TV Caravelas (Ipatinga)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
TV Caravelas
Fundação Amigos do Vale do Aço
Logotipo atual da emissora
Logotipo atual da emissora
Tipo Canal de televisão comunitário e público
País  Brasil
Fundação 10 de agosto de 2009 (9 anos)
Pertence a Fundação Amigos do Vale do Aço
Presidente Marcos Constâncio
Cidade de origem Bandeira Ipatinga.gif Ipatinga, MG
Sede Bandeira Ipatinga.gif Ipatinga, MG
Slogan "Descobrindo um novo jeito de fazer televisão"
Formato de vídeo
Cobertura Vale do Aço
Página oficial https://www.tvcaravelas.com.br
Disponibilidade por satélite
ASTRO
Canal 11
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 6

TV Caravelas é um canal digital de caráter comunitário e público, com sede no município brasileiro de Ipatinga, pertence a FAVI- Fundação Amigos do Vale do Aço, estreou no dia 10 de agosto de 2009 inaugurando a televisão comunitária no Vale do Aço e no Leste Mineiro. A inicial proposta do canal foi conter programação 100% composta de produções de caráter público sem fundo comercial, alguns programas regionais são transmitidos na TV Caravelas.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Criação do nome "TV Caravelas"[editar | editar código-fonte]

Marcos Constâncio, o fundador estava com um desejo, construir uma emissora de televisão logo lembrou do descobrimento do Brasil. Cabral veio nas três caravelas, Santa Maria, Pinta e Nina[2], aí surge o nome, TV CARAVELAS, descobrindo um novo jeito de fazer televisão, com o seu slogan que é utilizado atualmente.[3]

Licenciamento da "ANATEL"[editar | editar código-fonte]

No dia 10 de agosto de 2009 a licença de que a emissora poderia transmitir sua programação normalmente, após o processo que decidiria a continuidade da emissora. Sozinhos sem apoio de políticos do município, do estado e federal. Apesar da Fundação ser reconhecida como utilidade pública, nada até hoje conseguiram, documentos e processos já foram colocados na tentativa de conseguir verbas para equipar a TV.[4]

Verbas públicas[editar | editar código-fonte]

Após incentivos culturais de empresas que apoiam a iniciativa da emissora. Os fundadores juntamente com os colaboradores conseguiram estabelecer a melhoria do sinal da emissora, e o implantamento da emissora para operar através do sinal digital. Melhorias nos estúdios da emissora e de suas dependências.

Referências

  1. Constâncio, Marcos (15 de fevereiro de 2016). «Atuação da FAVI e da TV Caravelas no vale do Aço». Favi. Consultado em 30 de janeiro de 2017. 
  2. Constâncio, Marcos (2 de agosto de 2010). «O surgimento da TV Caravelas». Fundação Amigos do Vale do Aço. Consultado em 12 de junho de 2018. 
  3. Constâncio, Marcos (2 de janeiro de 2018). «O surgimento do slogan e da FAVI». Fundação Amigos do Vale do Aço. Consultado em 7 de março de 2018. 
  4. Queironga, Vinicíus (12 de agosto de 2009). «Lincenciamento da Anatel». TV Caravelas. Consultado em 12 de junho de 2018. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.