TV Piauí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Piauí
Rádio e Televisão do Piauí Ltda.
Teresina, Piauí
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais
19 UHF analógico
20 UHF e 19.1 Virtual digital
Canais irmãos TV Meio Norte Teresina
Sede Bandeira de Teresina.jpg Teresina, PI
Rua Professor Alceu Brandão, 2165 - Monte Castelo
Rede TV IMPD
Pertence a Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte
Fundação 2004 (12 anos)
Prefixo ZYB 357
Cobertura Teresina, Timon e região metropolitana
Redes anteriores Como RTV:
Rede Bandeirantes (2004-2007)
Como emissora:
RedeTV! (2007-2009)
Rede 21 (2009-2013)
Rede Meio Norte (2013)
Potência 5.000 kW
Página oficial tvpiaui.blogspot.com

A TV Piauí (também TV Mundial PI ou Canal 19) é uma emissora de televisão brasileira seidada em Teresina, capital do estado do Piauí. Opera nos canais 19 UHF e 20 UHF digital e é afiliada à TV IMPD.

Pertence ao Sistema Meio Norte de Comunicação, que engloba a TV Meio Norte, canal 7 VHF (antiga afiliada da Rede Bandeirantes, localizada na mesma cidade), a TV Mirante Cocais (associação com a TV Mirante, de São Luís, capital do Maranhão, afiliada à Rede Globo) e cobre parte de Região Metropolitana de Teresina, além da rádio e o maior jornal do Piauí, o Jornal Meio Norte.

Apesar de ser conhecida como TV Piauí, ainda não foi lançada oficialmente essa marca e opera sem identificação de nome, já que também é conhecida como Canal 19. Já foi afiliada à Bandeirantes e a RedeTV!, nas quais mantinha em fase experimental, até passar ser afiliada à Rede 21.

O sinal emitido atualmente é quase a mesma da potência da TV Meio Norte (que atinge no raio de até 50 km) e segue transmitindo 24 horas por dia, inclusive com publicidade local das empresas do Grupo Meio Norte.

História[editar | editar código-fonte]

Rede Bandeirantes (2004-2007)[editar | editar código-fonte]

Em 2004, o canal 19 entrou no ar experimentalmente, retransmitindo integralmente a programação nacional da Rede Bandeirantes. Na época, a TV Meio Norte, inseria os primeiros programas locais na maior parte do horário da Bandeirantes pelo canal 7. Ou seja: na região de Teresina, tinha duas emissoras transmitindo a mesma rede, mas com diferença: no canal 7 era ocupado pelos programas locais e enquanto o canal 19 era mera repetidora de rede.

RedeTV! (2007-2009)[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2007, trocou a Bandeirantes pela RedeTV! e iniciou exibição dos primeiros programas locais da TV Meio Norte.

Na época com a RedeTV!, tinha possibilidade de lançamento oficial do canal e do nome definitivo da estação que seria a TVI, já que ao que tudo indicava seguiria retransmitindo a rede, o que não ocorreu.

Em 20 de setembro de 2009, sem aviso prévio aos telespectadores, a TV Piauí troca a RedeTV! pela Rede 21 (que tem 22 horas de programação da Igreja Mundial do Poder de Deus).

O motivo da mudança foi por conta da rede ter dado pouco ou nenhum espaço dos acontecimentos do Piauí (alguns com repercussão nacional) aos telejornais da RedeTV! (como as chuvas e as cheias de 2009), pois a rede preferia noticiar fatos ocorridos nos cinco estados (a maioria sem nenhuma repercussão em outras redes), onde estão instalados sedes das cinco emissoras próprias da RedeTV! e algumas afiliadas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste), o que levou reclamações da direção. Por causa disso, a direção da emissora decidiu romper com a RedeTV! e transmitir a Rede 21.

Porém, o site ADTV, afirmou que a saída da RedeTV! no Canal 19, deveu-se pressões do Grupo Bandeirantes para que a afiliada TV Meio Norte (do Grupo Meio Norte) parasse de cortar a programação da rede nacional, sob pena de romper com a emissora e procurar outras afiliadas de Teresina e no interior, para que se interessem a transmitir Bandeirantes e ao optar afiliação à Rede 21, o Grupo Meio Norte pretende que o Grupo Bandeirantes reduza as pressões.[carece de fontes?]

Rede 21 (2009-2013)[editar | editar código-fonte]

Com mudança de rede em 2009, a emissora que apenas repetia sinal da rede, passa a então arrendar aos pastores da Igreja Mundial em Teresina façam cultos e pregações, em mediante o pagamento de mensalidade. Com isso, o espaço da emissora local que foi cedido e pago, a TV Piauí gasta pela melhoria de sinais, sons e imagens do Canal 19, o que ocorre em etapas, entre 2010 a 2011, quando o sinal da emissora melhora e quase ultrapassa a cobertura de Teresina, ao ser captado em Timon (no Maranhão), chegando acréscimo de poucos quilômetros.

Em agosto de 2010, surge informação pelo Portal 180 Graus que a emissora poderá mudar de rede, deixando a Rede 21 e voltar com a Rede Bandeirantes, pois a TV Meio Norte vai operar sem afiliações e totalmente local, como emissora independente.[1] [2] [3]

Antes e depois dessa notícia, a mudança foi adiada diversas vezes (inclusive até a data da posse dos políticos eleitos no Piauí em 2010) até 1º de janeiro de 2011, quando a TV Meio Norte passou operar sem afiliações e independente, mas nada mudou no Canal 19. Com passar do tempo, a emissora passou também a transmitir a TV Igreja Mundial.

A parceria do “contrato de aluguel” entre a TV Piauí com a Rede 21 e a TV Igreja Mundial que durava 3 anos e 3 meses, chega ao fim em 9 de fevereiro de 2013, no dia de sábado. Nesse dia, a emissora passou a retransmitir a programação da Rede Meio Norte.[4]

A imprensa só noticiou mudança só na semana seguinte, quase uma semana depois.[4] Segundo o Portal 180 Graus, ao entrar em contato com Grupo Meio Norte, confirmou o fim de contrato e que os pastores dessa igreja não tem mais interesse em renová-lo, o que levou fim do contrato.[4] Porém, segundo o site TV Piauí (sem nenhuma relação à emissora) afirma que a parceria chegou ao fim logo após a divergência dos valores referentes a renegociação de concessão para a exibição dos programas da igreja.[5] Com isso, o canal não voltará mais exibir a programação religiosa realizada desde 2009.[4] [5]

Segundo notícias adicionais, com saída da Rede 21 e TV Igreja Mundial, o sistema Meio Norte optou retransmitir a programação da própria Rede Meio Norte até rede definitiva. A negociação já começou com grandes emissoras: as ex-afiliadas RedeTV! e Bandeirantes, as futuras afiliadas TV Esporte Interativo e a Rede União. A decisão só vai ser feita em abril de 2013.

TV IMPD (desde 2013)[editar | editar código-fonte]

Em 1º de abril, depois de quase dois meses retransmitindo a programação da Meio Norte, a emissora passou a ser afiliada da TV Igreja Mundial, não mais a Rede 21, contrariando expectativa de nova rede. No entanto, surgiu suspeitas de que Grupo Meio Norte e os pastores da igreja aproveitaram breve ausência da igreja no Canal 19 para voltarem a negociar.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O Grupo Meio Norte, ao qual está ligada a emissora, possui três concessões capazes de atingir toda Teresina: Rede Globo, Rede 21 e a Rede Meio Norte.
  • Isso ocorre porque Timon, de onde é gerado o canal 14 UHF da TV Mirante Cocais, é completamente conurbada com Teresina, o centro das duas cidades é dividido apenas pelo Rio Parnaíba, o que faz com que Teresina seja coberta por dois canais da Rede Globo, um com programação 100% maranhense e outra (a TV Clube) 100% piauiense.
  • Existe outra emissora que retransmite a Rede Globo: TV Clube, canal 4, em Teresina.
  • TV Piauí já foi o nome da atual TV Antares, no canal 2, entre 1996 a 2004.
  • A TV Piauí é unica das emissoras do grupo que não é transmitida ao vivo pela internet.

Referências

  1. Katylenin França (23 de julho de 2010 às 15:02:00). TV Meio Norte começará com a 'programação local' em agosto Portal 180 Graus. Visitado em 27-07-2010.[ligação inativa]
  2. Katylenin França (23 de julho de 2010 às 15:02:00). TV Meio Norte começará com a 'programação local' em agosto Portal 180 Graus. Visitado em 27-02-2013. (sem fotos)
  3. Katylenin França (23 de julho de 2010 às 15:02:00). TV Meio Norte começará com a 'programação local' em agosto Portal 180 Graus. Visitado em 27-02-2013. Cópia arquivada em 01-12-2010. (com fotos)
  4. a b c d Canal do pastor que vende tijolinhos a R$ 200 não está mais no ar no PI Portal 180 Graus (15 de fevereiro de 2013, às 18h19). Visitado em 27-02-2013.
  5. a b TV TV Mundial sai do ar no Piauí TV Piauí (14 de fevereiro de 2013). Visitado em 27-02-2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]