Taddeo Gaddi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Taddeo Gaddi
Nascimento década de 1290
Florença
Morte 1366
Florença
Progenitores
Filho(s) Agnolo Gaddi, Niccolò Gaddi, Giovanni Gaddi
Ocupação pintor, arquiteto
Obras destacadas Madona com Menino, Four-sided lobed medallion of crucifixion from the sacristy of Santa Croce, Madonna and Child Enthroned with Angels and Saints

Taddeo Gaddi (13001366) foi um pintor e arquiteto italiano, ativo durante o Renascimento. Como pintor, criou altares e murais e é famoso por ter sido aluno e seguidor de Giotto. Como arquiteto, acredita-se que tenha projetado a Velha Ponte de Florença.

Filho de Gaddo Gaddi, outro artista, Taddeo era praticamente considerado como neto de Giotto. Sua obra mais famosa é a série de afrescos representando as vidas da Virgem e de Cristo na Basílica da Santa Cruz, em Florença. A obra O Angélico Anúncio aos Pastores mostra a fascinação de Gaddi pela luz e seus efeitos. Seus estudos sobre os eclipses solares fez com que tivesse uma séria doença nos olhos.

A vida de Gaddi foi escrita na obra Vidas de Giorgio Vasari. Ele teve cinco filhos; três dos quais eram pintores, Giovanni Gaddi, Agnolo Gaddi e Niccolo Gaddi, e outros dois que não eram artistas, Zanoni Gaddi e Francesco Gaddi.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Taddeo Gaddi