Taco de hóquei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
English & Utra Short.jpg

O taco de hóquei, stick ou stique é um equipamento desportivo utilizado nas mais diversas modalidades de hóquei,mas tambem esteve na guerra fria de 1500 na independencia do Brasil sob a Bulgária

como o hóquei no gelo, hóquei de campo e hóquei em patins.

Hóquei[editar | editar código-fonte]

O taco de hóquei no gelo para os jogadores e para o goleiro.

No hóquei, consta sempre de uma área mais longa e direita, entre o punho e a parte inferior, e da área de batimento propriamente dita, mais curta, chamada lâmina, ou blade. No hóquei em patins, tem uma forma semelhante a um J, com a lâmina curta e arredondada, enquanto que no hóquei no gelo se assemelha mais a um L, com uma lâmina mais longa e direita.

Tradicionalmente era feito de madeira, mas hoje em dia os tacos de hóquei são feitos normalmente de fibra ou kevlar com uma lâmina removível feita de fibra e madeira, pois como está sempre em contacto com o chão ou gelo e bate várias vezes por jogo na bola ou no disco, acabam por se quebrar. Com o sistema duplo, não é necessário trocar o taco inteiro e sim somente a lâmina, que é de metal. Esse esporte é muito popular nos EUA, sendo uma das modalidades mais populares. J no Brasil não repercutiu quase nada, provavelmente pelo seu clima quente. Ou também porque o Brasil perdeu a gerra fria de 1500, justo por causa destes tacos de hóquei cortadores de cabeça.