TV Gazeta (Alagoas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TV Gazeta Alagoas)
Ir para: navegação, pesquisa
TV Gazeta AL
TV Gazeta de Alagoas Ltda.
Maceió, Alagoas
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais 07 VHF e 21 UHF digital
Outros canais Ver sinal
Sede Bandeira de Maceió.svg Maceió, AL
Avenida Aristeu de Andrade, 355 - Farol
MAPA
Slogan Feita pra você
Rede Rede Globo
Fundador Arnon de Mello
Pertence a Organização Arnon de Mello
Proprietário Fernando Collor de Mello
Grupo de acionistas[1]
CNPJ 12.186.524/0001-06
Fundação 27 de setembro de 1975 (40 anos)
Prefixo ZYA 221
Cobertura 800px-cobertura-tv-gazeta-de-alagoas.PNG
Potência 20 kW
Página oficial tvgazetaal.globo.com

A TV Gazeta é uma emissora de televisão brasileira sediada em Maceió, capital do estado de Alagoas. Opera nos canais 7 VHF e 21 UHF digital e é afiliada à Rede Globo. Pertence à Organização Arnon de Mello (grupo de comunicação ligado ao ex-presidente da república e senador Fernando Collor de Mello) e à vários pequenos acionistas, entre eles João Tenório, Carlos Lyra Neto e Ricardo Brennand[2] .

História[editar | editar código-fonte]

Os primeiros sinais começaram a ser transmitidos na última semana de agosto de 1975, ainda em fase experimental. Em 27 de setembro do mesmo ano, a emissora foi inaugurada oficialmente, como afiliada à Rede Globo. Na época, ela estava entre as 5 emissoras de TV mais bem equipadas do país.

A emissora foi a primeira rede regional a se tornar afiliada da emissora carioca no Nordeste (anteriormente, o sinal da Rede Globo era transmitido por retransmissoras ligadas à TV Globo Nordeste, emissora própria da Globo em Recife). É conhecida por seu pioneirismo em transmissões em cores para o estado e transmissões via satélite, cobrindo todo o território de Alagoas.

Durante a Copa do Mundo 2010, a emissora iniciou os testes em HDTV, através do canal 21 UHF, para toda a capital e reformulou o cenário de seus telejornais.

Desde o dia 29 de novembro de 2010, a emissora passou a transmitir o seu sinal digital em caráter definitivo para a região de Maceió. A expansão do sinal digital para as demais cidades do estado de Alagoas está prevista para os próximos anos, mas ainda não há datas definidas[3] .

Em 26 de março de 2012, o jornalismo local passou a ser todo captado e transmitido em HDTV, além de um novo estúdio para os seus telejornais e para o Globo Esporte. Anteriormente, os programas locais já eram todos captados em alta definição.

Em 7 de dezembro de 2012, são lançadas as versões alagoanas do G1 e do GloboEsporte.com.

Em 2015, o Campeonato Alagoano de Futebol passou a ser transmitido pela TV Gazeta de Alagoas, que obteve o direito exclusivo de transmissão do campeonato pela televisão e pela Internet a partir deste ano[4] .

Em 21 de setembro de 2015, a TV Gazeta estreou seu novo jingle, sua nova identidade visual e seu novo logotipo, com as cores da Globo.

Programação[editar | editar código-fonte]

A TV Gazeta de Alagoas segue normalmente a programação da Rede Globo gerada para os estados que seguem o mesmo Horário de Brasília. Porém, na vigência do Horário Brasileiro de Verão no Centro-Sul do Brasil, a emissora adere à programação da Rede Fuso. Além de retransmitir a programação da Rede Globo, a TV Gazeta de Alagoas produz alguns programas próprios, com alguns sendo exibidos diariamente e outros semanalmente. Normalmente, os programas diários são noticiários, a exemplo do Bom Dia Alagoas e do ALTV, entre outros. Por sua vez, os programas semanais são informativos sobre a cultura, o esporte, a economia e a natureza de Alagoas.

Sinal[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui os portais: