Tangamandápio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tangamandapio)
Tangamandápio
  Cidade  
Gentílico Tangamandapiano (a)
Localização
Localização de Tangamandápio em Michoacán
Localização de Tangamandápio em Michoacán
Localização de Tangamandápio em Michoacán
Tangamandápio está localizado em: México
Tangamandápio
Localização de Tangamandápio no México
Coordenadas 19° 57' N 102° 26' O
História
Data de elevação a município 10 de dezembro de 1831
Administração
Prefeito Rodrigo Campos Cuevas (PRI)
Características geográficas
População total (2010) 10 463 hab.
Altitude 1 670 m
Código postal 59920
Código de área 383
Sítio http://tangamandapio.gob.mx/

Tangamandápio (nome completo Santiago Tangamandapio) é uma pequena cidade localizada no noroeste do estado de Michoacán, no México, com 10.403 habitantes, localizada a 165 km de Morelia, a capital do estado. Situa-se a uma latitude 19º57' Norte e a uma longitude 102º26' Oeste.

Tangamandápio tornou-se famosa nacional e internacionalmente devido ao seriado mexicano Chaves (El Chavo del Ocho), em que é citada como a cidade natal do personagem Jaiminho. Por consequência, uma estátua do personagem foi erguida na cidade em 2012.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

Este município foi fundado antes da formação do Império Tarasco por descendentes dos tecos ou xanuchas. Posteriormente, converteu-se em um dos vários povos sujeitos ao domínio tarasco. Ao longo do período colonial, encontram-se várias denominações para a cidade, como "Tanmangandepeo", "Tamandapio" e "Atengomandapeo".

Sua incorporação ao cristianismo, após a conquista espanhola, deveu-se ao Frei Jacobo Dociano, que mostrou uma atitude humanística para com os indígenas e teve grandes conflitos com outros eclesiásticos, sustentando o direito que teriam os índios para receberem o sacramento da eucaristia. Também distinguiu-se por fundar o convento de Santiago Tangamandápio. Outro dos evangelizadores do lugar foi Francisco de Cerda.

Nessa época, no município, produzia-se milho, trigo e grão-de-bico, e seus habitantes dedicavam-se à produção de tecidos de algodão e lã, com um comércio limitado. Em 1822, foi-lhe atribuído o nome de Santiago, ficando como povoado e vicariato de Jacona.

Em 10 de dezembro de 1831, ao promulgar-se a Lei de Divisão Territorial do Estado, Tangamandápio é elevado à categoria de município pertencente à comarca de Zamora. Era conhecido então como Santiago Tangamandápio.

O município mexicano ficou muito conhecido mundialmente nas décadas de 70 e 80, quando no seriado Chaves fez representativa ao povoado, Jaiminho em diversas atuações citou a ilustre cidade.

Cronologia dos fatos históricos[editar | editar código-fonte]

  • 1822 - Escolhido o nome de Santiago Tangamandápio, tornando-se povoado e vicariato de Jacona.
  • 1831 - É elevado à categoria de município.
  • 1874 - Converte-se em distrito de Jacona.
  • 1879 - Recupera outra vez sua categoria de Município, durante a ditadura Porfirista perde novamente seu atributo de município e converte-se em distrito de Zamora.
  • 1909 - Recupera definitivamente a categoria de município.
  • 1979 - Na série Chaves, Chespirito criou um personagem, Jaiminho o carteiro, que teria nascido nessa cidade.

Geografia física[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a noroeste do estado de Michoacan, nas coordenadas 19º57' de latitude norte e 102º26 de longitude oeste, a uma altitude de 1670 metros. Limita-se ao norte com Chavinda, a leste com Zamora, Jacona e Tangancícuaro, a sul com Tangancícuaro, e a oeste com Tingüindín e Villamar. Situa-se a 165 km da capital do estado, Morelia.

Extensão[editar | editar código-fonte]

Possui uma área de 315,68 km² e representa 0,53% do total do estado.

Orografia[editar | editar código-fonte]

Seu relevo é constituído do sistema vulcânico transversal, as colinas Blanco, Huanúmera, Prieto, Cuate, La Loca, Guayabo e a serra Tarécuaro.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Sua hidrografia constitui-se principalmente por pequenos rios, ou arroios: Colorado e Prieto, mananciais de água fria e algumas represas.

Clima[editar | editar código-fonte]

Seu clima é temperado, tem uma precipitação média anual de 700 milímetros e temperaturas que oscilam entre 2,6°C e 38°C.

Referências

  1. «Jaimito, El Cartero ya tiene estatua en Tangamandapio». El Universal (em espanhol). Consultado em 23 de Fevereiro de 2015 
  2. «Jaiminho, de 'Chaves', ganha estátua em Tangamandápio, no México». G1. 26 de julho de 2012. Consultado em 1 de fevereiro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]