas. A segurança do passageiro é feita por sistemas de monitoramento com câmeras de gravação automática e sistemas de intercomunicação de emergência nas laterais de cada uma das seis portas de acesso.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Informações técnicas do TUE Elettrotreno ETR 200 do Metrô de Fortaleza
  2. Ansaldo Breda. «Catálogo do Metrô de Fortaleza». Consultado em 27 de outubro de 2010 
  3. Ansaldo Breda (8 de julho de 2009). «AnsaldoBreda sigla un contratto per la Metropolitana di Fortaleza METROFOR (em italiano)». Consultado em 27 de outubro de 2010 [ligação inativa]
  4. Metrô de Fortaleza recebe dois novos trens nesta segunda-feira página visitada em 27 de outubro de 2018.
  5. Ansaldo-Breda (2010). «Fortaleza Metro» (PDF). Ansaldo-Breda/republicado pelo Internet Archive. Consultado em 5 de março de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]