Taeyang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Taeyang
Informação geral
Nome completo Dong Youngbae
Nascimento 18 de maio de 1988 (28 anos) (Idade Coreana)
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s) Pop, K-Pop, Hip-hop
Ocupação(ões) Dançarino, Cantor, Modelo,
Instrumento(s) Vocal, Piano
Período em atividade 2006–presente
Gravadora(s) YG Entertainment
Afiliação(ões) Big Bang, Tablo, G-Dragon, Epik High, Seungri
Taeyang signature.png
Taeyang se apresentando na Alive World Tour em 2013

Dong Youngbae (Seul, 18 de maio de 1988), mais conhecido por seu nome artístico Taeyang (Hangul: 태양, Hanja: 太陽, significa Solar) ou Sol, é um cantor, dançarino e modelo sul-coreano. Depois de aparecer com o video "A-yo" de JinuSean, Taeyang começou a treinar com YG Entertainment com 12 anos do lado do companheiro e líder G-Dragon. Após seis anos de vocal e formação em dança, ele fez sua estreia em 2006 como membro da boy band popular, Big Bang.

Seu segundo álbum de estúdio Rise alcançou a posição #112 na US Billboard 200, a posição mais alta que um artista coreano solo já alcançou no chart. A faixa título do álbum "Eyes, Nose, Lips" alcançou a posição #1 no Billboard K-pop Hot 100 Chart, dando-lhe o seu primeiro número um solo em um chart.

Infância[editar | editar código-fonte]

Taeyang nasceu em 18 de maio de 1988, em Uijeongbu, Gyeonggi-do. Ele tem um irmão mais velho, Dong Hyun-bae.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2000-08: início e debut com o Big Bang[editar | editar código-fonte]

Taeyang foi um ator infantil a partir da 5ª série. Ele foi escalado para desempenhar o papel de mini-Sean, com Maddie no vídeo da música "A-yo" da dupla Jinusean. A colaboração, eventualmente, levou-o a fazer audições na gravadora do grupo YG Entertainment, onde conheceu seu colega trainee G-Dragon e o ex-trainee Jun. K. Em 2003, Taeyang participou no single "Player" do cantor Wheesung no segundo álbum do último.

Embora Taeyang estivesse programado para estrear ao lado de G-Dragon como o duo GDYB, o plano foi desfeito por sua gravadora. Em vez disso, eles se juntaram a outros quatro estagiários (TOP, Daesung, Seungri, e Hyun-Seung) para formar o grupo Big Bang. A formação do grupo foi transmitida na televisão como um documentário. Antes de sua estreia oficial, no entanto, Hyun-Seung foi eliminado e o grupo ficou sendo composto por cinco membros. Escolhendo o nome artístico Taeyang (que significa sol) ele abandonou a ideia de fazer rap para se concentrar em cantar. O primeiro álbum do Big Bang, Since 2007, foi um sucesso, e incluiu a primeira música solo de Taeyang, "Ma Girl". O grupo alcançou um grande sucesso com o lançamento da música "Lies" de seu mini-álbum de 2007 Always, que liderou vários charts depois de seu lançamento. Os singles, "Last Farewell" do mini-álbum Hot Issue e "Day by Day" do Stand Up, tornaram-se canções líderes das paradas também.

2008: O começo da carreira solo[editar | editar código-fonte]

Depois de ter contribuindo para o álbum da cantora Lexy, Taeyang estava programado para lançar um álbum solo. Inicialmente previsto para ser lançado em setembro, o projeto foi adiado devido ao conflito de horários com seu grupo. Taeyang lançou seu mini-álbum de estreia Hot em 22 de Maio de 2008, apoiado por uma equipe de produção que incluiu Teddy Park do 1TYM, Yang Hyun Suk , Kush, e seu companheiro de grupo G-Dragon. Ultrapassando o gênero hip-hop do Big Bang, Taeyang lançou principalmente canções de R&B em seu álbum, afirmando que era seu "foco principal". Ele expressou decepção com o álbum, no entanto, admitindo que ele não escreveu nenhuma das músicas. Mais tarde, ele afirmou que iria fazê-lo no futuro, para expressar plenamente e incorporar os seus pensamentos e ideias em sua música.

O primeiro single lançado foi "Only Look At Me" (coreano: 나만 바라 봐). Uma canção de R&B escrita por Teddy e Kush. A canção ganhou aclamação da crítica. G-Dragon mais tarde gravou uma versão "Parte Dois" para a música. O segundo single foi "Prayer" (coreano: 기도) que contou com Teddy do 1TYM. Vídeos promocionais foram filmadas para ambos. Ele também foi ao palco para seu primeiro show solo, Hot. Mais tarde, Taeyang recebeu dois prêmios do 7th Korean Music Awards: Best R&B/Soul Song por "Only Look At Me" e Best R&B/Soul Album. Taeyang é o primeiro "Idol group" ou membro de uma boyband á receber tais prêmios.

2009-10: As atividades em grupo e o primeiro álbum[editar | editar código-fonte]

Ao longo da maior parte de 2009, Taeyang contribuiu para atividades de seu grupo, gravando a canção "Lollipop" com seu grupo e suas companheiras de gravadora,o girl group 2NE1. Mais tarde, ele viajou para o Japão para promover álbuns japoneses do grupo. Após as atividades do Big Bang terem terminado, ele voltou ao estúdio para preparar-se para suas atividades solo. Taeyang lançou seu primeiro single digital "Where U At", seguido por seu segundo single, "Wedding Dress". Vídeos promocionais foram filmados para ambas as músicas. "Wedding Dress" chegou na posição #3 em uma enquete on-line para uma estação de rádio holandesa.

O primeiro álbum completo de Taeyang Solar foi lançado em 1 de Julho de 2010. Duas versões do álbum - a "edição regular" e "Deluxe Edition" - foram lançadas. A edição regular continha 11 canções, enquanto a edição deluxe limitada a 30.000 cópias tinham 13 músicas, incluindo "Only Look At Me" e "Prayer" do álbum Hot. No primeiro dia de lançamento a versão deluxe do álbum"Solar", lançado no dia 1 de Julho, já havia vendido as suas 30.000 cópias distribuídas. O álbum mais tarde foi lançado no iTunes,chegando a posição #2 no Top Álbuns R&B-Soul nos Estados Unidos, e número #1 no Canadá, fazendo dele o primeiro músico asiático a ter esse êxito. Dois singles foram lançados para promoções: "I Need A Girl", e "I 'll Be There". No final de 2010, "I Need A Girl" (4 semanas) "I 'll Be There" (1 semana) e "Only Look At Me" (3 semanas) permaneceram nos charts coreanos. Taeyang ganhou o prêmio de "Melhor Artista Masculino" no Mnet Asian Music Awards 2010 no final do ano e o prêmio Seoul Music Awards de Melhor Artista Masculino.

2011-12[editar | editar código-fonte]

Durante 2011,o Big Bang interrompeu suas atividades após o lançamento de seu EP Tonight por causa do acidente de carro de Daesung e do incidente com a maconha de G-Dragon. Ele participou MTV EMA 2011 com seu grupo Big Bang, que venceu a categoria de Best Worldwide Act.

Em 2012 seu grupo Big Bang, lançou seu quinto mini-álbum Alive na Coréia do Sul e no Japão antes de embarcarem em sua primeira turnê mundial, que foi concluída no início de 2013.

2013-Presente: Single e o álbum Rise[editar | editar código-fonte]

Seu novo single "Ringa Linga" foi lançado em 9 de novembro de 2013. Taeyang foi classificado na posição #33 na lista dos "100 caras mais bonitos de 2013". Em 17 de Maio de 2014, a YG anunciou que o novo álbum de Taeyang seria lançado em 02 de junho de 2014 com o possível título, 'Rise'. Depois de 'Rise' ser lançado em 2 de junho, alcançou um "All-Kill" na Coreia (#1 em todos os charts) e ficou na posição #1 no chart do iTunes em 10 países (top 50 em 21 países). No seu auge, 'Rise' foi # 1 no iTunes R&B/Soul Album Chart em 19 países incluindo EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Rússia, Hong Kong e Dinamarca (top 50 em 25 países). Rise se tornou o terceiro álbum mais alto nos charts K-pop, e também o mais alto nos charts K-pop por um artista solo, na Billboard estreou em #112 na Billboard Hot 200, #1 na Billboard World Albums Chart, e #1 na Heatseekers Albums Chart.

Em 2015 ele participou do concurso de música Infinite Challenge, com G-Dragon. Os dois uniram-se com o membro do ZE:A, Hwang Kwanghee.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Taeyang estudou na Seoul Korean Traditional Art High School e Daejin University in Theater & Film.

Ele é um cristão devoto com múltiplas tatuagens inspirada pela fé em suas costas e nas costelas uma cruz cristã.

Foi confirmado em 02 de junho de 2015 que Taeyang está namorando a atriz Min Hyo-rin há dois anos. O casal se conheceu durante as filmagens do vídeo da música "1AM" em 2013.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Leia: Big Bang Discografia

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

  • Solar (2010)
EP - Hot
  • Solar International (2010)
  • RISE (2014)
Álbum Rise

EPs[editar | editar código-fonte]

  • Hot (2008)

Singles[editar | editar código-fonte]

  • My Girl (2006)
Álbum Solar
  • Prayer (2008)
  • Only Look At Me (2008)
  • Where U At (2009)
  • Wedding Dress (2009)
  • I Need A Girl (2010)
  • I'll Be There (2010)
  • Ringa Linga (2013)
  • Eyes,Nose,Lips (2014)
  • Good Boy (2014) - GD X TAEYANG

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

  • Hot Live Concert Tour DVD (2008)
  • Solar Live Concert Tour DVD (2010)
  • GDYB (G-Dragon and Taeyang) Paris Photobook (2014)
  • Rise Japan Tour 2014 DVD (2015)

Posições nos charts[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Single Posição Vendas Digitais Álbum
KOR
2006 "My Girl" (Taeyang solo) 12 - Since 2007
2008 "Prayer" (feat. Teddy) ("기도" Gido) 3 1,112,172 Hot
"Only Look at Me" ("나만 바라봐" Naman barabwa) 1 3,881,447
"Ma Girl" (Versão Japonesa) (Taeyang solo) 14 - With U
2009 "Where U At" 3 1,054,074 Solar
"Wedding Dress" ("웨딩드레스" Wedingdeureseu) 1 2,020,000
2010 "I Need a Girl" (feat. G-Dragon of Big Bang) 1 2,110,274
"I'll Be There" 1 1,144,411 Solar International
2013 "Ringa Linga" 1 854,262 RISE
2014 "Eyes, Nose, Lips" ("눈, 코, 입" Nun, Ko, Ib) 1 1,834,270
"Good Boy" (with G-Dragon) 5 1,123,416 YG Hip Hop Project 


Participações e singles em colaboração[editar | editar código-fonte]

Ano Música Posição Posição Álbum
KOR JPN
2002 "Unfold at a Higher Place" (GDYB) YG Family 2nd Album (Why Be Normal?)
2002 "Everybody Get Down" (SWI.T Ft. Taeyang)
2003 "Player" (Wheesung Ft. Taeyang) It's Real
2006 "Run" (Se7en Ft. Taeyang) 24/7
2006 "Give Me Permission" (Se7en Ft. Taeyang) Se7olution
2007 "Get Up" (Lexy Ft. Taeyang) Rush
"Rush" (Lexy Ft. Taeyang)
"Super Fly" (Lexy Ft. Taeyang, G-Dragon, and T.O.P.)
2007 "Should Have Loved You Less" (Kim Johan Ft. Taeyang) Soul Family with Jo Han
2008 "Real Talk" (YMGA Ft. Taeyang) Made in ROK
2009 "Friend" (T.O.P and Taeyang) 2 Friend, Our Legend OST
2009 "Korean Dream" (G-Dragon Ft. Taeyang) 3 Heartbreaker
2009 "Hallelujah" (T.O.P., G-Dragon, and Taeyang) 1 IRIS OST
2010 "Fall in Love" (Thelma Aoyama Ft. Taeyang) 4 Love! 2 – Thelma Best Collection
2011 "By Instinct Remix" (Swings Ft. Taeyang and Yoon Jong Shin)
2011 "Tomorrow" (Tablo Ft. Taeyang) 2 Fever's End Part 2
2013 "Let's Talk About Love" (Seungri Ft. G-Dragon and Taeyang) Let's Talk About Love
2014 "Go Crazy" (M-Flo Ft. Taeyang) 3 Future İs WOW
2014 "Rich" (Epik High Ft. Taeyang) 6 - Shoebox
2015 "Fear" (Song Min-ho Ft. Taeyang) Show Me The Money
2015 "Oh My God" HwangTaeJi(Kwanghee, Taeyang and G-Dragon) İnfinity Challenge

Turnês Solo[editar | editar código-fonte]

  • "HOT Concert" (2008)
  • "Solar Concert" (2010)
  • "Fan Meeting Tour" (2013) (With G-Dragon and Seungri)
  • "Rise Busan Concert" (2014)
  • "Rise Japan Concert Tour" (2014)
  • "Rise Seoul Concert Series" (2014)
  • "Rise World Tour" (2015)

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Leia: Lista de prêmios e indicações recebidos por Taeyang.

Leia também: Lista de prêmios e indicações recebidos pelo Big Bang

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filme Ano Papel
Besame Mucho 2001

Videos musicais[editar | editar código-fonte]

Ano Título
2001 JinuSean - "Ayo"
2003 1TYM - "Hot"
2006 "My GIRL"
2008 "PRAYER (기도)"
"ONLY LOOK AT ME (나만 바라봐)"
2009 "Where U At"
"Wedding Dress"
2010 Thelma Aoyama – "Fall in Love"
"I Need a Girl"
"I'll Be There"
GD & TOP – "High High"
2011 Tablo - "Tomorrow"
2012 G-Dragon – "One of a Kind"
2013 G-Dragon – "MichiGO"
CL – "The Baddest Female"
"Ringa Linga"
2014 "Eyes,Nose,Lips"
"1AM"
G-Dragon - GOOD BOY

Referências

  1. Fonte
  2. Big Bang (em inglês)
  3. Twitter Oficial
  4. Instagram Oficial