Curva Tamburello

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tamburello)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Tamburello era uma curva, atualmente uma chicane, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália. Ficou famosa após o acidente que custou a vida a Ayrton Senna, durante o Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1, em 1 de maio de 1994. Em 1995, a curva foi transformada em 'chicane'.

Antiga Tamburello[editar | editar código-fonte]

A antiga curva Tamburello era uma curva em altíssima velocidade, onde os carros beiravam os 320 Km/h. Em razão de um riacho estar ao lado da curva, a área de escape era pequena para as velocidades atingidas.

Nova Tamburello[editar | editar código-fonte]

Em virtude do acidente fatal de Ayrton Senna, decidiu-se mudar o desenho da curva para uma 'chicane' de média velocidade.

Acidentes[editar | editar código-fonte]

Vários acidentes já ocorreram nesta curva. Entre eles, o de Nelson Piquet em 1987, quando saiu de traseira na entrada da curva nos treinos qualificatórios para o Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1. Outro acidente gravíssimo ocorreu em 1989, no Grande Prêmio de San Marino, quando após bater violentamente, a Ferrari de Gerhard Berger entrou em chamas. A vida de Berger só foi salva graças a rapidez dos fiscais de pista, que rapidamente apagaram o fogo. Rapidez que infelizmente não adiantou na sétima volta do Grande Prêmio Kronenbourg de San Marino de 1994, quando Ayrton Senna se chocou com o muro sem nenhuma proteção da Tamburello. Riccardo Patrese em 1992 escapou na curva com sua Williams porém sofreu apenas contusão no pescoço.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

  • Tamburello também é um jogo similar ao tênis, jogado na Itália.