TV Record Belém

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TV Record Norte)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TV Record Belém
Rádio e Televisão Marajoara Ltda
TV Record Belém
R. dos Tamoios, 1448 - Batista Campos
Cidade de concessão Belém, PA
Canais
10 VHF analógico
22 (10.1) digital
Slogan Record Belém: TV Aberta Para O Novo (local)
Record: Uma TV Aberta Para O Novo (rede)
Rede Rede Record
Pertence a Grupo Record
Proprietário Edir Macedo
Fundação 10 de junho de 1997
Prefixo ZYB 204
Cobertura 71% do estado do Pará
Nome(s) anteriore(s) TV Record Norte
Página oficial Record Belém [1] r7.com

TV Record Belém é uma emissora de televisão brasileira seiada em Belém, capital do estado do Pará. Opera nos canais 10 VHF e 22 UHF digital, e é uma emissora própria da Rede Record.

A TV Record Belém segue normalmente a programação da Rede Record gerada diretamente de São Paulo, mas quando entra em vigência o Horário de Verão no centro-sul brasileiro, a emissora segue a programação da Rede Fuso da Record. Durante os sábados e domingos, a programação é transmitida em tempo real, devido ao fato dos programas desses dia terem em sua maioria classificação DJCTQ - L.svg ou DJCTQ - 10.svg.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

Antes da inauguração da Record Pará, em 1997, a Rede Record foi retransmitida no estado, nos períodos de 1967 à 1969 e 1990 à 1995, pela TV Guajará.

1967-1969[editar | editar código-fonte]

A TV Guajará entrou no ar em 1967 com uma programação totalmente local, de apenas 3 horas por dia, ao contrário da concorrente TV Marajoara, canal 2, que entrou no ar em 1961 retransmitindo a Rede Tupi.

Ainda em 1967, a TV Guajará passa a retransmitir a REI (Rede de Emissoras Independentes), lideradas pela Rede Record. Com isso, a emissora amplia sua programação, exibindo programas, séries e telejornais gravados direto da cidade de São Paulo, que eram trazidos de avião para Belém, pois não havia transmissões de micro-ondas e satélite.

Em 1969 a TV Guajará deixa a REI para retransmitir a Rede Globo.

1990-1995[editar | editar código-fonte]

Em 1º de novembro de 1990, após afiliar-se por 7 anos à Rede Globo e 14 anos à Rede Bandeirantes, a TV Guajará volta a retransmitir a Rede Record. A parceria entre as duas emissoras dura até 1º de novembro de 1995, quando a TV Guajará, após ser vendida à Assembléia de Deus, é renomeada Boas Novas Belém, e passa a retransmitir a programação da Rede Boas Novas. na época afiliada à CNT.

Rádio e Televisão Marajoara[editar | editar código-fonte]

Outra fase da história da Record em Belém, é quando o empresário, cantor, apresentador, Carlos Santos, decide montar sua emissora de TV.

Na época, ele conseguiu a concessão para atuar pelo canal 10, porém vários problemas técnicos e adinistrativos o impediram que continuasse com seu plano. A Rede Record, então ofereceu uma proposta de compra da concessão e dos bens que já haviam sido construidos.

Record Pará (1997-2008)[editar | editar código-fonte]

A TV Record Pará foi criada em 10 de junho de 1997, pouco mais de 2 anos após o fim da TV Guajará e mais de um ano e meio sem o sinal da Rede Record na região, já que não havia nenhuma emissora disponível na região para substituir a antiga emissora. Anos depois, a Record Pará se tornou a principal retransmissora da Record no norte do Brasil. Sua área de cobertura é de cerca de 71% dos lares paraenses.

Record Norte (Desde 2008)[editar | editar código-fonte]

No dia 7 de janeiro de 2008, a Record Pará passa a se chamar Record Norte. Há também a inauguração dos novos estúdios da emissora, entre eles a "newsroom", que funciona como pólo de jornalismo da emissora em alcance local e regional. A programação local também é reformulada, com a estréia de novos programas e telejornais.

Em 2009 a emissora passa a se chamar Record Belém.

A emissora obteve expressivos índices de audiência, Por conta disso ganhou grande destaque nos telejornais e programas da Rede Record a nivel nacional, Em alguns momentos conquistou a liderança na capital, preocupando sua principal concorrente , a TV Liberal (afiliada da Globo no Pará).

No dia 10 de maio de 2012 a Record Belém estreou sua programação local em alta definição, Sendo a primeira emissora regional com programação nesse formato.

Durante o período do horário de verão parte de sua programaçao é gravada, Mantendo apenas o Jornal da Record em tempo real. No fim de semana a grade local e a nacional seguem sendo transmitidas em tempo real com 1h de antecedência.

Programação Local[editar | editar código-fonte]

  • Fala Pará: Telejornal, exibido diariamente, às 07:30. Apresentação, Isabela Medeiros.
  • Balanço Geral - PA: Jornalístico, exibido diariamente, às 12:40. Apresentação, Renê Marcelo.
  • Cidade Alerta Pará: Programa Policial, exibido diariamente, às 18:40. Apresentação, Marcus Pimenta.
  • Pará Record: Telejornal, exibido diariamente, às 20:00, o programa traz informações do dia a dia. Apresentação, Marina Miralha e Rogério Spinelli.
  • Balanço Geral - Casos de Polícia: Programa Policial, exibido todos os sábados, às 13:00. Apresentação, Marcus Pimenta.

Programas Extintos[editar | editar código-fonte]

  • Fala Pará Entrevista
  • Eco Record
  • PA - Direto da Redação
  • Esporte Record Pará
  • Record em Alerta
  • Tudo a Ver Pará
  • Balanço Geral Manhã (PA)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.