Tabuk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para a cidade filipina, veja Tabuk (Filipinas).

Tabuk é uma cidade que fica ao noroeste da Arábia Saudita. Ela é uma das principais cidades do país. A cidade importante mais próxima de Tabuk é Al Bi'r, que fica ao norte da cidade. Tabuk é rodeada por montanhas dos montes uwairedh. A cidade fica numa região seca e desértica da Arábia Saudita. Tabuk é a capital da província Tabuk, no noroeste da Arábia Saudita. Tabuk tem 441.351 habitantes (censo de 2004).

Geografia e Clima[editar | editar código-fonte]

Possui verões quentes e invernos suaves. As temperaturas no verão variam entre 26 e 46° C, enquanto que no Inverno variam entre -4 e 18° C, com geadas e temperaturas atingindo até -6 °C em alguns invernos. O período chuvoso em Tabuk acontece nos meses de inverno de novembro a março, e a precipitação varia entre 50 e 150 mm. A neve acontece a cada 3-4 anos em média.

As fronteiras da região de Tabuk se estendem desde a fronteira saudita-jordaniana ao norte de Medina Al Munawwarah e do Mar Vermelho, a oeste com a depressão Hufa no leste. Encontra-se na junção da cordilheira de Hejaz. Há uma abundância de água subterrânea na região e a área é cercada por morros, sendo os mais importantes deles Wadi Al-Akhdar (vale verde), Wadi Damm e Wadi Asafir.

A cidade de Tabuk é uma importante porta de entrada no norte da Arábia com rotas comerciais ativas.

Tabuk é a capital da região, que inclui vários distritos administrativos, tais Al-Wajh, Duba, Tayma, Umluj e Haql.

Desde a antiguidade Tabuk exerceu intercâmbio cultural e trocas comerciais com vizinhos e civilizações antigas do norte da Arábia, tais como Síria, Egito e Mesopotâmia.

Tem sido referida por vários historiadores e geógrafos como uma cidade localizada na antiga rota de comércio entre o Iêmen e a Síria.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.