TV Record Bahia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TV Record Bahia
Televisão Itapoan Sociedade Anônima
TV Record Bahia
Salvador, Bahia
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais
05 VHF analógico
21 UHF e 5.1 Virtual digital
Sede Bandeira de Salvador.svg Salvador, BA
Rua Jardim Federação, 81 - Federação
MAPA
Slogan Cada vez mais perto, cada vez mais sua (local)
Aberta para o novo (rede)
Rede Rede Record
Fundador Assis Chateaubriand
Pertence a Grupo Record
Proprietário Edir Macedo
Antigo proprietário Assis Chateaubriand (1960-1968)
Condomínio Acionário dos Diários Associados (1968-1980)
Luiz Pedro Irújo (1980-1997)
Administração Fábio Tucilho
Presidente Luiz Cláudio Costa
CNPJ 15.122.492/0001-65
Fundação 19 de novembro de 1960 (54 anos)
Prefixo ZYA 295
Cobertura Recôncavo, Norte e Oeste da Bahia
Redes anteriores Rede Tupi (1960-1980)
REI (1980-1981)
SBT (1981-1997)
Nome(s) anteriore(s) TV Itapoan (1960-2007)
TV Record Nordeste (2007-2011)
Potência 20 kW
Página oficial noticias.r7.com/bahia

TV Record Bahia é uma emissora de televisão brasileira sediada em Salvador, capital do estado da Bahia. Opera nos canais 5 VHF e 21 UHF digital, e é uma emissora própria da Rede Record. A emissora é sucessora da antiga TV Itapoan, que foi fundada em 1960 pelos Diários Associados. Com a falência da Rede Tupi em 1980, os Diários venderam a emissora para o Sistema Nordeste de Comunicação, do ex-deputado Luiz Pedro Irújo. Em 1997, a TV Itapoan e a Rádio Sociedade eram vendidas para a Central Record de Comunicação, responsável pela Rede Record. Com isso, a TV Itapoan passava a se chamar TV Record Nordeste, e posteriormente, TV Record Bahia.

História[editar | editar código-fonte]

Torre da emissora vista da Escola Politécnica da UFBA.

TV Tupi (1960–1980)[editar | editar código-fonte]

As atividades da televisão no Brasil têm início em 3 de abril de 1950, através de transmissões experimentais. Em 18 de setembro do mesmo ano, é inaugurada a TV Tupi, a primeira emissora de televisão brasileira, em São Paulo.[1]

Em 1956, os Diários Associados, através de Assis Chateubriand, adquirem nove estações de TV, com o objetivo de implantar uma antena transmissora em cada grande cidade do país.[1] [2]

Assim, quatro anos mais tarde, no dia 19 de novembro de 1960, é inaugurada em Salvador, na Bahia, a primeira emissora afiliada da TV Tupi, a primeira no Estado e a primeira televisão do Nordeste, a TV Itapoan,[1] [3] operando no canal 5 da capital baiana. O sucesso da TV Itapoan na época foi tanto que os aparelhos de televisão chegaram a se esgotar nas lojas de Salvador.[1]

Iniciando a década de 1960, emissora expandiu sinal para interior baiano através de enlaces nas cidades a cada dezenas de quilômetros.

Por conta da pouca tecnologia que dispunha entre as décadas de 1960 e 1970, que incluía transmissão por via satélite, a emissora teve muitas dificuldades em transmitir programações da Tupi vindas das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, pois vinham em via aérea (avião) e terrestre (ônibus), vindos por via malote, atrasando a veiculação em duas semanas. Quando os malotes com películas de filmes e as fitas U-matic não chegavam dentro do previsto, era preciso reapresentar um ou mais programas exibidos no dia anterior.[1]

A situação piora quando, no dia 7 de julho de 1974, incêndio causado por falha elétrica queima todo o acervo da emissora.[1] Após o incêndio, a TV Itapoan passa por uma grave crise financeira.

Em 1979, a emissora revela a então apresentadora Mara Maravilha, com o programa local infantil Clube do Mickey.

TVS (1980–1981)[editar | editar código-fonte]

Em 1980, com a extinção da Rede Tupi, a emissora é vendida para o Sistema Nordeste de Comunicação, do empresário Luiz Pedro Irújo e passa a retransmitir o sinal do TV Studios (TVS).[1]

Na época a emissora, endividada, também teria a concessão de funcionamento cassada pelo governo federal. Porém após um lobby do político local Antônio Carlos Magalhães, a TV Itapoan não saiu do ar como aconteceu com as demais emissoras associadas. Semelhante ocorreu com a TV Brasília e a TV Borborema que também estão no ar até hoje.

Para sanar os problemas financeiros da emissora, é realizado um acordo com o Governo, relativo ao pagamento de impostos atrasados, e publica em jornal uma nota, pedindo a todo os credores que comparecessem a emissora para pagamento das dívidas existentes. Dessa forma foram sanadas as dívidas que castigavam e impediam o desenvolvimento da TV Itapoan.

SBT (1981–1997)[editar | editar código-fonte]

Em 1981, a TVS transforma-se em Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), e a TV Itapoan umas das primeiras afiliadas da recém-criada rede.

Nos anos 80, com a ascensão à política e a influência de Pedro Irújo na Bahia, consegue as retransmissoras de TV (RTV) nas cidades baianas, que em seguida o sinal da emissora fosse transmitido através de transmissões por microondas diretamente do Salvador chegasse às retransmissoras, ampliando o sinal da emissora e do SBT.

Em 1995, o sinal chega a alcançar quase 40% da Bahia, pois tinha outras afiliadas do SBT na época: as TVs Cabrália e a Sul Bahia.

No início de 1997, surgem informações dos problemas financeiros e administrativos dos familiares da Família Irújo na emissora, o empresário e político Pedro Irújo decidiu colocar a emissora à venda.

Rede Record (1997–atual)[editar | editar código-fonte]

Em abril de 1997, Pedro Irújo vende a emissora para a Central Record de Comunicação do bispo de igreja evangélica e empresário Edir Macedo, que assume a emissora em maio do mesmo ano.[4] A emissora foi comprada por R$ 36 milhões de reais, tornando-se a 20ª (vigésima) emissora própria da Record.[5] Com isto, surge informação do fim da afiliação do SBT.

Em maio, a emissora comunica em intervalos comerciais e a imprensa, que vai transmitir o sinal do SBT até às 23:59:59 do dia 15 de junho, quando a partir da meia-noite do dia 16 de junho, transmitirá a Record.[1] [4]

No dia 28 de maio, Mara Maravilha, apresenta programa especial, por conta da entrada da Record na TV Itapoan.[6]

Em junho, a TV Itapoan se prepara a festa[7] pela entrada da Rede Record em toda a Bahia.[8]

Em 15 de junho, a TV Itapoan deixou de transmitir o SBT[4] e iniciou as operações da Rede Record na Bahia no dia 16 de junho.[4]

O SBT passou a ser representado na Bahia pela TV Aratu, que era afiliada da CNT. A troca de sinal foi simultânea da TV Aratu com o SBT, e a TV Itapoan com a Record. Além disto, a TV Aratu foi afiliada da Rede Manchete e foi também a primeira afiliada da Rede Globo no Estado, antes da fundação da TV Bahia.[carece de fontes?] Na época, a TV Itapoan adotou o nome "Itapoan/Record".

No dia 16 de junho de 1997, dia da estreia da Record na Itapoan[1] [4] em que teve transmissão ao vivo pela rede, foi total fracasso: luz totalmente amadora, som não funcionava e apresentadora Ana Maria Braga (então contratada da emissora para apresentar o programa especial) ficou nervosa e insegura.[9]

Anos depois, a TV Itapoan aumenta sua área de cobertura para cerca de 150 municípios, o equivalente a aproximadamente 10 milhões pessoas.[1]

Record Nordeste (2007–2011)[editar | editar código-fonte]

No dia 14 de janeiro de 2007, a TV Itapoan adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Baiano de Futebol. Em 11 de junho de 2007, a TV Itapoan passa a se chamar Record Nordeste, começando gerar a programação da Rede Record para os estados do Nordeste e Norte. Apesar do novo nome, a TV Itapoan permaneceu apenas no Canal 5 de Salvador. Há também a inauguração dos novos estúdios da emissora, entre eles a newsroom, que funciona como polo de jornalismo da emissora em alcance local e regional. A TV Itapoan/Record Nordeste passa a transmitir direto da newsroom, em nível nacional, o telejornal Record News Nordeste, veiculado pela Record News, canal de notícias da Rede Record.

Em 19 de outubro de 2009, a TV Itapoan passa a transmitir pela primeira vez para todas afiliadas do Nordeste (de segunda às sextas, às 11h30 até 12hs) o telejornal Record Nordeste, com apresentação de Adriana Quadros (ex-TV Bahia),[10] onde o jornal aborda as principais notícias dos estados nordestinos. A partir desse dia também, a emissora passa a utilizar a logomarca da Rede Record no canto da tela, atribuindo assim a marca da Record na "TV que mais cresce pra você". A transmissão foi até 19 de fevereiro de 2010, antes do fim do horário de verão. No dia 2 de maio de 2010, transmitiu sua última exibição do Campeonato Baiano de Futebol com o Ba-Vi no estádio do Barradão com a narração de Espedito Magrini e com comentários de Roberto Monteiro. A partida terminou 2 a 1 para o Bahia, mas como o Vitória venceu a primeira partida da final por um 1 a 0 no estádio de Pituaçu foi tetracampeão baiano de futebol.

Em outubro de 2010, a TV Itapoan voltou a transmitir para todas afiliadas do Nordeste no mesmo horário, telejornal Record Nordeste, com a mesma apresentadora. A transmissão foi até fevereiro de 2011, antes do fim do horário de verão. Depois da transmissão, a emissora nunca mais transmitiu este telejornal para afiliadas em 2011/2012 em diante.

No dia 19 de novembro de 2010, aniversário de 50 anos da emissora, foi inaugurada sinal digital em Salvador através do canal 21 com a potência de 2 kW. Por enquanto ainda não se tem previsão da digitalização das suas retransmissoras no interior, mas já há movimentação para a implantação de algumas. No mesmo ano transmitiu ao vivo uma partida de futvôlei na praia de Patamares entre Brasil e Paraguai com Walter Lima na narração.

TV Record Bahia (2011-atual)[editar | editar código-fonte]

No dia 4 de julho de 2011, a TV Record Nordeste passa a se chamar TV Record Bahia.[11]

Em 13 de outubro de 2012, às vésperas do segundo turno da eleição municipal em Salvador, advogados do candidato ACM Neto, da coligação "É Hora de Defender Salvador", anunciaram que vão ingressar com ação na Justiça Eleitoral contra a TV Itapoan/Record Bahia, por "tratamento privilegiado" na programação local aos candidatos que apoiam Jaques Wagner e o rival na disputa Nelson Pelegrino, em detrimento do Neto.[12] O uso da emissora por fins eleitorais pra prejudicar Família Magalhães (que dominou política bahiana por décadas até 2007) gerou polêmica, pois o dono, Edir Macedo é notório apoiador do Governo Dilma Rousseff (ver Controvérsias).

No dia 3 de julho de 2013, após um ano e três meses na direção da emissora, o executivo Carlos Alves passou o cargo para Fabio Tucilho. Alves deixa a direção da emissora para assumir o mesmo cargo, desta vez como diretor executivo da TV Record Brasília.[13] A troca coincide no mesmo dia em que Alexandre Raposo, então Presidente da Record desde janeiro de 2005, foi substituído por Luiz Claudio Costa.[14]

Em 4 de julho, com a inauguração da segunda filial baiana da Record, no município de Itabuna, algumas retransmissoras da Record Bahia no sul e sudoeste baiano passaram transmiti-la. O nome da emissora é TV Record Bahia Cabrália[15] , a antiga TV Cabrália.

Em 1 de dezembro de 2014, a emissora promoveu uma reformulação geral em seus programas, com novos estúdios e cenários;[16] e iniciou a transmissão da programação local em HD.[17] Além disso, o tradicional programa Se Liga Bocão, apresentado por José Eduardo, deixou de ir ao ar para dar lugar ao Balanço Geral Tarde após seis anos no ar.[17] [18]

No dia 19 de maio de 2015, a Record inaugurou o seu sinal digital na cidade de Feira de Santana com alcance em toda a região metropolitana do município.

Programas exibidos[editar | editar código-fonte]

Além de retransmitir a programação nacional da Rede Record, a TV Record Bahia produz os seguintes programas:[17]

Atuais[editar | editar código-fonte]

  • Balanço Geral Manhã (1ª edição), Jornalismo popular, apresentado por Raimundo Varela. Segunda a sexta às 06h30.
  • Bahia no Ar, Jornalismo popular, apresentado por Jessica Senra. Segunda a sexta às 07h30. Também apresentado anteriormente por Adriana Quadros e já foi apresentado por Daniela Prata (atualmente na TV Aratu/SBT).
  • Balanço Geral Tarde (2ª edição), Jornalismo popular com ênfase policial e social, apresentado por José Eduardo, o Bocão. Segunda a sexta às 12h00.
  • Cidade Alerta Bahia, Jornalismo popular com ênfase policial, apresentado por Adelson Carvalho. Segunda a sexta às 19h55.
  • Balanço Geral Especial, Jornalismo popular, apresentado por Analice Salles, aos sábados às 13h.
  • Bom D+, Programa de entretenimento musical, apresentado por Erica Saraiva e Matheus Ramos. Sábados às 13h45. Anteriormente apresentado por Scheila Carvalho e a partir de 2014 por Carla Cristina.
  • A Bahia Que a Gente Gosta, programa de entretenimento, apresentado por Ana Paula Farias. Domingos às 08h30.

Extintos[editar | editar código-fonte]

  • Bahia Record, Telejornal, apresentado por Carolina Lima (atualmente apresentadora do Band Cidade na Band Bahia). Foi apresentado também por Jefferson Beltrão (sem emissora após saída da Rede Bahia) e Marcos Pimenta (atualmente trabalha na Record Belém no estado do Pará)
  • Se Liga Bocão, Jornalismo popular com ênfase policial e social, apresentado por José Eduardo. O mesmo programa foi exibido durante alguns anos na TV Aratu/SBT.
  • Verdade do Povo, Jornalismo policial, apresentado por Analice Salles.
  • Abre Coração, Programa de assistencialismo, apresentado por Claudio Luis (atualmente na TV Atalaia, afiliada da Record no Sergipe).
  • O Mundo do Chiquinho, Programa infantil, apresentado por Edílson Oliveira da Silva (Chiquinho), atualmente trabalha como palhaço e está sem emissora.
  • Esporte Record, Telejornal esportivo, apresentado por Silvio Mendes (atualmente na TV Aratu/SBT)
  • Direto da Redação BA. Telejornal que ia ao ar das 06h30 às 07h20 apresentado por Ricardo Sapia e após sua saída apresentaram também Renata Maia.
  • Record Nordeste. Telejornal foi ao ar em diversos horários na grade e teve exibição em rede regional para as afiliadas da Rede Record no Norte/Nordeste. Foi apresentado por Adriana Quadros.
  • Informe Bahia.
  • Campeonato Baiano de Futebol. Transmissão esportiva da TV Itapoan de 2007 a 2010, tinha narradores como Oliveira Andrade (atualmente na Rede Bandeirantes), Espedito Magrini (atualmente na Rádio Sociedade da Bahia) e Silvio Mendes (atualmente na Rádio Tudo FM) e Walter Lima, que atuou como repórter e apresentador na emissora e tinha comentários como Roberto Monteiro e José Eduardo (participou apenas uma transmissão).

Equipe de repórteres[editar | editar código-fonte]

  • Cristina Miranda (matérias especiais que são exibidas para a Rede Record)
  • Fagner Coelho
  • Gomes Nascimento
  • Ícaro Almeida
  • Henrique Oliveira
  • Henrique Terra
  • João Kalhil
  • Jorge Araújo (matérias exclusivas para o Balanço Geral 2ª Edição)
  • Lais Cavalcante
  • Maíra Portela
  • Marcelo Castro (matérias policiais exclusivas para o Balanço Geral 2ª Edição)
  • Marisol Almofrey
  • Matheus Borges
  • Renata Maia
  • Suzi Martins
  • Walter Lima
  • Yula Braga (apresenta nas férias dos apresentadores: Balanço Geral Manhã e Bahia No Ar)

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Processo por praticantes de religiões afro-brasileiras[editar | editar código-fonte]

Em 2003, a emissora foi processada junto com a TV Itapoan, por praticantes das religiões afro-brasileiras (como os pais de santo e babalorixás). Os religiosos se queixaram dos constantes ataques diários dos pastores-apresentadores nos programas de televisão religiosos da TV Itapoan e TV Cabrália, feitos pela Igreja Universal do Reino de Deus, onde eles falam das práticas religiosas afro-brasileira de “encosto”, palavra associada aos espíritos que prejudicam pessoas. Os religiosos afro-brasileiros queixaram também que templos religiosos que a mantinham dentro e fora de Salvador foram atacados e tiveram os locais santos destruídos pelos evangélicos, ligados ou não a igreja. Os ataques teriam sido incentivados pelos pastores-apresentadores. Os pais de santo (babalorixás) entraram ação judicial no Ministério Público contra a Igreja Universal do Reino de Deus na Bahia e exigiam o direito de resposta nos programas e cobram da Justiça, uma punição contra o que consideram uma violação à Constituição Federal, que permite a liberdade de cultos religiosos no Brasil.

Eleições 2012[editar | editar código-fonte]

Em 13 de outubro de 2012, às vésperas do segundo turno da eleição municipal em Salvador, advogados do candidato ACM Neto, da coligação “É Hora de Defender Salvador”, anunciaram que vão ingressar com ação na Justiça Eleitoral contra a TV Itapoan/Record Bahia, por “tratamento privilegiado” na programação local aos candidatos que apoiam Jaques Wagner e o rival na disputa Nelson Pelegrino, em detrimento de Neto.[12]

“O governador Jaques Wagner, por exemplo, foi entrevistado no programa Balanço Geral, duas vezes, na segunda e na quinta-feira. (...) O candidato eliminado no primeiro turno, Mário Kertész, por sua vez, participou do mesmo programa na quinta-feira, anunciando seu apoio ao candidato petista à prefeitura de Salvador. Nesta sexta-feira, foi a vez de outro candidato derrotado, o deputado Márcio Marinho, também ocupar a programação da televisão para apoiar Nélson Pelegrino. Ainda na terça-feira, a atração foi o petista Luiz Caetano.”, reclamam os advogados do candidato.[12]

“As emissoras de televisão são concessões públicas e a legislação determina que deem tratamento igual aos candidatos.”, afirma advogada Lilian Reis.[12]

Ao souber do processo, o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, acusou a emissora de está se transformando numa linha auxiliar da campanha do PT. “Não iremos permitir esta ilegalidade”, afirma Aleluia.[12]

Referências

  1. a b c d e f g h i j Adolfo Menezes (18 de novembro de 2010). Ordem do Dia Assembléia Legislativa da Bahia. Visitado em 27 de dezembro de 2014.
  2. Record Bahia completa 54 anos de consagração R7 Bahia (18-11-2014). Visitado em 01-12-2014.
  3. Washington José de Souza Filho. Memórias do telejornalismo na Bahia – um olhar para o passado em busca da compreensão do futuro..
  4. a b c d e Leão Lobo Jornal Vale Paraibano (10 de maio de 1997).
  5. Num novo templo Veja (25 de junho de 1997).
  6. Mara Jornal Vale Paraibano (24 de maio de 1997).
  7. FESTA Jornal Vale Paraibano (7 de junho de 1997).
  8. FESTA Jornal Vale Paraibano (8 de junho de 1997).
  9. Estréia da Record decepciona baianos Jornal Vale Paraibano (22 de junho de 1997).
  10. Rafael Albuquerque (19 de Novembro de 2014). Adriana Quadros anuncia saída da Record Bahia no dia em que a emissora comemora 54 anos Bahia Notícias. Visitado em 27 de dezembro de 2014.
  11. TV Itapoan agora é Record Bahia e muda programação A Porrada (4 de julho de 2011).
  12. a b c d e Ronildo Brito (13 de outubro de 2012). Advogados de ACM Neto acionam Justiça contra TV Itapoan/Record Texeira News. Visitado em 05-07-2013.
  13. Da Redação (3 de julho de 2013, às 19:12). TV Record Bahia anuncia mudança na diretoria executiva Itapoan Online. Visitado em 04-07-2013.
  14. Da Redação (3 de julho de 2013, às 17:05). Record anuncia mudança na presidência da Emissora Itapoan Online. Visitado em 04-07-2013.
  15. Listando canais de Itabuna, BA Portal BSD (2-13). Visitado em 08-07-2013.
  16. Record Bahia começa transmissão HD; conheça os novos estúdios R7 Bahia (1-12-2014). Visitado em 1-12-2014.
  17. a b c Record Bahia começa hoje transmissões com sinal HD R7 Bahia (01-12-2014). Visitado em 01-12-2014.
  18. Programa 'Se Liga Bocão', da TV Record Bahia, será retirado do ar nos próximos meses Bahia Notícias (10-09-2014). Visitado em 01-12-2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]