Tagima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tagima
Razão social Marutec Ind. Com. Imp. Exp. Ltda
Indústria Instrumentos musicais
Gênero Sociedade limitada
Fundação 1986
Fundador(es) Seizi Tagima
Sede São Paulo, SP,  Brasil
Proprietário(s) Marutec Music
Produtos Violão
Guitarra elétrica
Guitarra semiacústica
Baixo acústico
Afinador
Marcas Tagima
Memphis
Website oficial tagima.com.br

Tagima é uma empresa brasileira produtora de guitarras e outros instrumentos musicais. Considerada a primeira marca de guitarra brasileira a produzir em escala mundial.[1]

A empresa possui uma das maiores fábricas de instrumentos musicais da América do Sul. Atualmente possui sede no Brasil e escritórios nos Estados Unidos e China.

História[editar | editar código-fonte]

A Tagima foi fundada originalmente pelo luthier Seizi Tagima no ano de 1986. Em 1996, a Marutec Music adquiriu a empresa. A Tagima era uma marca já conhecida no meio Underground dos músicos, a Marutec, importadora de equipamentos musicais e eletrônicos já era um importante player no mercado de instrumentos musicais, conhecida pela solidez e rapidez de seu crescimento. Vislumbrando oportunidades de crescimento, a Marutec Music empenhou-se no compromisso de trazer à marca Tagima, uma nova personalidade: a de uma indústria de porte, com produtos e áreas de atuação ampliadas para atender as crescentes demandas de mercado. Começaram então os grandes investimentos. 

A Marutec Music adquiriu os direitos de uso da marca em 1996 e começou todo o trabalho de construção da marca Tagima a nível nacional. Também passaram a expor em grandes feiras internacionais como a MusikMesse de Frankfurt (Alemanha) e a NAMM Show em Los Angeles. Foi lançada a linha Memphis by Tagima, com novos modelos de contrabaixo, guitarras e violões. O Instituto de Guitarra e Tecnologia (IG&T) de São Paulo fechou acordo para utilizar os instrumentos Tagima em suas aulas, aumentando o reconhecimento da marca. 

A presença da Tagima na exposição anual de Instrumentos musicais em São Paulo Expomusic é aguardada por centenas de lojistas e milhares de jovens consumidores, na certeza de que serão brindados com o que há de melhor no mundo dos instrumentos, inclusive podendo testá-los à vontade in loco, todos os modelos fabricados, e ainda assistir a workshops e apresentações de alguns dos melhores instrumentistas do Brasil, endorsees do Tagima Dream Team

Com o aumento considerável na participação do mercado, um conjunto de ações foi implementado na re-estruturação da empresa, para suprir a demanda crescente, e com essa nova organização, dar a empresa o perfil desejado: mudança da fábrica para uma nova unidade em São Paulo, investimentos em equipamentos para aumento de produção, melhorias de processos de trabalho, ampliação da rede de vendas e distribuição, ações de propaganda e marketing e vários outros, que integrados ajudaram no crescimento da empresa e no fortalecimento da marca a nível nacional. 

Marcio Zaganin o maior Luthier do Brasil e entre os melhores do mundo, é o atual responsável pela produção e desenvolvimento de novos produtos e controle total de qualidade dos instrumentos Tagima. Seja de instrumentos fabricados no Brasil ou dos produtos cuidadosamente desenvolvidos na empresa e fabricados no mais alto padrão de controle de qualidade no exterior. A fabricação desses produtos em outros países é rigorosamente acompanhada de perto por representantes técnicos da empresa, e muitas vezes pelo próprio Márcio. 

Com a ressalva de que todos os produtos importados, são checados e revisados a exaustão por uma equipe de luthiers altamente treinados. 

O que poderia parecer uma aventura se tornou um marco na história da indústria nacional do gênero, revolucionando todos os conceitos de fabricação de qualidade incontestável no Brasil. A Tagima é referência no mercado, competindo em igualdade de condições com as marcas internacionais mais consagradas. A marca é considerada responsável pela erradicação do preconceito em relação ao instrumento musical brasileiro. 

Apesar de tantas realizações, ainda assim, não existe senso de dever cumprido, mas de evolução permanente, de perfeccionismo, para levar o que há de melhor em guitarras, contrabaixos e violões. Apostando na indústria nacional, no jogo limpo com o consumidor, clientes e parceiros e sobretudo na música, a Marutec Music, através da marca Tagima, pretende estar sempre em evidência quando o assunto for instrumento musical. 

Desse espírito de continuidade vem o recente lançamento das linhas Tagima Acoustic, Woodstock, Série América, Série Canadá e a inovação e ampliação de modelos da linha Signature Series, criada e desenvolvida a quatro mãos pela Tagima e seu quadro de Endorsees, o mais cobiçado do Brasil. 

Em 2016 foi lançada a Nova Tagima Brasil com instrumentos de ponta e com design único, como Jet Blues e Rocker.

No ano de 2017 a Tagima oficializou sua entrada no mercado norte-americano com a marca Tagima USA com um Stand próprio na feira de instrumentos musicias NAMM.

Endorsers[editar | editar código-fonte]

Todo o prestígio desfrutado pela marca é, sem dúvida, resultado de muito esforço, capacidade e persistência da equipe Marutec/Tagima assim como os músicos de seu elenco de estrelas: Juninho Afram (Oficina G3), Edu Ardanuy, Sérgio Hinds, Arthur Maia, Marcinho Eiras, Cacau Santos, Ricardo Soares, Roger Franco, Téo Dornellas, Luciano Magno e bandas como Raimundos e Ultraje a Rigor entre tantos outros que reconheceram, apoiaram e divulgaram a qualidade dos produtos; e também dos parceiros lojistas que fazem o “frente a frente” com os consumidores. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.