TV Universitária (Recife)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TV Universitária
Universidade Federal de Pernambuco
TV Universitária (Recife)
Recife, Pernambuco
Brasil
Tipo Educativa
Canais Digital: 40 UHF
Virtual: 11 PSIP
Outros canais 11 (Claro TV)
Analógico:
11 VHF (1968-2017)
Sede Recife, PE
Slogan Nossa TV pública
Rede TV Brasil
Rede(s) anterior(es) TVE Brasil (1978-1997; 2007)
TV Cultura (1997-2009)
Fundador(es) Murilo Humberto de Barros Guimarães
Pertence a Núcleo de Rádio e TV Universitárias
Proprietário(s) UFPE
Presidente Marco Mondaini
Fundação 22 de novembro de 1968 (55 anos)
Prefixo ZYB 306
Prefixo(s) anterior(es) ZYB 54
Emissora(s) irmã(s)
  • Rádio Paulo Freire
  • Universitária FM
Cobertura Grande Recife e áreas próximas
Coord. do transmissor 8° 2' 57.9" S 34° 52' 29.8" O
Agência reguladora ANATEL
Informação de licença
CDB
PDF
Página oficial www.ufpe.br/ntvru

TV Universitária é uma emissora de televisão brasileira sediada no Recife, capital do estado de Pernambuco. Opera no canal 11 (40 UHF digital) e é afiliada à TV Brasil. Pertence ao Núcleo de Rádio e TV Universitárias da Universidade Federal de Pernambuco, do qual também fazem parte as rádios Paulo Freire e Universitária FM. Foi inaugurada em 1968, sendo a primeira emissora de TV educativa criada no país.

História[editar | editar código-fonte]

A TV Universitária foi criada em 22 de novembro de 1968,[1] como veículo integrante do Núcleo de TV e Rádios Universitárias - órgão suplementar da UFPE - com a finalidade de ampliar os horizontes da informação, cultura e educação. Na época, a TV era o meio de comunicação que mais crescia, segundo a UNESCO, e o Brasil estava entre os dez países com o maior número de aparelhos de televisão. O Nordeste possuía 200 mil televisores residenciais e, mesmo fazendo parte de uma das regiões mais pobres do país, essas estatísticas foram utilizadas como justificativa para implantação do canal em Pernambuco, de acordo com o relatório "Televisão Universitária - Canal 11", sobre a implantação da emissora.

Ainda segundo o documento, o analfabetismo atingia 50% da população e era o mesmo índice de habitantes em idade escolar. Para educar e formar essa parcela da sociedade que estava distante dos centros de educação, a TVU foi criada por ter um alcance maior.

A emissora iniciou sua produção com mais de 20 programas. Sob a direção geral do professor Manoel Caetano, o departamento de produção contava com uma equipe de 12 pessoas. O setor produzia 11 programas, entre eles Sala de Visitas, O Grande Júri, No Mundo das Artes e Isto é Universidade. Hoje, a TV Universitária faz parte da Rede Pública de Televisão (RPTV) que atinge 98 milhões de telespectadores em todo Brasil. Em 2008 a emissora passou a exibir a programação da TV Brasil, contudo sem deixar de exibir a TV Cultura.

Em 2009 a emissora deixou a TV Cultura após 8 anos de parceria.[carece de fontes?] A Rede, formada a partir da criação da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC) possui 22 emissoras afiliadas, transmitindo programas de produção local e nacional para Pernambuco e parte dos estados que fazem divisa.[carece de fontes?]

Como órgão vinculado à Universidade Federal de Pernambuco, a emissora também contribui para a formação de profissionais da área. O projeto RTV-Escola permite que alunos dos cursos de Comunicação Social da UFPE tenham acesso a estágios, nos quais vivenciam a rotina de uma emissora de TV, com maiores chances de ingressarem no mercado de trabalho. O Diretor do Núcleo de TV e Rádios Universitárias é José Mário Austregésilo.

Com o projeto Universidade Autônoma, os vários segmentos da instituição procuram formas que viabilizem seus produtos e serviços. O marketing procura criar novas alternativas para produção local de qualidade através do apoio cultural, buscando nas empresas públicas e privadas o patrocínio cultural como técnica associativa. Ao vincular-se a uma ação cultural, o órgão patrocinador exprime sua identidade e agrega os valores da empresa.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
11.1 40 UHF 1080i Programação principal da TV Universitária / TV Brasil

A emissora iniciou suas transmissões digitais em 13 de abril de 2017, através do canal 40 UHF.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Universitária, bem como as outras emissoras do Recife, cessou suas transmissões pelo canal 11 VHF em 26 de julho de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[2] Ao contrário das demais emissoras, a emissora só encerrou suas transmissões horas depois, já na madrugada de 27 de julho.

Referências

  1. «TV Universitária - História». Consultado em 16 de novembro de 2011. Arquivado do original em 5 de dezembro de 2011 
  2. Higa, Paulo (15 de fevereiro de 2016). «Quando a TV analógica será desligada na sua cidade». Tecnoblog. Consultado em 14 de abril de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.