TV Serra Dourada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Serra Dourada
TV Serra Dourada Ltda.
TV Serra Dourada
Goiânia, Goiás
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais
09 VHF analógico
20 UHF e 9.1 Virtual digital
Outros canais 17 (NET Goiânia)
18 (NET Anápolis)
Sede Bandeira de Goiânia.svg Goiânia, GO
Edifício Castorina Bittencourt Alves - Rua 73, 349 - Jardim Goiás
MAPA
Slogan Uma TV igual a você
Rede SBT
Pertence a Grupo João Alves de Queiroz
Proprietário João Alves de Queiroz Filho
Presidente João Alves de Queiroz Filho
CNPJ 01.061.837/0001-03
Fundação 14 de maio de 1989 (26 anos)
Prefixo ZYA 576
Cobertura Cerca de 90% do estado de Goiás
Potência 30 kW
Página oficial tvsd.com.br

TV Serra Dourada é uma emissora de televisão brasileira sediada em Goiânia, capital do estado de Goiás. Opera nos canais 9 VHF e 20 UHF digital, e é afiliada ao SBT. A emissora pertence ao Grupo João Alves de Queiroz, e gera sua programação para cerca de 90% do estado. Seus estúdios estão localizados no Jardim Goiás, junto aos da Rádio 99,5 FM, enquanto sua antena de transmissão está no Morro do Mendanha, no bairro Jardim Petrópolis.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 14 de maio de 1989, pertencendo ao grupo Alô Brasil, que havia adquirido a concessão do ex-senador biônico Benedito Vicente Ferreira (Benedito Boa Sorte), posteriormente vendida ao grupo Arisco por conta de dívidas da extinta rede de supermercados, a TV Serra Dourada desde o princípio é afiliada ao SBT em Goiânia, estado de Goiás, transmitindo um misto de programação, entre programas nacionais e locais, mais de 20 horas por dia.

Assim que foi inaugurada, a emissora chegava para cobrir o vazio do SBT, que tinha expulsado a então TV Goyá de sua rede. A Serra Dourada entrou no ar com os programas Informativo Serra Dourada e TJ Goiás, inspirado no TJ Brasil, de Bóris Casoy.

O principal programa da TV Serra Dourada é o Jornal do Meio Dia, criado em 1991 por Cassim Zaidem, recém-saido da TV Anhanguera. Até hoje no ar, é um telejornal comunitário, com a duração de 55 minutos, onde mescla notícias, comentários, música e trabalho social.

Na manhã do dia 13 de março de 1999 a orelha de Wellington Camargo, irmão da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, foi colocada nos jardins da emissora, na época de seu sequestro. O ato foi uma resposta dos sequestradores às constantes indagações da família sobre se Wellington estaria ainda vivo ou não.

A primeira sede da TV Serra Dourada, na rua Pouso Alto, em Campinas, sofreu um incêndio em 1999, e com a criação da Rádio Serra Dourada FM, hoje 99,5 FM era necessário ampliar a sede, o que não era possível em Campinas. A nova sede foi construída no Jardim Goiás, perto do Shopping Flamboyant e da rodovia BR-153.

Na sua estreia, o transmissor (Harris) tinha potência de 40 kW, mas com a instalação da retransmissora de Anápolis e outros municípios limítrofes à Região Metropolitana de Goiânia, teve a potência reduzida a 30 kW (agora um NEC). O canal é transmitido via satélite pelo Brasilsat B4Na frequência 3705 Horizontal . Em outubro de 2010 os seus telejornais estreiam novos estúdios.

No dia 15 de fevereiro de 2011 durante a exibição do programa Jornal do Meio Dia, a TV Serra Dourada iniciou a transmissão do seu sinal digital para Goiânia e região metropolitana.

Durante as ondas de manifestações no Brasil, no dia 24 de junho de 2013, os carros de reportagem da TV Anhanguera, da TV Serra Dourada e do jornal O Popular, foram destruídos e depredados em frente à sede da prefeitura goiana[1] . Além do carro, a TV Serra Dourada teve a sua sede depredada[2] .

Audiência[editar | editar código-fonte]

Com a programação mais forte seja regional ou nacional com a liderança de audiência com o Jornal do Meio-Dia e a novela Chiquititas e a segunda colocação em outras atrações,a TV Serra Dourada detém a vice-liderança para o SBT no estado de Goiás segundo o IBOPE sendo a melhor praça da rede de Silvio Santos.

Sinal[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]