TV Picos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TV Picos
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí

 Brasil
Cidade de concessão Picos, PI
Canais
13 analógico
Sede Picos
Rede TV Antares e TV Brasil
Rede(s) anterior(es) TV Cultura
Pertence a Fundação Antares
Proprietário Governo do Estado do Piauí
Fundação 20 de outubro de 2005 (13 anos)
Cobertura Picos e Cidades Vizinhas
Página oficial TV Picos

A TV Picos (Canal 13) é o primeiro canal de televisão de Picos, no Piauí. Foi inaugurada em 20 de outubro de 2005 e é afiliada da TV Antares (canal 2), de Teresina. A programação nacional é da TV Brasil

História[editar | editar código-fonte]

A concessão da TV Picos foi outorgada em 2003 pelo Ministério das Comunicações como emissora educativa e cultural. Até a sua inauguração, o município recebia sinais de repetidoras das TV's instaladas na capital e, em alguns casos, o sinal era distribuído apenas por antena parabólica.

Vendo a necessidade de um canal de TV local os amantes da comunicação de Picos, Francisco Erivan Coutinho Lima, José Parreira de Sousa Filho e Odorico Leal de Carvalho, elaboram um projeto que tinha como objetivo solicitar do Governo do Estado do Piauí à criação de um canal de Televisão na cidade de Picos. O projeto começou ser elaborado ainda no ano de 2002. Após a elaboração o projeto foi entregue ao Governador do Estado, José Wellington Barroso de Araújo Dias, logo após ele assumir o governo do estado em 2003.

Depois de entregue o projeto ao Governador, foi realizado um trabalho de esclarecimento e conscientização da classe política da região e do estado no sentido de conquistar apoio ao projeto da TV Educativa de Picos. Depois de um árduo trabalho nos bastidores somente três anos após a entrega do projeto ao governador o sonho de uma TV em Picos se tornava realidade, no dia 20 de Outubro de 2005 entrava no ar através do canal 13 a TV Picos a primeira emissora de televisão do centro sul do Piauí.

Após a inauguração houve a contratação da equipe que era bastante reduzida, contando com a colaboração dos 17 estagiários do curso de comunicação da UESPI, eles trabalham nas mais diversas ocupações de uma emissora: reportagem, edição de texto e edição de imagem. O destaque vai também para três alunas do curso que são cinegrafistas no programa, cargo ocupado geralmente por homens.

Exatamente 25 dias após inauguração, no dia 15 de novembro de 2005 foi ao ar o 1° Telejornal da emissora, intitulado Picos Notícia. O jornalista Francisco Erivan Coutinho Lima, foi convidado pela direção da Fundação Antares para ser o editor-chefe e apresentador do Picos Notícia 1ª Edição, primeiro telejornal da nova geradora de TV.

A partir de junho de 2007, o telejornal Picos Notícia 1ª Edição passou a ser apresentado pelo jornalista José Pereira de Sousa Filho. Jota Pereira foi um dos idealizadores do projeto da TV Picos e foi o editor-chefe do Picos Notícia 1ª edição, tendo há alguns anos deixado a emissora.

Depois de quase dois anos à frente do Picos Notícia 1ª edição, jornalista Erivan Lima foi designado pela direção da Fundação Antares, para colocar no ar o segundo telejornal da TV Picos. Em junho de 2007 ele assumiu o cargo de editor-chefe e a função de apresentador do Picos Notícia 2ª Edição. Atualmente, o Picos Notícia - 1ª Edição é apresentado pela Jornalista Sheila Fontenele também investida do cargo de editora-chefe.

O telejornal Picos Notícia 1ª Edição atualmente é apresentado pela Jornalista Layla Araújo. Ela é também a editora-chefe do noticioso, Já Edilene Ramos integra a lista dos primeiros profissionais contratados pela TV Picos. Nos primeiros anos da TV Picos, Erivan Lima e Jota Pereira foram os dois repórteres que deram sustentação à programação jornalística da emissora.

A TV Picos - Canal 13 é dirigida, desde sua inauguração, pelo Jornalista e Advogado Odorico Carvalho, um dos idealizadores do projeto. Odorico Carvalho criou e apresentou por cinco anos, desde novembro de 2009, o Programa Odorico Carvalho, um programa feito no meio da rua que buscou prestigiar todas as manifestações culturais da macrorregião e do Estado, tais como música, dança, teatro, etc. Destacou-se na criação de festivais de quadrilhas juninas, festivais de música e de voz, disputas de bairros, disputas de cidades e concursos de beleza onde os cuidados com a saúde e a aparência também são tratados como itens importantes no desenvolvimentos dos jovens.

No ano de 2017 voltou ao ar o Programa Canta Piauí, já apresentado em 2009. Agora sob o comando da jornalista Bruna Ravena, o programa dedica-se à divulgação da música e dos artistas piauienses mediante a veiculação de clips e entrevistas.

Proprietários[editar | editar código-fonte]

Pertence à Fundação Antares, instituição ligada à Secretaria de Educação do Governo do Estado do Piauí.

A TV Picos canal 13 veicula a programação da TV Antares,de Teresina, , emissora educativa pertencente a Fundação Antares, contando com um espaço de 05 horas diárias.

Desde o dia 22 de novembro de 2008 que a TV Picos, assim como a TV Antares e a TV Delta passaram a ser retransmissoras de sinal da TV Brasil.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Página oficial

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.