Taco Bell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Taco Bell
Logotipo
Tacobellheadquartersirvine.jpg
Sede da Taco Bell em Irvine, Califórnia
Razão social Taco Bell IP Holder, LLC
Tipo Subsidiária
Slogan "Live más"
(em Espanhol)
Indústria Restaurantes
Fundação 21 de março de 1962 (55 anos) em Downey, Califórnia,
 Estados Unidos
Fundador(es) Glen Bell
Sede Irvine, Califórnia,
 Estados Unidos
Área(s) servida(s) Mundo
Locais 7.000 restaurantes[1]
Proprietário(s) Yum! Brands
Pessoas-chave Brian Niccol (CEO)[2]
Empregados 175 000
Produtos Fast-Food
Faturamento Aumento $1.988 bilhões (2015)[1]
Website oficial Tacobell.com

Taco Bell é uma cadeia estadunidense de restaurantes de fast-food, inspirada pela culinária mexicana e fundada por Glen Bell,[3] após uma visita a uma franquia do McDonald´s, em 1954.

Destaca-se de outras empresas do ramo por oferecer um cardápio baseado na culinária mexicana, ao invés de sanduíches convencionais ou Donuts.

O sistema de produção da comida, bem como o de embalagens, segue o modelo do McDonald´s, com uma linha de produção em etapas da comida e um acondicionamento em embalagens customizadas, descartáveis e com design próprio. Os rendimentos anuais do Taco Bell superam a casa dos 600 milhões de dólares (provenientes de vendas diretas e indiretas, franquias e marketing).

Possui filiais maioritariamente nos países norte-americanos, mas também apresenta outras (numericamente consideráveis) situadas em partes do globo como Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália, Alemanha e no Brasil. Seus principais concorrentes são o Burger King e McDonald´s, sendo os únicos com maiores redes de lojas nos Estados Unidos.

História[editar | editar código-fonte]

A Taco Bell foi fundada em 1946 como uma barraca de cachorros-quentes por Glen Bell em San Bernardino, Califórnia com o nome de Bell's Hamburgers and Hot Dogs.[4] Depois de observar as filas de um restaurante mexicano que ficava do outro lado da rua,[5] Bell decidiu abrir uma nova barraca vendendo tacos com o nome de Taco-Tia.

Nos anos seguintes, Bell abriu diversos restaurantes no Sul da Califórnia, incluindo quatro chamados El Taco. Bell vendeu a El Taco e abriu o primeiro Taco Bell em Downey em 1962.[5]

Produtos[editar | editar código-fonte]

Uma refeição típica da Taco Bell

Seu principal produto é o taco, um prato típico do México, que consiste em uma massa, à base de milho, dobrada como um guardanapo, recheada de tomate, alface e carne moída com pimenta.

A opção pelo taco deu-se em virtude da busca por um prato rápido que substituísse o tradicional hambúrguer e agradasse ao paladar dos fregueses. O conceito de taco do Taco Bell pode ser jocosamente chamado de "hambúrguer mexicano".

Além do taco, o cardápio inclui outras iguarias mexicanas tais como: Nacho (aperitivo de milho frito temperado), Guacamole (molho de abacate com tomate, acompanhado por Nachos), Chili (feijão encarnado com carne moída apimentada) e Burrito (panqueca de milho, recheada com Chili). Também vende, nos acompanhamentos, batidos, refrigerantes, sucos e sobremesas. Oferece refeições para viagem e sistema de drive-thru.

Presença Internacional[editar | editar código-fonte]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 2016, o empresário Carlos Wizard Martins, fundador da rede de escolas Wizard, dono da rede Mundo Verde e das marcas de artigos esportivos Topper e Rainha, anunciou que adquiriu os direitos para aberturas de restaurantes Taco Bell no Brasil por meio da sua holding familiar Sforza.[6] A primeira loja foi aberta em Setembro do mesmo ano em São Paulo e ao fim de 2016 a rede contava com 5 restaurantes na cidade.[7]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Yum! Brands, Annual Report 2015» (PDF). yum.com. Consultado em 17 de janeiro de 2017 
  2. «Taco Bell announces Brian Niccol as new CEO effective» (Nota de imprensa). Taco Bell. Consultado em 28 de janeiro de 2017 
  3. Glen W. Bell Jr., Founder of Taco Bell, Dies at 86 (em inglês)
  4. «Company Information». Taco Bell. 9 de novembro de 2011. Consultado em 28 de janeiro de 2017 
  5. a b Miranda, Carolina (28 de janeiro de 2017). «The California Taco Trail: 'How Mexican Food Conquered America'». NPR. Consultado em 13 de outubro de 2014 
  6. «Nova aposta de Carlos Wizard, Rede Taco Bell chega ao Brasil em setembro». Época Negócios. Consultado em 17 de janeiro de 2017 
  7. «Taco Bell abre sua primeira loja no Brasil». G1. Consultado em 17 de janeiro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Taco Bell