Tagima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tagima
Razão social Marutec Ind. Com. Imp. Exp. Ltda
Atividade Instrumentos musicais
Gênero Sociedade limitada
Fundação 1986
Fundador(es) Seizi Tagima
Sede São Paulo, SP,  Brasil
Proprietário(s) Marutec Music
Produtos Violão
Guitarra elétrica
Guitarra semiacústica
Baixo acústico
Afinador
ukulele
Marcas Tagima
Memphis
Website oficial tagima.com.br

Tagima é uma empresa brasileira produtora de guitarras e outros instrumentos musicais. Considerada a primeira marca de guitarra brasileira a produzir em escala mundial.[1]

A empresa possui uma das maiores fábricas de instrumentos musicais da América do Sul. Atualmente possui sede no Brasil e escritórios nos Estados Unidos e China.

História[editar | editar código-fonte]

A Tagima foi fundada originalmente pelo Luthier Seizi Tagima no ano de 1986. Em 1996, a Marutec Music adquiriu a empresa. A Tagima era uma marca já conhecida no meio Underground dos músicos, a Marutec, importadora de equipamentos musicais e eletrônicos já era um importante player no mercado de instrumentos musicais, conhecida pela solidez e rapidez de seu crescimento. Vislumbrando oportunidades de crescimento, a Marutec Music empenhou-se no compromisso de trazer à marca Tagima, uma nova personalidade: a de uma indústria de porte, com produtos e áreas de atuação ampliadas para atender as crescentes demandas de mercado. Começaram então os grandes investimentos.

A Marutec Music adquiriu os direitos de uso da marca em 1996 e começou todo o trabalho de construção da marca Tagima a nível nacional. Também passaram a expor em grandes feiras internacionais como a MusikMesse de Frankfurt (Alemanha) e a NAMM Show em Los Angeles. Foi lançada a linha Memphis by Tagima, com novos modelos de contrabaixo, guitarras e violões.

O Luthier Marcio Zaganin, é o atual responsável pela produção e desenvolvimento de novos produtos e controle total de qualidade dos instrumentos Tagima. Seja de instrumentos fabricados no Brasil ou dos produtos desenvolvidos na empresa e fabricados.


O que poderia parecer uma aventura se tornou um marco na história da indústria nacional do gênero, revolucionando todos os conceitos de fabricação no Brasil. A Tagima é referência no mercado, competindo em igualdade de condições com as marcas internacionais mais consagradas.

A empresa lançou a Tagima Acoustic, Woodstock, Série América, Série Canadá e a inovação e ampliação de modelos da linha Signature Series, criada e desenvolvida pela Tagima e seu quadro de Endorsees.

Em 2012, a Tagima/Marutec foi capa da revista Música & Mercado em referência a sua participação e atuação no mercado brasileiro. Na ocasião foi anunciado a mudança da empresa para uma nova sede e a entrada no segmento de baterias (Nagano).

Em 2016 foi lançada a Nova Tagima Brasil com novos instrumentos, como Jet Blues e Rocker.

No ano de 2017 a Tagima oficializou sua entrada no mercado norte-americano com a marca Tagima USA com um Stand próprio na feira de instrumentos musicais NAMM.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.