TV Lajeado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
TV Lajeado
Sistema de Comunicação Rio Bonito Ltda.
Cidade de concessão Palmas, TO
Canais
2 VHF analógico
Rede Rede Record
Proprietário Siqueira Campos
Fundação 11 de março de 1993
Extinção 7 de dezembro de 2007
Cobertura Palmas

A TV Lajeado foi uma emissora de televisão brasileira com sede em Palmas, Capital do Tocantins. A emissora é sintonizada através do Canal 2 VHF e era afiliada à Rede Record.

História[editar | editar código-fonte]

A sociedade da emissora foi criada em 11 de março de 1993, com as seguintes emissoras do Sistema de Comunicação Rio Bonito Ltda. abaixo:[1]

  • TV Lajeado - canal 2 - Palmas
  • TV Jovem Araguaína - canal 2 - Araguaína
  • TV Jovem Gurupi - canal 6 - Gurupi
  • Rádio Gurupi AM - 1570 Khz - Gurupi
  • Rádio Jovem Palmas AM - 960 Khz - Palmas
  • Rádio Jovem Palmas FM - 104.7 Mhz - Palmas
  • Rádio Jovem Araguacema FM - 104.9 Mhz - Araguacema

A emissora entrou no ar no mesmo ano como afiliada à Rede Record, que na época era umas das primeiras afiliadas da rede em formação. A emissora teve diversos sócios durante a década de 1990.

Em 2006, houve troca de emissoras na cidade, o que fez com que a TV Lajeado, desse lugar à TV Cristal no canal 2, migrando-se para o canal 5, como TV Central, porém no mesmo ano a troca é desfeita e a emissora volta para o canal 2, como TV Lajeado.

Em 7 de dezembro de 2007, a TV Lajeado sai do ar e é extinta, pois a a TV Girassol, afiliada à Rede Bandeirantes, até então era ocupante do Canal 7, deixou o canal para ocupar o Canal 2. Nesse mesmo dia, a TV Jovem Palmas, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), passou a ocupar o canal 7.

Canal 2[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2008, a TV Girassol, afiliada da Rede Bandeirantes, é extinta após sair do ar, depois de dois meses da mudança. Deste modo, o Canal 2 da TV Girassol fica sem sinal e deixa de retransmitir a programação da Bandeirantes em Palmas, até a volta da rede em 22 de outubro do mesmo ano com a inauguração da emissora própria na mesma cidade.

O Canal 2 fica sem sinal de fevereiro até junho do mesmo ano, quando volta ao ar como retransmissora da Rede Família (junho de 2008-janeiro de 2009), passando para TV Diário (janeiro-25 de fevereiro), Record News (fevereiro-abril), TV Século XXI (abril-junho), quando foi substituída em junho pela Rede Mundial, até 2012.

De 2012 até 2014 retransmitiu o sinal da Rede 21.

De janeiro de 2014 a maio de 2015 o canal 2 passou a ser emissora própria da Rede Super.

De maio de 2015 a fevereiro de 2017, o canal 2 retransmitiu a Ideal TV, emissora do Grupo Abril. Em fevereiro de 2017 entrou no canal digital 14 UHF, retransmitindo a Rede Mundial e o canal 2 VHF é desligado.

Referências


Precedido por
Emissora Inexistente
Canal 2 VHF de Palmas
1993 a 2006
Sucedido por
TV Central
Precedido por
TV Central
Canal 2 VHF de Palmas
2006 a 2007
Sucedido por
TV Girassol Palmas
Precedido por
RTV da Rede 21
Canal 2 VHF de Palmas
2012 a 2014
Sucedido por
TV Super Palmas