Discussão:Augusto dos Anjos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ESFORÇO CONCLUSIVO DO CONTEXTO SOBRE AUGUSTO DOS ANJOS[editar código-fonte]

As edições que estavam presente no artigo Augusto dos Anjos possuem imparcialidades contraditórias que as cito aqui:

1º - A atribuição contraditória do poeta que diz:

"...identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano"

simbolistas ou parnasiano são de longe sinônimos como os proprios links aos artigos sobre cada assunto surgerem. Um estudo mais profundo sobre o poeta retrata sua real tendência na sua obra chamada "EU". vejamos as definições a) simbolista b) parnasiano:

a) simbolista: "Simbolismo é uma tendência literária da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao Positivismo da época."

destaco aqui o trecho: "OPOSIÇÃO AO REALISMO, AO NATURALISMO E AO POSITIVISMO DA ÉPOCA."

O artigo relacionado a SIMBOLISTA ainda completa no tópico "Principais características/Subjetivismo":

"Os simbolistas terão maior interesse pelo particular e individual do que pela visão mais geral. A visão objetiva da realidade não desperta mais interesse, e, sim, está focalizada sob o ponto de vista de um único indivíduo. Dessa forma, é uma poesia que se opõe à poética parnasiana e se reaproxima da estética romântica, porém, mais do que voltar-se para o coração, os simbolistas procuram o mais profundo do "eu" e buscam o inconsciente, o sonho."

destaco aqui o trecho: "OS SIMBOLISTAS PROCURAM O MAIS PROFUNDO DO "EU" E BUSCAM O INCONSCIENTE, O SONHO."

... que dá um sentido contraditório ao contexto tanto poético quanto histórico da obra. Quem faz uma pesquisa mais profunda sobre o contexto poetico e histórico da obra literaria de Augusto dos Anjos sabe que a principal finalidade do mesmo era combater as manifestações do EU humano, entre os quais, principalmente, a questão do IDEALISMO que dominava em sua época, como é sugerido em muitos trechos de suas poesias, existindo até poesias completamente dedicadas a retratar pessimistamente as manifestações do EGO HUMANO, tais como na poesia chamada "IDEIALIZAÇÃO DA HUMANIDADE FUTURA". A principal caracteristica da obra ainda é DERRUBAR O EGO HUMANO E NÃO EXALTAR AS MANIFESTAÇÕES DO EGO, o que contradiz a atribuição dada de simbolista ao contexto literário e histórico de Augusto dos Anjos.

b) parnasiano: "O parnasianismo é uma escola literária ou um movimento literário essencialmente poético, contemporâneo do Realismo-Naturalismo. Um estilo de época que se desenvolveu na poesia a partir de 1850, na França."

O artigo relacionado a PARNASIANO ainda completa no tópico "Características gerais/Objetividade e impessoalidade":

"O poeta apresenta o fato, a personagem, as coisas como são e acontecem na realidade, sem deformá-los pela sua maneira pessoal de ver, sentir e pensar. Esta posição combate o exagerado subjetivismo romântico."

destaco aqui o trecho: "AS COISAS COMO SÃO E ACONTECEM NA REALIDADE, SEM DEFORMÁ-LOS PELA SUA MANEIRA PESSOAL DE VER, SENTIR E PENSAR"

... que dá um sentido REAL ao contexto tanto literário quanto histórico da obra de Augusto dos Anjos. o "EU" é o EGO HUMANO NO CHÃO diante a exploração dos valores "A PRIORI" (o REAL) da existencia e da natureza do Criador Divino a quem Augusto tanto sustenta em suas poesias. Isto serve como principal referência para o sentido REAL das pesquisas do autor, de sua obra literária e do seu contexto histórico. comentário não assinado de Vldmrfrnnds (discussão • contrib) (data/hora não informada)

resp[editar código-fonte]

Ao user Vldmrfrnnds e ao IP (provavelmente a mesma pessoa). Podes fazer 10 mil alegações, fazer um texto com 100 mil palavras, mas até o momento, tanto aqui como no verbete, suas edições não cumprem com verificação e fontes

Só para lembra-lo, reproduzirei alguns parágrafos de FF: Os artigos da Wikipédia deverão ser baseados em fontes fiáveis (ou confiáveis) e que tenham sido publicadas. Esta página serve como guia para identificar essas fontes. As duas páginas que abordam a temática da necessidade do uso de fontes são: Nada de pesquisa inédita Verificabilidade Se estiver em condições de providenciar informação útil para inserir na Wikipédia, sinta-se à vontade para o fazer. No entanto, tenha em vista que informação que seja inserida e que não seja suportada por referências fiáveis poderá ser removida por qualquer editor. A responsabilidade de encontrar e inserir fontes e referências está nas mãos de quem insere a informação num artigo. Sempre que possível, as fontes deverão ser providenciadas.

Solicito que passe a colaborar com o projeto e não produza pesquisas inéditas. Jorge Luiz Thais Martins (discussão) 21h46min de 17 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]

qual a conclusão da historia de Augusto Dos Anjos?

ao IP 187.64.117.220[editar código-fonte]

Suas edições passam a ser consideradas desqualificadas uma vez que descumprem as regras de WP:FF e WP:V, também pela remoção de referências já postadas, sem justificar adequadamente o sumário de edição e assim desrespeita editores e edições anteriores. Jorge Luiz Thais Martins (discussão) 22h37min de 15 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]

Fontes divergem quanto a algumas informações[editar código-fonte]

Eu estava pensando em criar uma seção sobre a morte de Augusto dos Anjos, mas desisti. Uma coisa que percebi é que as fontes, tanto sites quanto livros, divergem sobre algumas informações do biografado. Alguns exemplos:

  • Eu tenho um livro de português que diz que ele faleceu de tuberculose, mas outras fontes falam que morreu de pneumonia.
  • Algumas fontes falam que ele nasceu em 20 de abril, enquanto outras dizem que foi em 22 de abril.
  • Algumas fontes falam que ele nasceu em Engenho Pau d'Arco (atual Sapé). Já outras falam que ele nasceu em Cruz do Espírito Santo.

Com relação às fontes, me refiro tanto livros físicos quanto sites na internet. Observando as fontes, há informações divergentes quanto ao biografado. Eu estava pensando em editar no artigo e inserir algumas informações, mas vou deixar como estar mesmo. Tenho receio de inserir informações falsas. Infelizmente, há informações diferentes nas fontes, o que é uma pena. Eu estava até com um livro aqui na mesa, ao lado do laptop, pronto para editar. -- Leandro M800 (discussão) 02h17min de 29 de agosto de 2023 (UTC)[responder]

Confusão teórica[editar código-fonte]

Colocar referências a Aristóteles, Feyrabend, Peirce, Lacan para fazer uma análise literária de A dos Anjos é tão apropriado como usar o teorema de Godel para explicar o Funk do Vidigal: os instrumentos conceituais, principalmente Aristóteles, Feyrabend e Peirce, estão forçados através de uma confusão pretensiosa em uma linguagem pós-moderna. Impostura intelectual no sentido de Sokal. 2804:14D:4C82:9AB1:C40C:C23:B285:B415 (discussão) 03h28min de 20 de janeiro de 2024 (UTC)[responder]