Taça Brasil — Zona Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Taça Brasil - Zona Sul)
Ir para: navegação, pesquisa

A Taça do Brasil era disputada entre os campeões estaduais. A grande diferença é que em seu início e em quase todas as edições, clubes de São Paulo (desde 1959) e da Guanabara (desde 1961), atual Estado do Rio de Janeiro, entravam nas semifinais, contra os clubes que ultrapassassem as fases eliminatórias anteriores.

Estas fases eram divididas em 2 zonas: Zona Norte e Zona Sul,que se juntavam ao campeão Paulista e ao campeão carioca para fazerem as semifinais da Taça Brasil

A Zona Norte da Taça Brasil era dividida em 2 grupos o Grupo Norte e o Grupo Nordeste até o ano de 1967. Os vencedores de cada grupo disputavam para ver o vencedor da ZONA NORTE da Taça Brasil

O campeão do Grupo Leste (depois de 1961, do Grupo Central) da Taça Brasil,disputava com o vencedor do Grupo Sul para apurar o vencedor da Zona Sul da Taça Brasil.

Cabe dizer que nem todas as vezes o Grupo Sul era jogado unicamente por clubes da Região Sul, em 1961, por exemplo, Palmeiras ganhou o Grupo Sul e depois perdeu a decisão da Zona Sul para o America, do Rio de Janeiro.

O vencedor Zona Sul da Taça Brasil envolveu o vencedor do Grupo do Sul com o vencedor do Grupo Leste até 1961; de 1962 a 1965, envolveu o vencedor do Grupo Sul e do Grupo Central. Em 1967 e 1968 foi disputado em um triangular. O Fluminense e o America, hoje, do atual Estado do Rio de Janeiro, disputaram o torneio pelo Estado da Guanabara.

Ano Campeão Vice
1959 Rio Grande do Sul Grêmio Minas Gerais Atlético
1960 Guanabara Fluminense Rio Grande do Sul Grêmio
1961 Guanabara America São Paulo Palmeiras
1962 Rio Grande do Sul Internacional Minas Gerais Cruzeiro
1963 Rio Grande do Sul Grêmio Minas Gerais Atlético
1964 Minas Gerais Atlético Santa Catarina Metropol
1965 Rio Grande do Sul Grêmio Minas Gerais Siderúrgica
1966 Minas Gerais Cruzeiro Rio Grande do Sul Grêmio

Fontes[editar | editar código-fonte]