Taissa Farmiga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde outubro de 2013)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Taissa Farmiga
Nome completo Taissa Farmiga
Nascimento 17 de agosto de 1994 (20 anos)
 Estados Unidos
Nacionalidade  Ucrânia
 Estados Unidos
Ocupação Atriz
IMDb: (inglês)

Taissa Farmiga (White House Station, New Jersey, 17 de Agosto de 1994[1] ) é uma atriz norte-americana filha de pais ucranianos[2] , notória por interpretar Violet Harmon na série de horror American Horror Story: Murder House e Zoe Benson em American Horror Story: Coven. Taissa começou a carreira de atriz em 2011, influenciada pela irmã mais velha, Vera Farmiga, atriz que já foi indicada ao Oscar, Emmy, Globo de Ouro e BAFTA[3] .

Biografia e vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Taissa Farmiga nasceu em 17 de agosto de 1994 no distrito de White House Station, em New Jersey. Ela é filha de imigrantes ucranianos. O pai, Mykhailo Farmiga, é analista de sistema de computador aposentado. A mãe, Luba Farmiga, é professora. Taissa tem seis irmãos e oito sobrinhos. Sua irmã 21 anos mais velha, Vera Farmiga, é atriz, conhecida por protagonizar os thrillers A Órfã e Invocação do Mal. Seu cunhado é o músico Renn Hawkey. As irmãs se consideram melhores amigas. Farmiga disse a Teen Vogue que sua irmã é "minha estilista, meu tudo". Sua irmã se sente da mesma forma: "Taissa é a pessoa que você pode levar com você para escolher o seu vestido de Oscar, por mais que exista uma diferença de idade, ela é um dos meus melhores amigos no mundo". Farmiga fala inglês e ucraniano e teve aulas de linguagem gestual durante três anos na adolescência. 

Taissa não tinha ambições de ser atriz como a irmã mais velha, mas acabou sendo persuadida por Vera a interpretar a versão adolescente dela no filme independente Higher Ground, protagonizado e dirigido por Vera em 2011. Quando criança, Taissa e seus irmãos eram constantemente fotografados pela irmã mais velha, que percebeu algo diferente em Taissa[4] . Após ter sua primeira atuação aclamada no Sundance Film Festival, um dos eventos mais relevantes do cinema independente, Taissa decidiu que se dedicaria a carreira de atriz, seguindo os passos da irmã Vera Farmiga. 

Muito reservada no que diz respeito a vida pessoal, Taissa cresceu ao lado da irmã Laryssa e do irmão Alex na cidade onde nasceu. Os três não frequentaram escolas tradicionais durante grande parte da vida, tendo a educação sendo ministrada em casa. Atualmente a atriz reside em Los Angeles, apesar de ter confessado que ainda não deixou oficialmente a casa dos pais. Taissa namorou por cerca de um ano e meio com Erik T. Jensen, assistente de som do filme Mindscape, do qual é protagonista, antes de engatar um relacionamento com o roteirista, diretor e produtor Hadley Klein, com quem namora atualmente.  

2011[editar | editar código-fonte]

Sem ambições de ser atriz, Taissa Farmiga era uma adolescente comum até 2010. Neste ano, sua irmã mais velha Vera Farmiga foi escalada para dirigir e protagonizar o longa Higher Ground, que relata a história de Corinne Walker, uma mulher que enfrenta as dificuldades e dúvidas da vida religiosa durante três décadas de sua vida. Por causa da baixa renda do filme, Vera pediu que Taissa interpretasse Corinne durante a adolescência no filme, prometendo dar em troca sua caminhonete quando a irmã caçula atingisse a idade mínima para dirigir nos EUA. O filme teve sua estréia no Sundance Film Festival de 2011 e teve boas críticas. A primeira atuação de Taissa foi aclamada e fez com que ela decidisse seguir a carreira de atriz.

Em maio do mesmo ano, ela foi escolhida pelo conceituado produtor Ryan Murply como Violet Harmon na primeira temporada de American Horror Story. A série estreou em outubro de 2011 e foi recebida com críticas aclamadas, sendo indicada a dois Globos de Ouro e dezessete prêmios ao Emmy.

2012[editar | editar código-fonte]

Em 2012, Taissa entrou para o elenco de The Bling Ring, filme dirigido por Sophia Coppola, interpretando Sam Moore, irmã de Nicki (Emma Watson). A história é baseada na nos relatos verídicos de um grupo de adolescentes que roubou as casas de ricos e famosos entre 2008 e 2009, roubando mais de US$ 3 milhões em dinheiro e pertences. O filme teve sua estréia no Festival de Cannes de 2013.

2013[editar | editar código-fonte]

Após lançar The Bling Ring em agosto de 2013, Farmiga voltou para a terceira temporada de American Horror Story. O criador da série, Ryan Murphy, deu a entender uma pista sobre a terceira temporada que seria escondido no décimo episódio da segunda temporada. Em uma entrevista mais tarde discutindo esse episódio, ele declarou: "Uma das coisas que eu perdi nesta temporada foi que eu realmente amei ter tido um clima meio Romeu e Julieta como Violet e Tate na primeira temporada, eu quero algo assim de novo e estamos fazendo algo parecido". Na terceira temporada, Farmiga interpretou Zoe Benson, uma jovem que descobre que é uma bruxa e então é forçada a ir para uma escola especial chamada Academia Miss Robichaux para Moças Excepcionais em Nova Orleans. Coven estreou em 9 de outubro de 2013. O The Huffington Post disse teceu uma crítica sobre a personagem: "Farmiga tem o esforço de fazer a mistura de inocência, sagacidade mordaz e tragédia necessária para fazer seu trabalho de caráter".

No mesmo ano, Taissa atuou em Mindscape, filme espanhol-americano produzido por Jaume Collet-Serra e dirigido por Jorge Dorado. Taissa atuou ao lado de Mark Strong, que vive um homem com a habilidade de entrar na memória das pessoas, que começa a trabalhar no caso de uma adolescente brilhante, mas problemática, para determinar se ela é uma sociopata ou vítima de trauma. A estréia mundial foi realizada no 46 º Sitges Film Festival em 13 de outubro de 2013, recebendo elogios e críticas pelo público em seu país natal. O filme também estreou no Festival International de Cinema du fantastique de Gérardmer. Taissa conseguiu o papel graças a indicação da irmã Vera Farmiga, que já havia trabalhado com Mark Strong e com os produtores do filme em outro projeto. A Warner Bros lançou o filme na Espanha em janeiro de 2014 e em DVD em fevereiro de 2015 no Brasil, com o nome de Regressão.

Também em 2013, Taissa voltou a trabalhar em conjunto com a irmã Vera, sendo mãe e filha no filme At Middleton. O filme conta a história de um casal que se apaixonada casualmente ao levar os filhos para uma visita de campus em uma universidade. Andy Garcia e Spencer Lofranco também estrelam. O filme teve critica mista por parte da mídia especializada.

2014[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2014, foi lançado o drama Jamesy Boy, sobre um jovem membro de uma gangue de rua de subúrbio, que é enviado para uma prisão de segurança máxima onde começa uma improvável amizade com um assassino condenado. Farmiga interpreta Sarah, o interesse amoroso do personagem principal. Apesar da pequena participação, a atuação ao lado de Spencer Lofranco novamente rendeu boas críticas.

2015-Atualmente[editar | editar código-fonte]

Em março de 2015, três filmes protagonizados por Taissa Farmiga estrearam no festival de filmes South by Southwest em Austin, Texas.[5] O primeiro, a comédia de horror de Todd Strauss-Schulson, chamada The Final Girls, estreou-se como um dos filmes da noite de abertura em 13 de março de 2015. Farmiga interpretou a protagonista Max Cartwright, a filha de uma scream queen (rainha do grito) da década de 1980, que é transportada em filme de terror mais famoso da mãe dela que já havia morrido. Ela estrelou ao lado de Malin Åkerman, Nina Dobrev e Alexander Ludwig.[6] O filme ainda não tem data de estreia nos cinemas, mas deve chegar às telas em outubro. O filme teve ótimas críticas da mídia especializada e a atuação de Taissa foi aclamada

No segundo filme, 6 Years, dirigido por Hannan Fidell e protagonizado também por Ben Rosenfie, Farmiga interpreta Melanie Clark. O filme conta a história de um jovem casal que estão juntos desde o colegial, mas quando se aproximam da formatura da faculdade, eles são confrontados com uma série de eventos voláteis que ameaçam separa-los para sempre. O filme estreou em 14 de março de 2015 e teve críticas medianas. A atuação de Taissa e Ben foi muito elogiada pela crítica.[5] A Netflix comprou os direitos mundiais do filme e pretende coloca-lo no serviço ainda este ano, com previsão de estréia em setembro.

O terceiro filme trata-se do curta-metragem da estudante Pippa Bianco, chamado Share, que também estreou em 14 de março de 2015.[7] Farmiga interpreta Krystal, uma estudante de 15 anos de idade colegial que retorna à escola após alguém compartilhar um vídeo de sexo explícito dela na internet.[8] O curta foi o único americano a concorrer no Festival de Cannes de 2015, do qual foi um dos vencedores. As performances de Taissa em todos os três filmes receberam elogios dos críticos e Farmiga foi listada como uma das estrelas que dominaram o festival de cinema South By Southwest.[9] [10] [11]

Farmiga vai estrelar no futuro projeto ainda sem título sobre Howard Hughes de Warren Beatty. O filme centra-se sobre os "ensaios e atribulações de Hollywood dos anos 1950" e é esperado para ser lançado em 2016. O elenco também conta com Chace Crawford, Lily Collins e Alec Baldwin e já está concluído. Taissa também estrela no longa de Ti West, In A Valley of Violence. O filme conta a história de um andarilho chamado Paul (Ethan Hawke), que chega em uma cidade pequena, buscando vingança contra os bandidos que mataram seu amigo. As irmãs Mary Anne (Taissa Farmiga) e Ellen (Karen Gillan), que são donas de um hotel da pequena cidade, ajudam Paul em sua busca por vingança. O filme também é estrelado por John Travolta e tem estreia prevista pra 2016.[12] Farmiga se juntou ainda ao elenco do drama gótico biográfico chamado Mary Shelley's Monster, interpretando a meia-irmã de Mary Shelley, Claire Clairmont. O filme é esperado pra ser lançado em 2016 e será dirigido por Coky Giedroyc e também será estrelado por Sophie Turner e Jeremy Irvine.[13]

Ainda este ano, Farmiga voltará para a televisão. A atriz entrou para o elenco da nova série antológica da ABC, Wicked City, que irá estrear em 27 de outubro no canal americano. A primeira temporada será focada na investigação de um casal de serial killers que aterrizou as ruas de Sunset Trip, em Los Angeles, nos anos 80. Taissa será uma jovem aspirante a jornalista que estará envolvida nos mistérios de Kent Galloway, um assassino em série interpretado por Ed Westwick.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2011 Higher Ground Jovem Corinne Walker
2013 At Middleton Audrey Martin
Bling Ring, TheThe Bling Ring Sam Moore
Mindscape Anna Greene
2014 Jamesy Boy Sarah
2015 The Final Girls Max Cartwright
6 Years Melanie Clark
Share Krystal
2016 Mary Shelley's Monster Claire Clairmont
In A Valley Of Violence Mary Anne
Untitled Warren Beatty Project Sarah

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Nota
2011 American Horror Story: Murder House Violet Harmon Personagem Principal (1ª temp)
2013 American Horror Story: Coven Zoe Benson Personagem Principal (3ª temp)
2015 Wicked City Karen McClaren Personagem Principal

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.