Tabitha Smith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Tabitha Smith é uma personagem fictícia do Universo Marvel. Criada porJim Shooter e Al Milgrom, a personagem apareceu pela primeira vez em Guerras Secretas II # 5 (Novembro de 1985). Mais tarde, apareceu também como um membro da X-Force, Novos Mutantes e, mais recentemente, como membro da Nova Onda. Desde sua primeira aparição, Tabitha já usou uma série de codinomes diferentes, incluindo Boom Boom e Dinamite. Tabitha é um dos mutantes ter mantido seus poderes após a minissérie Dinastia M, em 2006.

História[editar | editar código-fonte]

Tabitha Smith
Outro(s) nome(s) Tabitha Smith
Espécie Humano Mutante
Afiliações X-Men
X-Force
Novos Mutantes
Exterminadores
Nova Onda
Criado por Jim Shooter
Al Milgrom
Primeira aparição Secret Wars II #5 (Novembro 1985)
Editora(s) Marvel Comics
Espécie Humano Mutante
Afiliações X-Men
X-Force
Novos Mutantes
Exterminadores
Nova Onda
Codinomes conhecidos Bomba de tempo;
Boom-Boom
Mutante #35 Dinamite
Habilidades Pode criar "bolas" de energia psônica que explode ao passar do tempo;
Perita em artes marciais.

Tabitha vivia em um trailer em Jonestown, Pensilvania. Acreditava que sua mãe estava morta e vivia com o pai bêbado e desempregado, e sua situação piorou ainda mais quando seu poder mutante surgiu aos 13 anos. Seu pai tinha vergonha da filha mutante, era vitima de maus tratos físicos até que fugiu e passou a morar na rua. Ela nunca comenta do incidente que a afugentou deste lugar.

Tabitha conheceu o poderoso Beyonder quando ele veio a Terra promover a segunda Guerra Secreta.

Morando na rua, Tabitha é aliciada pelo mutante Vanisher que ensinava garotos de rua a roubar carteiras cobrando uma porcentagem de tudo que elas conseguiam. Os trombanhas eram conhecidos como Anjos Caídos. Cansada de ser explorada, Tabitha chama o X-Factor (que possuia a mesma formação da equipe original dos X-Men.) para detê-lo, assustado, Vanisher prefere sumir e deixar Dinamite livre.

Novos exterminadores[editar | editar código-fonte]

O X-Factor fingia ser uma equipe caçadora de mutantes mas, na verdade, ajudavam secretamente os de sua espécie. Tabitha passou a morar com a equipe e lá tinham outros mutantes adolescentes que juntos formavam a equipe trainee conhecida como Novos Exterminadores. Um de seus colegas de equipe era Rictor, que inicialmente tinha um grande interesse não-correspondido por ela. Quando Nova Iorque foi invadida por demônios do Limbo, os Novos Exterminadores intervieram e conheceram os Novos Mutantes durante a batalha, as duas equipes ficaram muito amigas mas Dinamite não gostava muito deles inicialmente por achá-los muito caretas.

Novos Mutantes[editar | editar código-fonte]

Os Novos Mutantes tinham acabado de perder a liderança de Magneto e foram atrás do X-Factor para abrigá-los em sua Nave, assim Novos Mutantes e Novos Exterminadores se tornam uma equipe só e juntos tiveram aventuras em Asgard, contra a Força Federal entre outras.

Mesmo o rejeitando sempre, ficou magoada quando viu o interesse que Rictor tinha por Lupina.

Outro pretendente que Dinamite rejeitava era o tímido Míssil pois o considerava caipira demais mas, quando Míssil beijou a vilã Dragonesa durante uma batalha, a ciumenta Dinamite o beija também. Tabitha e Míssil logo começam a namorar.

Dinamite e outros integrantes das equipes X foram capturados pelos magistrados de Genosha liderados por Cameron Hodge. Logo de primeira, Dinamite não se entende com Jubileu já que ambas possuem personalidades, literalmente, explosivas.

X-force[editar | editar código-fonte]

Dinamite se encarregou em desenhar os novos uniformes quando Cable transformou os Novos Mutantes em X-Force. A equipe teve uma grande reformulação com a entrada de Novos Integrantes com Siryn, Apache, Shattestar e Feral. Dinamite e Missil entram em acordo que continuariam a seguir Cable mas sem nunca esquecer o sonho que seguiam anteriormente, de coexistencia entre humanos e mutantes.

Em uma batalha contra a Frente de Libertação Mutante, Dinamite tem a mandíbula fraturada por um chute de sua antiga colega, Skids. Por causa disso, Tabitha teve que usar um aparelho que imobilizava sua mandíbula.Quando Missil foi chamado para ser um X-Man, Tabitha começou a se sentir muito solitária não tendo mais seu namorado tão presente. Apesar de ambos estarem na Mansão Xavier, a dedicação que ele precisava ter como X-Man o impedia de dar tanta atenção a ela. Paralelamente Passou a cuidar de Dentes de Sabre que, após ter sido gravemente ferido por Wolverine, perdeu toda a consciência de quem era e agia como um pacato felino assustado. Tabitha começou a se dedicar a Dentes-de-Sabre como se fosse um bicho de estimação indefeso levando pote de leite para o Dentes de Sabre.

Tabitha insistia em acreditar que Dentes de Sabre tinha deixado definitivamente de ser o genocida de outrora apesar da X-Force, Sam e até Xavier a repreenderem e a proibirem de visita-lo pelo perigo que isso podia significar.

Mas cuidar Dentes de Sabre significava muito para ela: Dinamite nunca teve muito carinho, nem de seu pai nem de ninguém, sempre sofreu com o abandono e se sentiu desolada de ser obrigada pelos colegas de equipe a fazer o mesmo com Dentes. Por causa disso, tentou resgatar o seu passado visitando seu pai. Conversou com ele e descobriu que sua mãe não tinha morrido e sim tinha abandonado os dois. Mas por azar, o mutante Holocausto estava em seu encalço para captura-la e explodiu sua casa, este ataque feriu gravemente seu pai. Aos poucos, Dentes-de-sabre foi recuperando a sua memória e esperou o momento oportuno para ataca-la. Psylocke tentou protegê-la e saiu gravemente ferida do confronto. Creed foge.

Fusão[editar | editar código-fonte]

Atacada por Dentes de sabre, se sentindo abandonada pelo namorado e se sentindo culpada pelo estado terminal de seu pai, Tabitha não se desanimou: Decidiu mudar de vida, cortou os cabelos ainda mais curtos, mudou de uniforme e de codinome. Mudanças externas para pontuar as mudanças internas. Com isso, ela parou de lamentar por sua vida e passou a ser muito mais fria. Na primeira missão depois da mudança de nome, Fusão quase mata Blob fazendo ele engolir uma poderosa bomba criada por ela, suas amigas Dominó e Siryn ficam preocupadas com esse lado de Dinamite.

Com Míssil gastar seu tempo com os X-Men, Tabitha fica mais perto de Mancha Solar e começam uma aventura de curta duração. Míssil descobre e é inicialmente fica irritado, mas reconcilia com ambos os seus amigos, reunir X-Force no processo. Após um incidente em que o Alto Evolucionário desliga todos os poderes mutantes, Tabitha e Míssil chegam mais perto de reacender seu relacionamento.

X-force de Peter Widson[editar | editar código-fonte]

Entretanto, a perda repentina de energia bateu realmente para casa de Míssel, sobre o quão pouco que tinha sido feito ultimamente para ajudar a espécie mutante. Ele voltou em contato com Peter Wisdom , e juntos eles criaram um plano para a reativação da X-Force como uma equipa de ataque encoberta. Alguns mutantes, concordaram em entrar neste novo arranjo, e eles passaram a residir em uma base de Hulkbuster Nevada abandonada por extenso de reciclagem para o combate marcial e do uso de seus poderes. Em particular, Tabitha aprendeu a dirigir a força explosiva de seu poder em correntes de energia dirigida, e também foi fortemente treinados em computador cortando e manipulando a informação digital.

Quando Peter Wisdom assumiu a liderança da X-force, ele os introduziu ao mundo das operações seretas.Descobriram um grande complexo subterrâneo onde a irmã de Wisdom, Romany, estava infectando pessoas com DNA alienígena para alterar a raça humana. Na batalha final, a X-Force destruiu o complexo alienígena e foi dada como morta.

Submundo[editar | editar código-fonte]

Quando Cable descobriu indícios sobre a existência de um programa da Arma X, destinado a usar mutantes para caçar e internar outros mutantes, ele criou uma organização para investigar o programa e seu campo de internação, a Terra do Nunca. Ele nomeou a organização de Submundo e convidou Dinamite para fazer parte do seu grupo de elite, que mais tarde recebeu o reforço do agente da Arma X, Brent Jackson, que organizara um golpe contra o Diretor do projeto, formando sua própria equipe composta por “Washout”, Medula, Selvagem e Sauron.

Jackson traiu a equipe de Cable depois que seus planos deram certo, apagando suas memórias sobre o evento.

Algum tempo depois, Cable descobre outra ameaça à espécie mutante, as criaturas vorazes conhecido como o Skornn , uma criatura que iria ameaçar a Terra. Ele recolhe e reúne X-Force, a fim de lidar com eles. Embora ambos Míssel e Mancha Solar também estão envolvidos no conflito, sentimentos de Tabitha para tanto não foram criados. No entanto, ela revela ter aprendido um novo truque com seus poderes mutantes quando ela canalizou uma das bombas através de seus tempo lâmina Shatterstar em linha reta no peito de um adversário aparentemente imbatível. Após a Skornn também foi derrotado, alguns dos X-Force continua juntos, ajudando a clabe em Providence, uma nação insular que ele criou. Depois, ela ajuda-los a atacar a sede da Caixa Preta, embora o ocupante acaba por ser um robô. Tabitha é um dos poucos mutantes que mantêm seus poderes após os eventos do Dia-M .

Nova Onda[editar | editar código-fonte]

Tabby, juntamente com Monica Rambeau (Fóton, ex-líder dos Vingadores), Aaron Stack (Homem Máquina), Elsa Bloodstone e O Capitão, foi recrutada por uma organização chamada Ó.D.I.O (Órgão de Destruição dos Inimigos da Ordem) para servir na Nova Onda, uma equipe supostamente de combate ao terrorismo.

Porém Tabby descobriu que o Ó.D.I.O e sua agência correlata, a Corporação Além®, estavam sendo financiadas pelo S.I.L.Ê.N.C.I.O, uma organização terrorista, e que o plano de marketing da Corporação Além® envolvia testar armas de destruição em massa em solo estadunidense, e a equipe se rebelou e fugiu.

Entre os inimigos enfrentados, encontram-se Fing Fang Foom, Homens-brócolis, Acéfalos e Stephen Hawkings mutantes.

Ela foi essencial para a derrocada do S.I.L.Ê.N.C.I.O. quando a Nova Onda enfrentou o Homem Fuleiro, segundo ele mesmo, o ser mais poderoso do Universo Marvel, triste por ter salvado a Terra várias vezes e ninguém nunca ter notado. Ele atacou a equipe com um poder de controle de mente, que não funcionou em Tabby, afinal, ela não tem uma.

A Iniciativa[editar | editar código-fonte]

Tabitha Smith foi identificado como um dos 142 super-heróis registrados que aparecem na capa solicitado dos quadrinhos Avengers: The Initiative

Destino Manifesto[editar | editar código-fonte]

Tabitha vai para São Francisco para ajudar com novos planos do X-Men de deslocalização, e retomou a utilizar o codinome Boom Boom. Enquanto faz compras em São Francisco, ela confronta o mutante Nuwa . Forçado pela Fera para enfrentar Nuwa através da investigação, em vez de força sozinho, ela descobre usando uma paródia velada de MySpace e Facebook, chamado FaceSpace a verdadeira natureza do Nuwa de poderes sedação, então anula-los por consumir grandes quantidades de estimulantes , nomeadamente a cafeína em um número indeterminado de espressos.

O Sequestro e a Possivel Morte[editar | editar código-fonte]

Tabitha é posteriormente sequestrado junto com Faísta e Santânico pela Rainha Leprosa e sua Liga Sapiens. A rainha Leprosa tenta injetar-la com uma versão modificada do Vírus Legado, um vírus que tinha sido curado anos antes de que aflige principalmente os mutantes, quando os membros da X-Force chegam para tentar salvá-la e Faísca, e Santânico. Depois de Ciclope se recusa a esperar o tempo suficiente para Wolverine e Domino para matar a Rainha Leprosa, eles são enviados através do tempo para ajudar a cable, deixando a rainha Leprosa e Tabitha sozinho. A rainha leprosa revela a Tabitha que ela tinha a intenção usar o X-Force para matá-la, uma vez que Bastion não vai deixar a cometer suicídio e que o plano era para Wolverine matá-la e resgatar gato malhado. A Rainha Leprosa diz a Tabitha que a X-Force falhou olhando nos olhos dela.Após a missão X-Force no futuro é completa, X-23 surge a partir dos segundos timestream antes da Rainha Leprosa estáva prestes a matar Tabitha e atira na cabeça dela. Com a Rainha Leprosa morta e Boom Boom e outros salvos, X-23 cai em exaustão, assim como uma equipe de HAMMER tempestade agentes do edifício, proporcionando Tabitha com assistência médica, tendo X-23 em custódia. Os agentes são dadas a fim de ter uma amostra genética de Tabitha e depois matá-la, mas um agente pretende estuprá-la antes de matá-la. Ela é salva da morte mais uma vez por Apache, que mata os agentes antes que eles são capazes de contaminar-la e leva para o esconderijo da X-Force para ver se ela se lembra de mais alguma coisa sobre seu sequestro.

Utopia[editar | editar código-fonte]

Boom Boom é visto mais tarde durante os eventos de " Utopia ", entre os mutantes reunidos em Noturno capela como todos eles se preparam para abandonar São Francisco para a base que o X-Club tem levantado a partir do fundo do oceano. Ela está entre o primeiro grupo de mutantes teleportado por Fada para a nova base.Boom Boom, era também um dos X-Men que derrotaram os invasores chamdos Predator X que atacaram Utopia. Boom Boom, Homem-de-Gelo e Colossus se uniram para derrotar o primeiro Predador X,Colossus espanca o predador e depois Dinamite coloca um bomba na boca dele e Homem de Gelo congela ele e depois ele explode.

Segundo Advento[editar | editar código-fonte]

Dinamite é visto lutando ao lado Escalpo, Avalanche e Mancha Solar contra os lacaios do Bastião.

Afiliações[editar | editar código-fonte]

Tabitha já teve participação nos Exterminadores, Novos Mutantes e na X-Force. Atualmente se encontra com o grupo Nova Onda.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Tabitha Smith é um mutante que originalmente tinha a excepcionalmente forte capacidade de criar orbs amarelos variavelmente porte e esferas de plasma puro, energia ígnea-like, que ela chama de "bombas-relógio". Essas "bombas-relógio" explodir com força de concussão. Ela pode produzir tamanho de mármore-energizadas "bombas" que têm pouco impacto concussão e que ela usa para jogar partidas. Ela produziu "bombas-relógio" que vão até o tamanho de uma bola de trator de demolição que são capazes de destruir objetos duráveis, incluindo um Predator X , [ 40 ] e um futurista Nimrod . [ 41 ] Tabitha também pode controlar a quantidade de tempo antes da detonação. Finalmente, ela pode abafar mentalmente o som da detonação.

Ela é um combatente justo mão-de-mão, treinado em combate desarmado por cabo . o volume e número necessário ] Ela adora jogos de vídeo e é um ladrão realizado, tendo sido treinado pela Vanisher . o volume e número necessário ]

Sob a direção de Pete Wisdom ela aprendeu a concentrar sua energia na forma de fluxos de força de concussão. o volume e número necessário ]

Em Nextwave, suas habilidades mutantes são resumidos como "a capacidade mutante explodir coisas e roubar todas as suas coisas." carece de fontes? ] Ela também tem acesso a suporte tecnológico, tais como jetpacks. Ela era aparentemente imune a Forbush Homem habilidades entortar mente 's, porque ela supostamente não tinha mente para entortar. o volume e número necessário ]