Central Nacional de Televisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TV CNT)
Central Nacional de Televisão
Rádio e Televisão OM Ltda.
Central Nacional de Televisão
Tipo Rede de televisão aberta comercial
País Brasil
Fundação 23 de maio de 1993 (30 anos)
por José Carlos Martinez
Pertence a Organizações Martinez
Proprietário Flávio Martinez
Antigo proprietário José Carlos Martinez (1993 – 2003)
José Eduardo de Andrade Vieira (1995 – 1996)
Presidente Flávio Martinez
Cidade de origem Curitiba, PR
Sede Curitiba, PR
Estúdios Curitiba, PR
Rio de Janeiro, RJ
Slogan A rede que abraça o Brasil
Formato de vídeo 1080i (HDTV)
Afiliações TV JB (2007)
TV Universal (2014-presente)
Emissoras próprias
Emissoras afiliadas Lista de emissoras
Nome(s) anterior(es) Rede OM (1982 – 1992)
Rede OM Brasil (1992 – 1993)
Página oficial www.cnt.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Disponibilidade por satélite
Canal 15
Canal 14
Canal 12 [nota 1]
Canal 248
3974 MHz @ 4166 ksps, Vertical (HDTV)
Disponibilidade por cabo
  • Canal 6 (Curitiba)
  • Canal 7 (Londrina)
  • Canal 12 (Americana)
  • Canal 14 (Salvador)
  • Canal 22 (Rio de Janeiro)
  • Canal 9 (Caxias do Sul)
Canal 9 [nota 2]
TVN
Canal 30
MultiPlay Telecom
Canal 10
RCA
Multimídia TV
TCM
Canal 27
Disponibilidade digital
CNT Play
Aplicativo para Android
Aplicativo para iOS

Central Nacional de Televisão (também conhecida como CNT ou Rede CNT) é uma rede de televisão brasileira com sede em Curitiba, capital do Paraná, além de emissoras no Rio de Janeiro, Londrina, Americana, Salvador, Caxias do Sul e um escritório em São Paulo.

A rede foi inaugurada em 1993 pelo empresário e político José Carlos Martinez, como sucessora da antiga Rede OM, criada em 1982 como rede estadual e que havia se tornado independente em 1992. Hoje é presidida pelo também empresário Flávio Martinez, que assumiu a empresa após a morte do irmão em 2003. Em um curto período de tempo, foi administrada também por José Eduardo de Andrade Vieira, na época dono do Banco Bamerindus, entre 1995 e 1996.

A programação da emissora era baseada em produções independentes, programas religiosos, entretenimento, variedades dentre outras atrações. Durante dois períodos, um em meados dos anos 1990 e o outro entre o final dos anos 2000 e início dos anos 2010, exibiu diversas telenovelas latinas de sucesso, tais como: Acorrentada, Alma Indomável, A Outra, Dona Bárbara, Sexo Forte Sexo Frágil, Marimar, dentre outras. Atualmente, o canal retransmite a TV Universal de propriedade da igreja homônima e exibe duas horas da programação própria.

História[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

TV Tropical[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: TV Tropical

Em 15 de março de 1979, entra no ar a TV Tropical, emissora fundada por José Carlos Martinez. Afiliando-se à Rede Globo, passa a retransmitir a programação da Rede Bandeirantes meses depois, alcançando os maiores índices de audiência da região norte e noroeste do Paraná, além de algumas cidades no sul do estado de São Paulo.

Nessa época se destacaram o Jornal do Meio-Dia, tradicional telejornal da emissora e o Cadeia, apresentado pelo repórter policial Luiz Carlos Alborghetti, um dos grandes campeões de audiência desta época.

Rede OM[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Rede OM

Visando uma formação de rede regional no estado do Paraná, as Organizações Martinez compram a TV Paraná, emissora dos Diários Associados, em abril de 1980. Por ser localizada em Curitiba, passa a ser a cabeça-de-rede. Dentre os destaques da programação, estava a realização de debates, programas esportivos e jornalismo policial.

Em 1990, a parceria com a Bandeirantes é trocada pela recém-formada Rede Record.[1] No entanto, a parceria dura pouco tempo e a OM resolve se lançar como uma nova rede nacional, com sinal garantido em antenas parabólicas e uma parceria com a TV Gazeta de São Paulo,[2] além da compra da TV Corcovado do Rio de Janeiro.[3][4]

Estreando em 30 de março de 1992, a Rede OM foi a primeira rede nacional fora do eixo Rio-São Paulo. Dentre suas atrações, destacam-se a transmissão da Copa Libertadores da América daquele ano,[5] a contratação de Galvão Bueno e filmes softcore. No entanto, a emissora entra em derradeira crise após ter seu nome envolvido no caso PC Farias.[6][7]

Década de 1990[editar | editar código-fonte]

1993: Central Nacional de Televisão[editar | editar código-fonte]

Em 1993, houve uma reformulação na emissora e o nome "Rede OM Brasil" deixa de ser utilizado, dando lugar à "Central Nacional de Televisão", com as iniciais CNT.

A emissora, que desde sua transformação em rede nacional ambicionava o terceiro lugar em audiência, detecta a necessidade de se alavancar economicamente.

A emissora lançou seu novo nome e sua nova marca em 23 de maio de 1993, com o programa Clodovil em Noite de Gala, ao vivo do Teatro Ópera de Arame no Parque das Pedreiras em Curitiba.

Em junho, o humorista João Kléber é contratado pela emissora para apresentar um programa de entrevistas.[8] Finalmente a 25 de outubro, estreou o Programa João Kleber com apresentador homônimo, exibido de segunda a sexta, na madrugada.[9]

Em novembro, a emissora contrata a jornalista Leila Richers, vinda da Rede Manchete, para apresentar o CNT Jornal direto da sede em Curitiba.[10]

Também nesse ano, a CNT passa a exibir o programa de entrevistas Deles e Delas e é exibida a novela Guadalupe, estrelada por Adela Noriega. No entanto, essa novela não teve seu final exibido por um incêndio no estúdio de dublagem, que acabou por danificar as fitas.

1994[editar | editar código-fonte]

Em 1994, a CNT investiu pesado no esporte, adquirindo o direito de transmissão do Campeonato Mundial de Fórmula Indy (com destaque para as 500 Milhas de Indianápolis e em parceria com a Rede Manchete, detentora dos direitos naquela ocasião) e o Campeonato Paranaense de Futebol, o qual já havia transmitido nos 2 anos anteriores.[11]

No começo do ano, a apresentadora Mariane é contratada para apresentar o infantil Tudo por Brinquedo, já que Sérgio Mallandro, que estava cotado para apresentar o programa, retornou ao SBT. Exibido no horário nobre, o programa infantil atingiu ótimos índices de audiência, contando com um acervo de grandes clássicos da Hanna-Barbera.

Em maio, Marcelo Tas chega a emissora ressuscitando o seu famoso personagem Ernesto Varela no programa Brasil Na Copa.[12] A emissora acompanhou todos os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo nos Estados Unidos, ganha pelo Brasil. Nessa mesma época, Valquíria Melnik estreia o Cine News, programa que dava dicas e mostrava o universo do cinema.

A emissora dedica um domingo inteiro para a cobertura das eleições de 1994.[13]

Já no fim do ano, em dezembro, Clodovil é demitido da CNT e seus programas são extintos.[14] João Marcello Bôscoli estreia o Cia. da Música na primeira semana de dezembro, substituindo Clodovil.

1995[editar | editar código-fonte]

Em 1995, a emissora transmite, com exclusividade em TV aberta, os Jogos Pan-americanos de Mar del Plata.

A família Martinez vende 49% da emissora para o empresário José Eduardo de Andrade Vieira, dono do banco Bamerindus[15] (que em 1996, faliu por problemas financeiros e administrativos).

Em 30 de março, estreia o programa de entrevistas Marília Gabi Gabriela, comandado pela jornalista Marília Gabriela contratada com um salário milionário, vinda da Rede Bandeirantes[16] (ficando até 1996, quando ela deixa a emissora).

Em homenagem aos 100 anos do cinema, a CNT inaugura sessões de cinema diárias, a partir das 20h. Dentre elas está Tela Mágica, Tensão Total, Cine Comédia, Terça Sem Perdão e Hollywood Cine. Nessa mesma época, Sula Miranda estreia o seu Sula Show e estreia com exclusividade a nova versão da série Agente 86, estrelada por Andy Dick.

Em primeiro de maio estreia o Jornal Brasil Já, substituindo o CNT Jornal às 19h15 de segunda a sexta.

Luciano Huck estreia sua revista eletrônica chamada Circulando. A modelo Adriana Alcântara substitui Daniela Barbieri na apresentação do Walking Show.[17] Daniela saiu da atração após uma briga com a produtora de João Dória Jr..[18]

Em 30 de outubro, estreava outro sucesso: o interativo desenho animado dinamarquês do gnomo Hugo. Em duas edições diárias o telespectador se cadastrava e, ao ser contatado, comandava pelas teclas do telefone um jogo, concorrendo a vários prêmios. Ao jogador que não atingia a sua meta Hugo dizia "Agora não tem chororô, pois o seu jogo, oh, já acabou!".[19] Apesar do sucesso, o programa foi retirado da grade em 2000.

Em novembro, o diretor Atílio Riccó é contratado para estruturar o departamento de teledramaturgia da emissora, que exibiu minisséries católicas em 1995.[20]

Em 24 de novembro, a apresentadora Adriane Galisteu assina contrato com a emissora para comandar o Ponto G, aos sábados.[21] O programa saiu do ar em 1996.

1996[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 1996, José Carlos Martinez reassume os 49% da emissora e atrasa os salários dos funcionários já em fevereiro, gerando protestos.[22] Em São Paulo, a afiliada TV Gazeta muda seu nome para CNT Gazeta.

No projeto de requalificação, Leila Richers volta ao CNT Jornal, que agora conta com Mino Carta, Ancelmo Gois, Fátima Turci e Juca Kfouri. Juca também ganha talk show na emissora no mesmo ano, onde entrevistou personalidades como Ronald Golias, Ana Paula Arósio, Tim Maia e Tom Cavalcante.

Em junho, a emissora arrenda a TV Aratu mudando seu nome fantasia para CNT Aratu, ficando nessa emissora pelo prazo de dois anos (1995-1997), tendo cobertura na maior parte da Bahia.[23]

Já no segundo semestre, depois de uma saída conturbada há dois anos, o apresentador e estilista Clodovil retorna a CNT para apresentar o programa Retratos.[24]

Também nesse ano, Eli Corrêa traz seu programa de rádio para a televisão, mas a experiência não deu certo e o programa foi extinto rapidamente;[25] Ratinho subitamente faz sucesso e eleva a audiência da emissora[26] com o programa 190 Urgente, ganhando projeção nacional.

Estreou o programa infantil TV Fofão, mas depois vai para Rede Bandeirantes.

Na área de dramaturgia, a emissora produziu nesse ano o seriado Pista Dupla, as minisséries Irmã Catarina, Ele Vive e a novela Antônio dos Milagres. Nas noites de sexta-feira, a CNT exibia a sessão de filmes Sexta Brasil, apresentada por Deni Cavalcanti. A sessão exibia as famosas "pornochanchadas" da Boca do Lixo, produzidas nas décadas de 1970 e 1980.

Segundo o relatório do Ibope, referente ao período de janeiro a novembro de 1996, a audiência dos canais abertos se distribuía assim, na grande São Paulo, o maior mercado consumidor do país: Rede Globo (55%), SBT (21%), Record (6%), Band (6%), TV Cultura (6%), Rede Manchete (3%) e CNT (3%).[27]

1997[editar | editar código-fonte]

Neste ano, a CNT fecha com exclusividade um contrato com a Televisa, conglomerado mexicano parceiro do SBT desde 1981. A parceria prevê exibição de novelas, programas humorísticos como Chespirito e o noticiário internacional do canal Eco, um canal de notícias popular no México.[28]

No dia 17 de fevereiro, para barrar a estreia de A Indomada na Globo, a emissora estreia cinco novelas no mesmo dia: Coração Selvagem, Prisioneira do Amor, Império de Cristal (inéditas à época), Alcançar Uma Estrela e Simplesmente Maria (já exibida no SBT).[29]

Barros de Alencar estreia seu programa no mês seguinte[30] e estrearam os programas Estação Brasil com Rolando Boldrin e numa parceria com a Gazeta FM de São Paulo, estreia o programa Ligação, apresentado por Gutto Moreno.

No entanto, Patrícia de Sabrit rescinde automaticamente seu contrato após a programação sofrer uma reformulação, sendo seu último ano a frente do Walking Show.[31]

Ratinho ganha programa de auditório e a estreia os programas El Show de Cristina e Lente Loco, exibidos em versão dublada. No CNT Jornal, Leila Richers abandona a bancada.[32] Aproveitando o sucesso de Thalía na época, reprisa-se a novela Meus Quinze Anos e o clássico Chispita.

No fim do ano, por causa da greve dos dubladores, os programas Cristina e Lente Loco são cancelados e a novela Canavial de Paixões passa a ser legendada[33] e o apresentador Ratinho se transfere para a Rede Record, motivado por promotores do Ministério Público e da Justiça Federal que pediam a extinção de seus programas.[34][35][36] A emissora encerra o ano levando ao ar o especial Nova Força, que conta com a participação especial de Maurício Mattar, Claudinho e Buchecha e Deborah Blando.[37]

1998[editar | editar código-fonte]

No início do ano, a rede atinge 41% dos domicílios com TV no Brasil, através de 23 emissoras, sendo 5 próprias, com dezenas de retransmissoras.[38] Ao mesmo tempo, a TV Gazeta anuncia que não pretende manter a parceria com a CNT, sem no entanto, dizer o prazo.[38]

No segundo semestre, o programa Noite de Gala retorna a grade da emissora, agora apresentado pelo cantor Agnaldo Rayol.[39]

Em julho do mesmo ano, a proibição dos sorteios de 0900 em emissoras de TVs por decisão judicial,[40] faz com que a emissora entre em crise.

Em junho, o programa 190 Urgente é cancelado. A vaga é ocupada provisoriamente pelo Mesa Redonda, especial sobre a Copa do Mundo.[41]

No dia 9 de outubro,[38] teve sinal cortado juntamente com a Rede Manchete nas madrugadas pela recém-privatizada Embratel por dívidas em anos anteriores, entre 23 horas da noite até 6 horas da manhã,[38] mas depois de acordo de pagamento, o sinal foi restabelecido pela Embratel no final do mês, ao contrário da Manchete.[42]

Em 15 de dezembro, a Fundação Cásper Libero anunciou o fim das negociações à venda da TV Gazeta de SP ao Grupo Macal (Telemar), do empresário Antônio Dias Leite. O fracasso da venda torna incerto futuro da TV Gazeta e da paranaense CNT, cujo contrato de parceria entre as emissoras termina no final deste mês, mas depois essa parceria é renovada mais uma vez.[43]

1999[editar | editar código-fonte]

Sérgio Mallandro conseguiu boa audiência aos Sábados

No início do ano, a rede atinge cerca de 40% dos domicílios com TV no Brasil, através de 20 emissoras, sendo 5 próprias, com dezenas de retransmissoras, relação pouco menor a de 1998.[42]

Em 4 de janeiro de 1999, a CNT passa a transmitir sua programação em sinal digital através do satélite BrasilSat B3, já utilizado em fase de testes desde dezembro do ano anterior. Com o sinal digital, a emissora passou a ser transmitida pelos principais sistemas de TV por assinatura como SKY, DirecTV e Tecsat.

No mesmo mês, fracassou a venda conjunta da CNT e a CNT Gazeta, que formariam nova Rede com sede em são paulo.[42]

Em 25 de fevereiro,[44] depois de quase sete anos (iniciando com a Rede OM Brasil) a CNT deixou de ser transmitida em sinal analógico em Banda C, deixando muitos dos proprietários das antenas parabólicas e afiliadas sem sinal da rede.[42] Na época, provocou inúmeros protestos dos telespectadores, por não terem sido avisados.[42]

Nessa época, a TV Alagoas troca CNT pela Rede Bandeirantes.

Nesse ano é marcado pela volta de Luiz Carlos Alborghetti no comando do policialesco Cadeia em março. No decorrer do ano, ocorrem as chegadas de Ronnie Von com o seu programa feminino Mãe de Gravata, Drica Lopes com o Mundo Clipper e Marcelo Costa, que depois de ficar 15 anos na Rede Record apresentando o Especial Sertanejo (na época, o programa da emissora era remanescente da Record antes de virar rede em 1990 e o mais antigo no ar até esta data), ao transferir pra CNT para apresentar o Família Sertaneja.

Sérgio Mallandro é o grande responsável por levar a CNT a liderança nessa mesma época, chegando a marcar picos de 17 pontos com suas pegadinhas na Festa do Mallandro.[45]

Em setembro, a CNT estreia o programa de conteúdo erótico Puro Êxtase, apresentado por Regininha Poltergeist nas madrugadas. O programa não era exibido em São Paulo pela CNT Gazeta.[46]

No mês seguinte estreia o Cassino Dance, apresentado por Anthony Cassinove (na época, Anthony Cassino) e gravado numa danceteria de São Paulo.

No final do ano, apesar de não possuir cobertura nacional, perder afiliadas, enfrentar crise e a saída em sinal aberto via satélite por parabólicas (ao decidir optar em sinal digital por ser mais barato), o ano de 1999 foi considerado o melhor ano da emissora, tanto em audiência, quanto em faturamento.[47]

Década de 2000[editar | editar código-fonte]

2000[editar | editar código-fonte]

A última investida da CNT em parceria com a Gazeta foi no programa Fui ao Vivo, apresentado por Eri Johnson (ex-Globo). O programa tinha a missão de revitalizar a audiência da emissora aos domingos e contava com a participação de diversos artistas.[48] O programa, no entanto, durou pouco menos de um mês no ar por falta de verba, audiência e patrocinadores.[49]

Fim da CNT/Gazeta[editar | editar código-fonte]

Em 30 de junho de 2000, chega ao fim a parceria da CNT com a TV Gazeta. A emissora paulistana não renova a afiliação com a CNT e inicia o seu próprio projeto de rede.[50] De acordo com Marinês Rodrigues, o avanço da CNT para as praças do interior paulista foi um fator determinante para o encerramento do acordo.[51] Para tapar o buraco, a emissora coloca no ar o Programa da Lili, durante as tardes.[52]

A Gazeta resolve dar seus próprios passos para ser rede nacional, abocanhando diversos apresentadores e fechando com a TV Itatiaia de Belo Horizonte, que passa a ser afiliada à nova rede. Mesmo perdendo o maior mercado publicitário e de audiência do país, a CNT mantém uma programação diária entre 14 e 24 horas.[53]

Tentando minimizar os estragos em São Paulo, a CNT ensaiou uma volta de duas formas: através de uma parceria com o Canal 21,[54] que não prosperou e outra através do canal analógico 14, em UHF. Contudo, interferências no sinal da recém-inaugurada TV Diário de Mogi das Cruzes fez com que os testes fossem suspensos.[55]

O Cassino Dance retorna ao ar, porém com o nome Cassino Show, mas depois de alguns meses é retirado da grade.

Em novembro, o diretor artístico da emissora Deni Cavalcanti pede demissão, pouco depois de acertar as recontratações de Clodovil e Ferreira Netto. Dentre os motivos alegados, estão a má administração da empresa.[56]

2001 a 2006[editar | editar código-fonte]

Detalhe do microfone da emissora nos anos 2000

Em 2001, a CNT volta a retransmitir sua programação para a capital de São Paulo em canal de UHF próprio, o canal 26.[57] Nessa época, os apresentadores Ronnie Von e Clodovil (até então, as estrelas da casa) se transferem para a Rede Mulher e TV Gazeta, respectivamente.[58][59]

Em 2002, a emissora transmite os desfiles do Grupo de Acesso do carnaval carioca, em parceria com Jorge Perlingeiro e a emissora consegue se destacar pelos programas infantis Bom É Ser Criança, com Aline Barros e Mel Mania com Cristina Mel. No segundo semestre, morre o apresentador Ferreira Netto.

Em 2003, falece tragicamente em acidente aéreo seu fundador e então presidente José Carlos Martinez. Seu velório é transmitido 24 horas pela emissora, onde funcionários, amigos e familiares lhe transmitiram um último adeus.[60] O então Vice-Presidente de Operações, Flavio Martinez assume a presidência nacional da rede.

Em 2006, dois programas jornalísticos se destacam: o CNT Jornal, apresentado por Gilberto Campos e Marcelo Ribeiro, com participação dos repórteres Djalma Cordeiro, Renata Brumano e Marco Antônio Gonçalves e edição de José Renato Garcia; e Jogo do Poder, ancorado por Carlos Chagas, com participação de José Renato Garcia, Djalma Cordeiro e Marco Antônio Gonçalves e produzido por Deli Dias.

No mesmo ano, após a perda do direito de transmissão pela RPC TV (afiliada da Rede Globo no Paraná), a CNT acertou um contrato de último minuto com a Federação Paranaense de Futebol para a transmissão exclusiva em rede nacional do Campeonato Paranaense.

Ainda em 2006 a emissora exibe o Mundial Interclubes da FIFA e Andréa Veiga é contratada para apresentar o Gente como Você, programa feminino exibido nas tardes da emissora, permanecendo na emissora até abril de 2007.

2006 a 2007: Início e fim da parceria com a TV JB[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: TV JB

Em novembro de 2006, a CNT arrenda a CNT Rio de Janeiro à TV JB.

Em 17 de abril de 2007, a CNT passou a transmitir para todo país a programação produzida pela TV JB, resultado de uma parceria entre a CNT e a Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), que controla o Jornal do Brasil, a Gazeta Mercantil e a revista Forbes Brasil.

No entanto, no dia 5 de setembro do mesmo ano, a parceria entre a CNT e a CBM foi desfeita. Durando apenas 5 meses, o motivo foi uma dívida de três meses de aluguel calculado em mais de 15 milhões de reais. A CBM tentou negociar essa dívida com a CNT, mas a família Martinez não aceitou nenhuma proposta.[61]

2007 a 2009: Pós-TV JB[editar | editar código-fonte]

Com o fim da parceria, a CNT transmitiu reprises de programas antigos e infomerciais. Dentre eles, o seriado Pista Dupla e os programas Vida de Artista e Fusão. Aos poucos se restabelecendo com o programa Mallandro 220V, algumas sessões de filmes e a série Largo Winch.

Em julho de 2008, estreia o novo CNT Jornal com a apresentação de Salette Lemos.[62] No mesmo mês, estreou a versão televisiva do Transalouca (programa de rádio da Transamérica Pop), apresentada por Ruy Balla.[63] E é anunciada a volta da parceria com a Televisa.[64]

No ar desde 2002, os desfiles do carnaval carioca passam a ir ao ar de forma independente, em conjunto com a LESGA.

Em março, estreia o programa Notícias & Mais. Gerado diretamente dos novos estúdios da CNT em São Paulo, o programa contou com a apresentação de Adriana de Castro, Leão Lobo, Rony Curvello, Celso Russomano e Ana Paula Oliveira.

No mês seguinte, a emissora reprisa Marimar, grande sucesso de audiência nas vezes que foi ao ar no SBT.[65] Em setembro, anuncia-se a estreia de Amanhã é para Sempre e a reprise de A Outra, que também já foi ao ar no SBT em 2004.[66]

Década de 2010[editar | editar código-fonte]

2010-presente[editar | editar código-fonte]

A partir de 2010, a CNT estreou as novelas Paixão e Acorrentada. Em 2011 estreou a telenovela Alma Indomable, Dona Bárbara, a série Bruce Lee: A Lenda e Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais de segunda a sexta.

Também no ano de 2011 estreou o programa Super Viajante, apresentado por Jackeline Petkovic.[67]

No final do ano, começam a surgir boatos de que a emissora seria vendida ao grupo português Ongoing, dono dos jornais Brasil Econômico e O Dia, o que não ocorre.

No dia 2 de janeiro, estreia Sexo Forte, Sexo Frágil, originalmente chamada El Sexo Débil, uma telenovela mexicana protagonizada por Itatí Cantoral, Raúl Méndez, Mauricio Ochmann, entre outros. A trama substitui Dona Bárbara.

A Rede CNT na Bahia, de 2010 a 2016, aparece no contexto com programação própria, diferenciado na rede, com programas locais, e estreia o CNT Notícias Bahia, que passa a ser copiado por toda a rede, sob direção geral de Claudaino Ferreira ,e jornalismo de Fátima Dantas. Posterior a toda a grade montada, dá vez a programação da Igreja Universal, causando assim demissão dos seus diretores e muitos dos apresentadores e colaboradores.

Em janeiro de 2012, entra no ar o primeiro programa do Nordeste para a rede nacional, Nordeste Em Destaque, que tem por objetivo além do conteúdo específico da região, iniciar a tão sonhada CNT Nordeste.

No dia 5 de fevereiro de 2013, os principais sites veicularam que a Família Martinez vendeu a CNT para Valdemiro Santiago (líder da Igreja Mundial do Poder de Deus) por R$ 500 milhões. O valor impressionou pela atual conjuntura da emissora, que se encontra sucateada e desestruturada.[68][69] Somente em março, em nota no próprio site da rede, a Família Matinez negou a venda.[70][71]

Em 25 de maio, novamente os principais sites divulgaram novamente que a Família Martinez pretende vender em alguns meses, a emissora para um grupo de marcas e radiodifusão, sob alegação de deixar administração da emissora o quanto antes, pois só traz prejuízos. Mas uma vez, os familiares negam essa possibilidade de venda.

Em 25 de outubro de 2013, depois de mais de 14 anos fora do satélite analógico, a CNT volta a ter sinal para o satélite StarOne C2,[72][73] através da frequência 1080 MHz. A volta da CNT ao satélite não é esclarecida, mas segundo observadores do mercado foi consequência direta do contrato com a Universal contra Mundial, mas a rede CNT nega.[73] Outra coincidência é que a volta da rede em sinal analógico deveu-se que todas as dívidas contraídas na década de 90 com a Embratel, incluído juros e correções monetárias, foram pagas. A frequência 1080 MHz que era anteriormente ocupada pela TV Diário, saiu do ar exatamente 10 anos depois da CNT em 25 de fevereiro de 2009.

Em março de 2014, o jornalista Carlos Chagas retorna a emissora depois de quase sete anos.[74]

No dia 9 de junho, é iniciada a retransmissão dos cultos da Igreja Universal do Reino de Deus da 0h até as 22h, através da TV Universal. Com apenas duas horas de programação diária, a rede é acusada de violar a lei ao arrendar 92% da grade para terceiros[75] e passa a ser investigada pelo Ministério Público.

Em dezembro, o Ministério Público entra com uma ação contra a emissora, pedindo a anulação de outorga por infringir a legislação.[76][77] Com o investimento do Grupo Record, a filial baiana tem uma programação diferente das demais emissoras próprias e afiliadas.

Morre em Curitiba, o fundador da CNT, Oscar Martinez.[78]

Em dezembro, o jornalista e comentarista de política Carlos Chagas, criador do programa Jogo do Poder, encerra sua carreira na TV e para homenageá-lo a emissora optou por fazer quatro edições especiais do programa Jogo do Poder. Os convidados foram escolhidos com base na afinidade e pelo tema e, principalmente da relação com Chagas.[79]

Em novembro, a CNT transforma a emissora da Londrina em CNT Tropical, e passa a ser a geradora de Londrina, Belo Horizonte e Brasília.[80]

Em janeiro de 2018, a CNT colocou à venda a sede em São Paulo e dispensa a equipe de jornalistas, mantendo apenas equipes em Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e Caxias do Sul.[81]

Em maio de 2019, a emissora comunicou que encerraria as atividades da sucursal em Brasília no dia 30 de junho, onde era produzido o CNT Jornal, demitindo aproximadamente 30 funcionários, entretanto, o encerramento chegou a ocorrer apenas no final de 2021, tornando a CNT Tropical de Brasília apenas uma retransmissora.[82]

Em 23 de março de 2020, a CNT realizou alterações em sua grade de programação: o CNT Jornal, que abre a faixa de produções próprias às 22h, encerra às 22h30, quando é retomada a retransmissão da Igreja Universal. Com isso, o restante de seus programas passaram a começar, diariamente, após à meia-noite, em 1 de janeiro de 2021, a grade volta ao modelo.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Venda ilegal[editar | editar código-fonte]

No dia 18 de janeiro de 2015, o Ministério das Comunicações instaura procedimentos administrativos para investigar o contrato entre a CNT e a Igreja Universal. Alega-se que o arrendamento da igreja é ilegal, visto que a lei permite que apenas 25% da programação de uma rede de televisão seja locada. Na ação, é solicitado que a CNT saia do ar durante a investigação e que a Universal tenha seus bens bloqueados, mas o pedido de saída do ar é negado pelo juiz.[83] Em maio, novamente os rumores de que a CNT está a venda por um grupo religioso, desta vez Edir Macedo irá comprar definitivamente a CNT. A emissora estaria sendo avaliada em R$ 300 milhões e tanto a emissora, quanto a igreja negam veementemente.[84]

Prisão ao vivo[editar | editar código-fonte]

No dia 20 de janeiro de 2015, o repórter Iverson Vaz é preso por desacato durante um link ao vivo do programa 190, o repórter buscava mais informações sobre uma explosão a um caixa eletrônico,[85] mas depois é solto. Dois dias depois, o repórter participava do programa A Tarde é Sua da RedeTV! para explicar o caso em rede nacional.[86]

Emissoras[editar | editar código-fonte]

Com uma rede de retransmissoras e disponível via satélite, a CNT mantém emissoras próprias em Curitiba (cabeça de rede), Londrina, Rio de Janeiro, Salvador, Americana e Caxias do Sul.

Notas e referências

Notas

  1. Canal 3 em Araxá, Florianópolis e Belo Horizonte. Canal 5 em Joinville. Canal 6 em Curitiba.
  2. Canal 8 em Belo Horizonte.

Referências

  1. «'BISPO' PERDERÁ TV PARANÁ». www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br. Consultado em 13 de fevereiro de 2017 
  2. Elmo Francfort (2010). «Av. Paulista, 900: a história da TV Gazeta» (PDF). Imprensa Oficial 
  3. «CASA NOVA» 
  4. «REDE OM BRASIL PASSA A TRANSMITIR EM NÍVEL NACIONAL A PARTIR DESTA SEMANA» 
  5. «Rede OM: a TV obscura que tinha Galvão e mostrou sozinha a Libertadores 92» 
  6. «'FANTASMA' PAGOU DÍVIDA DA REDE OM» 
  7. «REDE OM SOFRE O EFEITO PC» 
  8. «O comediante João Kleber é o mais novo contratado da Rede CNT - TV Pesquisa - No ar». Consultado em 1 de outubro de 2013 
  9. «TV Pesquisa - Bate-papo com humor». Consultado em 1 de outubro de 2013 
  10. «Leila Richers troca Rio por Curitiba». Consultado em 1 de outubro de 2013 
  11. «Fórmula Indy em três canais». Folha de São Paulo. 14 de março de 1994. Consultado em 29 de setembro de 2023 
  12. «Varela ressuscita na CNT/Gazeta». Folha de São Paulo. 29 de maio de 1994. Consultado em 29 de setembro de 2023 
  13. «Bandeirantes e CNT/Gazeta colocam apenas eleições no ar». Folha de São Paulo. 2 de outubro de 1994. Consultado em 29 de setembro de 2023 
  14. «CNT/Gazeta acaba com programa de Clodovil». Folha de São Paulo. 18 de novembro de 1994. Consultado em 29 de setembro de 2023 
  15. «Andrade Vieira compra a Rede CNT». Consultado em 1 de outubro de 2013 
  16. Marília Gabriela terá 'talk' show na CNT
  17. «Atores trabalham de graça; Modelo apresenta "Walking Show"; Maiakóvski será vivido por Gontijo; Convite do SBT balança Talma; Maranhão vira Maria Antonieta; Borges fica fora de 'Pupilas'; Cultura lança títulos em VHS». Folha de São Paulo. 28 de agosto de 1994. Consultado em 29 de setembro de 2023 
  18. «'Barrados' sem data de volta; Stanislaw pode virar seriado; Carlos Menem dá bolo em Xuxa; 'A Viagem' estréia em Portugal; Daniela cogita novo programa; Promoção da MTV com o rei; Atores da TVE vão à Justiça; Regina Duarte grava 'Incidente'». Folha de São Paulo. 18 de setembro de 1994. Consultado em 29 de setembro de 2023 
  19. «Hugo chega ao Brasil». Consultado em 1 de outubro de 2013 
  20. «CNT planeja exibir séries nacionais». Consultado em 1 de outubro de 2013 
  21. «Sábado, Adriane Galisteu inaugura 'Ponto G». Consultado em 1 de outubro de 2013 
  22. «Saudades do Zé». Consultado em 1 de outubro de 2013 
  23. «CNT/Aratu - TV-Pesquisa.com». Consultado em 1 de outubro de 2013 
  24. «Clodovil terá 2 programas» 
  25. «Eli Correa leva programa de rádio para a TV». Folha de São Paulo. 13 de outubro de 1996. Consultado em 29 de setembro de 2023 
  26. «'Esqueceram de mim', diz Ratinho». Folha de São Paulo. 16 de agosto de 1998. Consultado em 29 de setembro de 2023 
  27. Telejornalismo no Brasil: Um Perfil Editorial. [S.l.]: Summus Editorial. 2000 
  28. «Emissoras de TV mudam programações» 
  29. «CNT lança mexicanas» 
  30. «Barros de Alencar volta à CNT» 
  31. «Patrícia de Sabrit vira "Pérola", no SBT» 
  32. «Rede estréia nova linha de shows no final do mês» 
  33. «Greve dos dubladores já tira programas do ar» 
  34. «Ratinho se transfere para a Rede Record» 
  35. «Ratinho deve assinar hoje contrato com a Rede Record» 
  36. «MUNDO-CÃO MILIONÁRIO» 
  37. «CNT/Gazeta transmite ao vivo programa musical» 
  38. a b c d «Divórcio anunciado». TV Crítica (no GeoCities). 14 de outubro de 1998. Cópia arquivada em 28 de julho de 2003 
  39. «Notas - Estréia». Folha de São Paulo. 14 de junho de 1998. Consultado em 29 de setembro de 2023 
  40. «Juíza condena TVs a devolver verba de 0900». Folha de São Paulo. 12 de janeiro de 2002. Consultado em 29 de setembro de 2023 
  41. Cristina Padglione (8 de junho de 1998). «CNT tira programa "190 Urgente' do ar». Folha de São Paulo. Consultado em 29 de setembro de 2023 
  42. a b c d e «A CNT ainda não acabou». TV Crítica (no GeoCities). 2 de março de 1999. Cópia arquivada em 26 de outubro de 2002 
  43. «CNT/Gazeta». TV Crítica (no GeoCities). 2 de março de 1999. Cópia arquivada em 29 de julho de 2003 
  44. «Pindaíba». TV Crítica (no GeoCities). 27 de fevereiro de 1999. Cópia arquivada em 20 de agosto de 2007 
  45. «Mallandragens» 
  46. «Madrugada da CNT troca "poltergeist" por Regininha» 
  47. «CNT/Gazeta comemora crescimento». TV Crítica (no GeoCities). 26 de novembro de 1999. Cópia arquivada em 20 de agosto de 2007 
  48. «Eri Johnson passa a 'conduzir' os domingos da CNT/Gazeta» 
  49. «Voltei!» 
  50. «CNT X Gazeta» 
  51. «Folha de S.Paulo - Fim de caso: CNT e Gazeta rompem parceria - 21/05/2000». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 26 de setembro de 2020 
  52. «Gazeta anuncia nova programação». TV Crítica (no GeoCities). 18 de maio de 2000. Cópia arquivada em 4 de maio de 2002 
  53. «Gazeta dá primeiro passo para virar rede nacional» 
  54. «Folha de S.Paulo - Outro Canal: "Faustão" perde até para filme da Record - 29/08/2000». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 26 de setembro de 2020 
  55. «CNT causou interferência na Globo de SP» 
  56. «Diretor da CNT pede demissão» 
  57. «Governo improvisa um canal para a CNT em SP» 
  58. «Rede Mulher lança hoje nova programação» 
  59. «Clodovil e Christina Rocha estrearam hoje no "Mulheres"» 
  60. «Acidente aéreo mata Martinez» 
  61. «CNT suspende programação da TVJB por falta de pagamento e reassume o canal 9» 
  62. «Salette Lemos estréia novo jornal da Rede CNT» 
  63. «"Transalouca" estréia na CNT» 
  64. «Na Telinha - Novela Manancial estreia hoje na CNT» 
  65. «CNT vai reprisar 'Marimar', com Thalia» 
  66. «O folhetim 'Amanhã é para sempre' estreia em setembro na CNT» 
  67. «Jackeline Petkovic é contratada pela CNT e terá programa com Ronaldo Ésper». Portal NaTelinha. 1 de junho de 2012. Consultado em 29 de setembro de 2023 
  68. Keila Jimenez (5 de fevereiro de 2013). «Líder religioso negocia compra de duas redes de TV». Outro Canal. Consultado em 7 de fevereiro de 2013 
  69. Lauro Jardim (5 de fevereiro de 2013). «Valdemiro compra CNT». Radar Online. Consultado em 7 de fevereiro de 2013 
  70. Tiago Chagas (6 de Fevereiro de 2013). «Por R$ 1,2 bilhão, apóstolo Valdemiro Santiago estaria negociando a compra da CNT e Rede 21, diz site». Gospel +. Consultado em 7 de fevereiro de 2013 
  71. «Apostolo da Igreja Mundial negocia compra de duas redes de TV». Cenário MT. 7 de Fevereiro de 2013. Consultado em 7 de fevereiro de 2013 
  72. GILVAN MARQUES (29 de outubro de 2013). «Após acordo com Igreja Universal, CNT entra em antenas parabólicas». Notícias da TV. Consultado em 3 de fevereiro de 2015 
  73. a b «Após acordo com igreja, CNT expande sinal pelo Brasil» 
  74. «Após ser dispensado do SBT, Carlos Chagas assina com a CNT» 
  75. «CNT viola lei duas vezes ao arrendar até 92% da grade para Igreja Universal» 
  76. «Justiça nega pedido para tirar do ar TV que vende horário para igreja» 
  77. «Igrejas injetam mais de R$ 1 bi na TV; ação judicial preocupa redes» 
  78. «Aos 92 anos, morre Oscar Martinez, fundador da Rede CNT | Portal Londrina –». portallondrina.com. Consultado em 30 de janeiro de 2018 
  79. «Comentarista político Carlos Chagas se despede da televisão» 
  80. «Com duas horas de programação própria, CNT estreia sinal em mais três cidades». NaTelinha. Consultado em 30 de janeiro de 2018 
  81. «Rede CNT coloca à venda a sua sede de São Paulo» 
  82. Beraldo, Guilherme (18 de maio de 2019). «Sucursal da CNT em Brasília será encerrada no final de julho; sindicato dos jornalistas e radialistas repudiam o fechamento». Portal 4 - por Guilherme Beraldo. Consultado em 20 de maio de 2019 
  83. «Governo começa a fiscalizar aluguel de TV para a Universal» 
  84. «Edir Macedo negocia TV por R$ 300 milhões para ampliar domínio» 
  85. «Repórter da CNT é preso pela polícia durante programa ao vivo; veja» 
  86. «Repórter que foi preso em programa ao vivo participou do 'A Tarde é Sua'.» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]