RecordTV Brasília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TV Capital Brasília)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
RecordTV Brasília
Rádio e Televisão Capital Ltda.
Brasília, Distrito Federal
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais Digital: 23 UHF
Virtual: 8 PSIP
Outros canais 19 (NET)
08 (Vivo TV)
Analógico:
08 VHF (1993-2016)
Sede Distrito Federal (Brasil) Brasília, DF
Edifício Record - SRTVS, Quadra 701, Bloco H, Lt. 10 - Asa Sul
MAPA
Slogan Reinventar é a nossa marca
Rede RecordTV
Fundador Edir Macedo
Pertence a Grupo Record
Proprietário Edir Macedo
Presidente Luiz Cláudio Costa
Fundação 18 de março de 1993 (23 anos)
CNPJ 02.579.308/0001-69
Prefixo ZYA 507
Nome(s) anteriore(s) TV Alvorada
TV Capital
TV Record Centro-Oeste (2008-2011)
TV Record Brasília (1993-2008; 2011-2016)
Emissoras irmãs Rádio Capital
Cobertura Distrito Federal e Entorno
Coord. do transmissor 15° 41' 57.3" S 47° 49' 46.6" O
Potência 3 kW
Página oficial noticias.r7.com/distrito-federal

RecordTV Brasília é uma emissora de televisão brasileira sediada em Brasília, no Distrito Federal. Opera no canal 8 (23 UHF digital), e é uma emissora própria da RecordTV. Devido a dificuldade de recepção em algumas áreas do Distrito Federal, conta com retransmissoras pelo canal 23 UHF no Gama, Brazlândia e Ceilândia. Seus estúdios estão localizados no Setor de Rádio e Televisão Sul (SRTVS), na Asa Sul, e seus transmissores na Torre de TV Digital de Brasília, na região administrativa de Sobradinho.

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: TV Alvorada (Brasília)

Enquanto Brasília estava sendo construída, o Governo Federal abriu licitação de três canais, os mesmos sintonizados da então capital Rio de Janeiro: uma para o governo federal, uma para o Diários Associados e outra para o Grupo TV Rio, ligada ao Grupo Paulo Machado de Carvalho. O canal 8 da Capital Federal, originalmente chamado de TV Alvorada, foi inaugurado juntamente a duas outras emissoras pioneiras da cidade, a TV Nacional e a TV Brasília, em 21 de Abril de 1960, juntamente com a cidade de Brasília. Os mestres de cerimônia da inauguração da TV Alvorada foram Dedé Santana e Ana Rosa. A TV Alvorada passa a ser afiliada à Rede de Emissoras Unidas e em 1967 à Rede Excelsior.

Em 1970, poucos meses antes da TV Excelsior ser extinta, a emissora rompeu com a rede, alegando prejuízos que a causava, para exibir a programação da TV Rio, pois pertencia à Rede de Emissoras Independentes. Ela foi vendida para a Rádio Capital, e a TV Alvorada adotou então o nome de TV Capital e passou a exibir a programação da Rede de Emissoras Independentes (REI), liderada pela TV Record.

Em 1989, a emissora foi vendida ao empresário, bispo e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, que em 1990, passa a receber a programação da recém-inaugurada Rede Record por meio de via satélite.[1]

Em 18 de março de 1993, a emissora trocou de nome novamente, desta vez para TV Record Brasília. No mesmo ano, estreava o telejornal Informe Brasília. Em 1996 estreava o telejornal Informe DF. Em 1997 a emissora inaugura sua sede própria no Setor de Rádio e Televisão Sul.

Em 3 de abril de 2006, estreava o telejornal DF Record, adotando a marca padrão dos telejornais da Record. Em 15 de janeiro de 2007 estreava a versão local do Balanço Geral, apresentado por Henrique Chaves. Em 18 de fevereiro de 2008, a emissora passa à se chamar TV Record Centro-Oeste. Neste dia, a Rede Record inaugurou as operações do novo newsroom da emissora, de onde passaram a ser transmitidos seus telejornais e programas do canal de notícias Record News, como o Brasília Ao Vivo e o Record News Centro-Oeste. Em 20 de fevereiro de 2008, entrava na programação da TV Record Brasília o telejornal DF no Ar, Inicialmente apresentado por Luiz Fara Monteiro.

Em agosto de 2008 a Record Centro-Oeste ganhou o prêmio Engenho de Jornalismo em quatro categorias. Em agosto de 2009, Luiz Cláudio Costa, ex-diretor da TV Record no Rio Grande do Sul e do Correio do Povo, assume a direção da Record Centro-Oeste, e Natal Furucho, ex-diretor da Emissora em Brasília, assume o comando do Grupo Record no Rio Grande do Sul.[2]

Em fevereiro de 2011, a emissora voltou se chamar TV Record Brasília. Em 28 de abril de 2014, estreava na grade da programação da emissora o Balanço Geral Manhã, apresentado por Bruno José. Em 8 de maio de 2015, a edição local do Balanço Geral Manhã deixa a grade da programação da emissora para dar lugar a versão nacional do programa apresentado por Luiz Bacci. Em 11 de maio de 2015, estreia no programa Balanço Geral o quadro "Hora da Venenosa" que mostra as notícias do mundo dos famosos apresentado por Sabrinna Albert. Em outubro de 2015, a Record Brasília e o apresentador do DF no Ar, Giuliano Cartaxo, são condenados por reportagem considerada abusiva.[3]

Em 31 de maio de 2016, o telejornal DF Record passa a ser exibido às 18h50. Como parte de uma reformulação em sua grade para aumentar seus índices de audiência, o canal anuncia em 25 de agosto de 2016 a contratação do jornalista Marcos Paulo (mais conhecido como Marcão), vindo da TV Goiânia para apresentar o Balanço Geral DF.[4][5] Para comandar o jornalístico, passou a ser chamado de "Marcão do Povo". Sua estreia aconteceu no dia 26 de setembro.[6] Henrique Chaves, que apresentava o Balanço Geral DF, foi afastado para poder assumir o projeto da edição local do Cidade Alerta.[7] Em 24 de outubro de 2016, a emissora lança o Cidade Alerta DF, com apresentação de Henrique Chaves.[8]

Com as mudanças, a Record Brasília consegue subir seus índices de audiência no horário do almoço, conseguindo a liderança na faixa.[9][10] Em 24 de novembro de 2016, com a reformulação da marca da rede, a emissora passa a se chamar RecordTV Brasília.[11] Em dezembro de 2016, um funcionário do departamento de operações da emissora foi demitido após gravar vídeo criticando a nova canopla do canal.[12]

Em 9 de janeiro de 2017, durante o quadro A Hora da Venenosa do Balanço Geral DF, ao fazer comentário sobre uma notícia envolvendo a cantora Ludmilla, o apresentador Marcão se referiu à mesma chamando de "pobre e macaca".[13] A afirmação repercutiu após publicação na semana seguinte, sendo publicada em diversos portais na internet.[13] Ao se justificar, o apresentador afirmou que o termo 'macaco' "é utilizado no Centro-Oeste sem teor pejorativo" e que o momento publicado na internet estava fora do contexto.[13] No mesmo dia, o advogado de Ludmilla disse que a cantora iria entrar na justiça contra Marcão.[14] Com a repercussão do caso, a cantora publicou texto no Instagram afirmando que o apresentador "não possui nenhum pudor ou constrangimento em ofender alguém em rede nacional".[13] Em 18 de janeiro de 2017, Marcão é afastado do jornalístico e é substituído por Dionísio Freitas.[15] No mesmo dia, a RecordTV anuncia que seu contrato foi rescindido.[16][17][18][19]

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
8.1 23 UHF 1080i Programação principal da RecordTV Brasília / RecordTV
Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a RecordTV Brasília, bem como as outras emissoras da cidade de Brasília e do entorno do Distrito Federal, cessou suas transmissões pelo canal 08 VHF em 17 de novembro de 2016, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[20] Tendo um atraso de 2 minutos em relação as outras emissoras, o sinal da então TV Record Brasília foi interrompido à 0h01, durante a exibição do Câmera Record, para a exibição de um discurso do ministro das comunicações, Gilberto Kassab. Logo em seguida, foi inserido o aviso do MCTIC e da ANATEL sobre o switch-off.[21]

Programas[editar | editar código-fonte]

Extintos[editar | editar código-fonte]

  • Informe DF com Venina Nunes
  • Balanço Geral DF Manhã com Bruno José
  • Conteúdo com Arthur Luis (atualmente na Rádio Clube FM como 120 minutos e Clube do Fã)
  • Inside (atualmente no SBT DF)
  • Programa Gilberto Amaral (atualmente na Band Brasília)
  • Esporte Record DF com Janice de Castro
  • DF Direto da Redação com Lívia Braz
  • Cafezinho com Henrique Chaves
  • Tudo a Ver Brasília com Mauricia Goldner

Retransmissoras[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. A história da TV Record Brasília
  2. «Grupo Record troca presidentes regionais». Propmark. 29 de julho de 2009. Consultado em 18 de janeiro de 2016 
  3. Gabriel Vaquer (29 de outubro de 2015). «Record DF e apresentador são condenados por reportagem considerada abusiva». NaTelinha. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  4. «Marcão assume Balanço Geral DF e comemora: "Foram anos esperando por uma oportunidade como essa"». R7. 26 de agosto de 2016. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  5. Gabriel Vaquer (26 de agosto de 2016). «Líder em Goiás, apresentador deixa Band e assume "Balanço Geral" na Record DF». NaTelinha. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  6. «Nova aposta da Record, Marcão do Povo assume o Balanço Geral no dia 26». Jornal de Brasília. 16 de setembro de 2016. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  7. Gabriel Vaquer (29 de agosto de 2016). «Chegada de apresentador líder em Goiás surpreende funcionários da Record DF». NaTelinha. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  8. Gabriel Vaquer (14 de outubro de 2016). «Record divulga estreia da versão local do "Cidade Alerta" em Brasília». NaTelinha. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  9. Gabriel Vaquer (27 de setembro de 2016). «DF: Novo "Balanço Geral" com Marcão vai bem e chega aos dois dígitos no Ibope». NaTelinha. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  10. Gabriel Vaquer (30 de outubro de 2016). «DF: Novo "Balanço Geral" levanta audiência na hora do almoço da Record». NaTelinha. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  11. «A Record agora é Record TV». R7. 24 de novembro de 2016. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  12. Gabriel Vaquer (22 de dezembro de 2016). «Funcionário da Record critica canopla do canal em vídeo e é demitido». NaTelinha. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  13. a b c d Gabriel Vaquer (17 de janeiro de 2017). «Apresentador do "Balanço Geral" chama Ludmilla de "macaca"; cantora responde». NaTelinha. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  14. Fernando Jordão (17 de janeiro de 2017). «Ludmilla vai entrar com pedido de prisão contra apresentador brasiliense». Correio Braziliense. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  15. Gabriel Vaquer (18 de janeiro de 2017). «Apresentador do "Balanço Geral" que chamou Ludmilla de "macaca" é afastado». NaTelinha. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  16. «Record TV emite nota de esclarecimento sobre o Balanço Geral DF». R7. 18 de janeiro de 2017. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  17. «Apresentador que chamou Ludmilla de "macaca" é demitido pela Record». UOL. 18 de janeiro de 2017. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  18. «Após polêmica, Record demite apresentador e emite nota de esclarecimento». Jornal de Brasília. 18 de janeiro de 2017. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  19. «Record TV demite apresentador que chamou Ludmilla de 'macaca'». Emais. Estadão. 18 de janeiro de 2017. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  20. Craide, Sabrina (25-10-2016). «Emissoras terão mais prazo para desligar sinal analógico de TV no DF e Entorno». Agência Brasil. Consultado em 04-11-2016 
  21. Gabriel Vaquer (18 de novembro de 2016). «Brasília desliga sinal analógico de televisão; veja como foi». NaTelinha. Consultado em 18 de janeiro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.