Tafelspitz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tafelspitz com molho de cebolinho, puré de maçã e de batata

Tafelspitz é uma designação das cozinhas austríaca e bávara para carne de bovino cozida à moda de Viena. É utilizada carne da parte de trás do animal, a picanha (chamada em Alemão Tafelspitz).

O nome Tafelspitz designa também o corte de carne utilizado na preparação do prato (similar à picanha). Os talhantes austríacos deram nomes diferentes a quase todos os músculos. A parte traseira da vaca divide-se, por exemplo, em 16 cortes diferentes, denominados Hüferscherzl, Hüferschwanzl, Nuss, Wadlstutzen, Gschnatter, Schwarzes Scherzl, Weißes Scherzl, Dünnes Kügerl, Schalblattel, também chamado Fledermaus (morcego) e, finalmente, Tafelspitz, que é o único utilizado neste prato.

Apresentação[editar | editar código-fonte]

O Tafelspitz é um dos pratos mais conhecidos da gastronomia vienesa, sendo muito frequente vê-lo anunciado nos restaurantes mais tradicionais. A carne do Tafelspitz é cozida com uma sopa de verduras e é apresentada num prato, acompanhada por compotas especiais tradicionais de Viena, como o Apfelkren (raiz-forte com maçã ralada) e o Semmelkren (raiz forte com molho de pãozinho).

Como acompanhamentos da carne cozida, é comum ver molhos vieneses, batatas tostadas (Erdäpfelschmarrn), Dillrahmfisolen (vagens de feijão com um molho de nata e endro) e espinafres. É também comum ser acompanhada por Schnittlauchsauce, uma espécie de Maionese com cebolinho picado.

Variantes[editar | editar código-fonte]

Uma variante mais simples deste prato consiste em utilizar outras carnes cozidas menos nobres. É conhecida na Áustria e na Baviera como Tellerfleisch (carne de prato) ou gekochtes Rindfleisch (carne cozida de vaca). O prato Krenfleisch é, de certa forma, comparável, mas é preparado com carne de porco e muito tempero.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

O imperador austríaco Francisco José, símbolo da monarquia austro-húngara, era um grande apreciador de Tafelspitz. Na época, dizia-se: "A mesa de sua majestade tem sempre um bom naco de carne cozida, um dos seus pratos favoritos."