Tanque do Piauí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tanque do Piauí
  Município do Brasil  
Avenida Dom Edilberto no centro de Tanque do Piauí
Avenida Dom Edilberto no centro de Tanque do Piauí
Avenida Dom Edilberto no centro de Tanque do Piauí
Hino
Gentílico tanquense
Localização
Localização de Tanque do Piauí no Piauí
Localização de Tanque do Piauí no Piauí
Localização de Tanque do Piauí no Piauí
Tanque do Piauí está localizado em: Brasil
Tanque do Piauí
Localização de Tanque do Piauí no Brasil
Mapa
Mapa de Tanque do Piauí
Coordenadas 6° 36' S 42° 16' 55" O
País Brasil
Unidade federativa Piauí
Municípios limítrofes Várzea Grande, Santa Rosa do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Oeiras e Arraial
Distância até a capital 206 km
História
Fundação 14 de dezembro de 1995 (28 anos)
Administração
Prefeito(a) Natanael Sales de Sousa (PP, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 377,042 km²
População total (IBGE/2010[2]) 2 621 hab.
Densidade 7 hab./km²
Clima Tropical semiárido
Altitude 420 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,594 baixo
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 8 404,695 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 3 134,91

Tanque do Piauí é um município brasileiro do estado do Piauí, situado na mesorregião sudeste piauiense, na região conhecida como chapada grande. Sua população era de 2621 habitantes em 2010.

O nome de Tanque do Piauí, é devido a uma localidade chamada de Tanque Velho, onde um senhor chamado de João Marinho construiu um tanque para guardar água da chuva, e o local ficou conhecido como Tanque do João Marinho, mais tarde ele se mudou para o local onde hoje fica o município e levou consigo o nome de Tanque.

História[editar | editar código-fonte]

Um desacordo entre o prefeito da vizinha cidade de Várzea Grande e os feirantes em 1969 fez com que estes últimos levassem a feira para a região de Tanque isso possibilitou o surgimento do povoado que era pertencente ao município de Oeiras (Piauí) (Até 1992)

No dia 18 de janeiro de 1970 foi celebrada a primeira missa pelo Monsenhor Leopoldo. Seis Anos depois, em 1976, foram erguidas duas construções: o posto de Saúde e a Unidade Escolar, onde hoje funciona o Ensino Médio.

Em 1986 foi ligada a energia elétrica do povoado e a perfuração de um poço tubular com profundidade de 451 metros.

Primeira Feira[editar | editar código-fonte]

Em 1969 o prefeito de Várzea Grande-PI, mudou a feira daquela cidade, que era na segunda-feira, para o sábado, os feirantes revoltados resolveram fazer a feira no Tanque, sendo realizado no terreiro da casa do Sr. Né Filisminda, debaixo de um pé de oitizeiro, no dia 29 de setembro de 1969, sendo esta a data oficial da primeira feira e de fundação do Povoado Tanque, tempos depois a feira de Várzea Grande voltou a ser realizado na segunda-feira, e os feirantes voltaram para aquela cidade.

Emancipação[editar | editar código-fonte]

Até o início do ano de 1992, o povoado pertencia a Oeiras, mas, em 19 de abril de 1992, um plebiscito elevou o povoado de Santa rosa à categoria de cidade e o Tanque passou a pertencer à nova cidade.

Como ocorreu com Santa Rosa, o Tanque passou a cidade no dia 14 de dezembro de 1995, após um plebiscito e no dia 1 de janeiro de 1997 foi empossada sua primeira Prefeita, a senhora Joana Vieira da Silva (PFL).

Quando foi emancipada em 14 de dezembro 1995 foi feito um plebiscito para a escolha do nome, entre Lindo Horizonte, Planaltina e Tanque, e Tanque acabou vencendo.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a uma latitude 06º36'00" sul e a uma longitude 42º16'56" oeste, estando a uma altitude de 420 metros (Fonte: Google Earth). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sua população em 2010 era de 2621 habitantes. Sua extensão territorial é de 377,042 km², o que lhe confere a densidade demográfica de 6,95 hab/km².

Localização[editar | editar código-fonte]

Situado na mesorregião sudeste piauiense, mais precisamente na menor região do sudeste piauiense, na microrregião de Picos.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima é tropical semiárido, com temperaturas médias que variam entre 17 °C e 36 °C, podendo, algumas vezes, chegar a 39 °C nos meses mais quentes: setembro, outubro e novembro. O período chuvoso se estende de dezembro a abril. Nos meses de junho, julho e agosto as temperaturas mínimas podem chegar a 17 °C, e a umidade relativa do ar a índices abaixo de 40%. No período de maio a outubro há predominância de dias ensolarados com fortes ventos. Por está situada sobre uma chapada (Chapada Grande) às vezes podem ocorrer temperaturas amenas durante o dia, como as registradas em 22 de outubro de 2011 e 2 de novembro de 2011, onde a mínima foi de 19 °C e a máxima de 23 °C, e como em 22 de janeiro de 2012 em que as temperaturas estiveram entre 19 °C e 22 °C.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

A vegetação é de transição cerrado/caatinga com predomínio de árvores de médio e grande porte como pequizeiro, faveira, ipê, mandinga, chapada e jatobá.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia do município é baseada na agricultura com destaque para a produção de cereais. A cidade é conhecida como a "Capital da Fava", por causa do plantio do grão e devido à grande produção de fava de faveira, além da fava d'anta, planta nativa da região, muito usada na alimentação de gado, tanto bovino como caprino.

Ainda é destaque no município a produção de caju e a fabricação de Cajuína.

Cultura e Religião[editar | editar código-fonte]

Estima-se que esta se fortaleça com a criação da secretaria municipal de cultura no início do ano de 2013. O principal evento cultural é o festival de quadrilhas realizado usualmente no último fim de semana do mês de junho.

Festejos[editar | editar código-fonte]

Em janeiro é comemorado os festejos de São Sebastião, que é a maior festa do município, sendo realizada em cinco dias de festa. O novenário vai do dia 11 ao dia 20, enquanto os shows vão do dia 17 ao dia 21.

No mê de dezembro é comemorado o festejo de Nossa senhora da Conceição na comunidade Salobro situada a cerca de 12 km da sede do município. Este festejo possui mais de 300 anos de existência.

História[editar | editar código-fonte]

No dia 18 de janeiro de 1970 foi celebrada a primeira missa pelo Monsenhor Leopoldo.

A Igreja de São Sebastião foi construída com os esforços do Grupo de Jovens da época, a qual foi inaugurada no dia 26 de novembro de 1994.

Política[editar | editar código-fonte]

A cidade tem como Prefeito atual Natanael Sales de Sousa (Tiel) (PP), eleito em 2020. Atualmente o município tem nove vagas na câmara de vereadores, sendo:

Antonio Soares Lustosa (Antonio de Bidé) PT

Elvira Pereira de Carvalho (Elvira) PP

Francisco Ednaldo Martins de Sousa (Edinaldo Fortes) MDB

Jeferson Nunes Pereira (Jeferson Galin) PP

João Batista Gomes de Lima  (Joao Serafim) PT

Luís dos Santos (Barel) PP

Maria da Cruz Nunes Figueredo (Cruizinha) MDB

Maria José de Sousa (Mazé) PT

Raimundo Lindomar de Oliveira (Lindomar Oliveira) PSD

Eleições[editar | editar código-fonte]

  • 1996 - Em outubro 1996 foi realizada a primeira eleição para prefeito no município com apenas dois candidatos: Manoel Silveira Nunes (Né Nunes)- PL e Joana Vieira da Silva (Naninha) PFL, sendo Naninha eleita a primeira prefeita do município de Tanque, tendo como Vice Luís Gonzaga dos Santos (PSDB).
  • 2000 - Essa chapa foi repetida na eleições de 2000 com Vitória de Naninha sobre então vereador Deodato de Araújo Costa (PL), que tinha como vice o professor Francisco Xavier de Carvalho (senhor)(PMDB).
  • 2004 - Deodato, que havia perdido a eleição anterior foi eleito prefeito com Antônio da Silva Veira (Tonheiro)(PCdoB), ficando à frente de José Anísio de Moura Torres (então no PSDB) com a vice Lúcia Soares (PFL).
  • 2008 Deodato foi reeleito em 2008 vencendo Gilberto Vieira (DEM) com eu vice Kerme Cavalho (PT).
  • 2012 Francisco Pereira da Silva Filho (Filho Tiú) (PT) é eleito prefeito com Elvira Pereira (PP), derrotando José Maria Vieira (PSDB) que tinha como vice Raimundo Fontenele (PSB)
  • 2016 Francisco Pereira da Silva Filho (Filho Tiú) (PT) é reeleito prefeito com Elvira Pereira (PP), derrotando Deodato de Araújo Costa (PL) que tinha como vice Renato Pereira da Silva (PSB)
  • 2020 Natanael Sales de Sousa (Tiel) (PP) é eleito prefeito com Luís Pereira de Carvalho (Luisinho) (PT), derrotando Antônio de Sousa Silva (PC do B) que tinha como vice Antônio dos Santos Nunes (MDB)

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Piauí é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.