TV Globo (canal de televisão por satélite)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde julho de 2016). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TV Globo
Globo Comunicação e Participações S.A.
Rio de Janeiro, RJ
Brasil
Tipo Comercial
Canais
3720 MHz (1430 MHz Banda L), Horizontal (SDTV) (satélite StarOne C2) analógico
3914 MHz @ 7500 ksps, Vertical (HDTV) (satélite StarOne C2) Codificado digital
Sede Bandeira da cidade do Rio de Janeiro.svg Rio de Janeiro, RJ
Rua Von Martius, 66 - Jardim Botânico
MAPA
Rede Rede Globo
Fundador Roberto Marinho
Pertence a Grupo Globo
Proprietário Roberto Irineu Marinho
Acionista(s) Roberto Irineu Marinho (sócio presidente)
José Roberto Marinho e João Roberto Marinho (sócio marjoritários)
Presidente Roberto Irineu Marinho
Fundação 27 de março de 2003 (14 anos)
CNPJ 27.865.757/0001-02
Cobertura Antenas parabólicas por todo o Brasil
Página oficial redeglobo.globo.com

TV Globo é um canal de televisão por satélite da Rede Globo disponível somente nas antenas parabólicas.[nota 1] O canal pode ser sintonizado em qualquer lugar do Brasil, em formato analógico, pela frequência 3720 MHz (1430 MHz Banda L), 18 MHz Filtro BW, polarização Horizontal; e também em formato digital, na frequência 3914 MHz @ 7500 ksps, polarização Vertical (com o uso de receptores compatíveis com o sistema Sat HD Regional); ambas as frequências no satélite StarOne C2. Entrou no ar em 7 de Janeiro de 2002 (o seu sinal já existia antes, mas transmitia as programações locais da Globo no Rio de Janeiro e em São Paulo).

Antes do canal surgir, o sinal da TV Globo nas parabólicas era cortado durante a transmissão da programação local e dos intervalos comerciais, ficando a tela totalmente preta (algumas vezes com exibição da hora na tela). Após o seu surgimento, boa parte dos intervalos comerciais, que antes ficavam​ somente com tela preta, passou a exibir propagandas​ de anunciantes próprios, com alcance nacional, além de programas próprios, como o Brasil TV, em horários normalmente destinados aos programas locais.

História[editar | editar código-fonte]

No período da manhã, o canal já exibiu diariamente às 6h30 o Bom Dia São Paulo, jornal da TV Globo São Paulo, e a noite, a segunda edição do RJTV ou SPTV. Por vezes era colocada a tela preta tendo um relógio do lado direito da tela, substituindo os telejornais locais da Globo. A partir de 2003, a primeira edição do SPTV foi substituída pelo Festival de Desenhos, e em 17 de agosto de 2004, a segunda edições do RJTV e do SPTV foram substituídas pelo Brasil TV. Em 15 de agosto de 2006, o Bom Dia São Paulo foi substituído pelo Via Brasil, que em 2012 foi substituído pelo Espaço Globo News, que permaneceu até 28 de novembro de 2014. Desde 1 de dezembro, é exibida a edição das seis da manhã do Jornal GloboNews, com duração de 30 minutos, e logo em seguida exibe-se a reprise do Hora Um da Notícia, que é originalmente transmitido às 5h.

Lançado em 4 de fevereiro de 1968, e gerada pela Globo no Rio de Janeiro, o Santa Missa em Seu Lar permaneceu até 30 de março de 2008, a partir de 6 de abril de 2008 é substituído pela Santa Missa com Padre Marcelo Rossi transmitida de São Paulo.

Durante os telejornais locais no período das 12h, até 28 de Março de 2015, era exibido o Festival de Desenhos. Em 30 de março de 2015, o programa foi substituído por séries infantojuvenis. Às 19h10, é exibido o telejornal Brasil TV, com versões resumidas das notícias exibidas no Jornal Hoje.

A programação esportiva é formada pela edição nacional do Globo Esporte (também exibido para outros estados em que não há edição local), pelo Campeonato Carioca de futebol e demais jogos envolvendo as equipes do Rio de Janeiro, embora esporadicamente se tenha exceções.

Nas tardes de sábado, depois do Jornal Hoje, é transmitida a Sessão Comédia, com a reprise da série Sai de Baixo.

Nas manhãs de domingo, é exibido o programa Terra da Gente, da EPTV, afiliada da Rede Globo, para parte do estado de São Paulo e na região sul do estado de Minas Gerais.

Durante os intervalos comerciais são exibidos comerciais de afiliadas da TV Globo além de promos dos canais pagos da Globosat. Também são exibidos clips gravados pela Som Livre, e trechos de curiosidades como o Alô Brasil, Globo Amazônia, Globo Natureza e Globo Rural. Quando são exibidos vinhetas e patrocínios locais, fica-se uma tela preta (fade) com duração que varia entre 8 e 10 segundos.

Notas

  1. As concessões radiofônicas restringem-se aos sinais de rádio (sejam as de televisão ou as de rádio propriamente ditas), o que não é o caso das emissoras com sinal aberto via satélite pelo sistema ser ponto a ponto .[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]