Tabom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tabom ou, coletivamente, Tabons é o nome pelo qual ficou conhecido em Gana o grupo de ex-escravos brasileiros que, após a Revolta dos Malês, ocorrida na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835 na cidade de Salvador, capital da então província da Bahia, no Brasil, chegou ao país.

Na ocasião, ex-escravos de origem islâmica retornaram à África, para países da costa ocidental como Nigéria, Benim (na época Daomé), Togo e Gana, não necessariamente os países de procedência de suas linhagens. Os que foram para Gana, em 1836, foram denominados "Tabom" porque, desconhecendo a língua local, respondiam apenas "tá bom" (corruptela de "está bom") a tudo que lhes era dito.

Originalmente estabelecidos na região em torno ao porto de Acra, que na época ainda não era a capital ganesa, acabaram por conquistar o respeito da população por disseminar tecnologias ainda ali desconhecidas, como por exemplo técnicas para a localização de água doce, o que em muito contribuiu para o desenvolvimento da cidade. Também eram bons alfaiates, detendo até hoje a liderança no setor de alfaiataria no país.

Embora tenham perdido a capacidade de falar português, mantêm a referência de ser um grupo de ex-escravos brasileiros, conservando algumas tradições ligadas à música e ao vestuário.

São conhecidos pelos locais pelos seus nomes portugueses porém, segundo a embaixadora brasileira no país, Irene Gala, sua história é pouco contada mesmo em Gana, a despeito da importância que tiveram para o desenvolvimento sobretudo da cidade de Acra, hoje a capital.

No Benim, no Togo e na Nigéria os afro-brasileiros retornados são chamados de Agudás ou Amarôs.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

O primeiro livro sobre a história dos tabons ("Tabom. A comunidade de afro-brasileiros do Gana") foi escrito pelo brasileiro Marco Aurelio Schaumloeffel.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.