Tapas & Beijos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tapas & Beijos
Informação geral
Formato Série
Gênero Comédia
Romance
Duração 45 minutos
Criador(es) Cláudio Paiva
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Maurício Farias
Produtor(es) Cláudio Paiva
Elenco Andréa Beltrão
Fernanda Torres
Fábio Assunção
Vladimir Brichta
Fernanda de Freitas
Otávio Müller
Érico Brás
Natália Lage
Daniel Boaventura
Tema de abertura "Entre Tapas e Beijos" - Banda Calypso (2011-2013)[1]
Sidney Magal (2014-15)[2]
Tema de encerramento "Entre Tapas e Beijos" - Banda Calypso (2011-13)
Sidney Magal (2014-15)
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HD)
Transmissão original 5 de Abril de 2011 - 15 de Setembro de 2015
N.º de temporadas 5
N.º de episódios 169
Cronologia
Último
Casseta & Planeta, Urgente!
(1992)
Mister Brau
(2015)
Próximo
Programas relacionados Os Normais
Separação?!

Tapas & Beijos foi uma série de televisão brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Globo, desde 5 de abril de 2011 até 15 de setembro de 2015[3]. Com autoria de Cláudio Paiva, colaboração de Nilton Braga, Adriana Chevalier, Denise Crispun, Cláudia Gomes, Júlia Spadaccini, Felipe Flexa e Luiza Yabrudi, tem direção de Daniela Braga e Clara Kutner, com direção geral e de núcleo de Mauricio Farias.[4]

Contava com Andréa Beltrão, Fernanda Torres, Vladimir Brichta, Fábio Assunção, Malu Rodrigues, Érico Brás, Natália Lage, Flávio Migliaccio, Orã Figueiredo, Kiko Mascarenhas, Daniel Boaventura, Otávio Müller e Fernanda de Freitas nos papéis principais.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Primeira temporada[editar | editar código-fonte]

Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andréa Beltrão) são grandes amigas. Independentes e solteiras, as duas dividem um apartamento no Méier, bairro do subúrbio carioca, e trabalham em uma loja que aluga vestidos de noivas e artigos para cerimônias de casamento em Copacabana, a Djalma Noivas. Todos os dias, elas lidam com os sonhos de muitas mulheres e também esperam encontrar seus príncipes encantados, mas a tarefa não parece ser nada fácil. Afinal, a vida sentimental das duas é cercada de confusões.[4]

Segunda temporada[editar | editar código-fonte]

Sueli foi casada com Jurandir (Érico Brás), um típico malandro que evita ter trabalho em sua vida. O casamento durou dois meses, mas a relação não deu certo e os dois acabaram se separando. Jurandir ficou sumido por alguns anos, mas voltou para atormentar a vida sentimental da ex-mulher, que contava com Santo Antônio (Kiko Mascarenhas) em pessoa como conselheiro sentimental. Porém, Jurandir acabou virando garçom. A vendedora não quis saber do ex e só tinha olhos para Jorge (Fábio Assunção), dono da boate La Conga que chegou a Copacabana com muita simpatia e acabou encantando Sueli. O que Sueli não imaginava é que Jorge fosse pai de Bia (Malu Rodrigues), uma jovem rebelde e dominadora.

Terceira temporada[editar | editar código-fonte]

Enquanto isso, Fátima precisa administrar um casamento com um homem esperto, o sedutor Armane (Vladimir Brichta). Dono de uma pequena importadora no bairro de Copacabana, ele se dedica a ela em um certo horário, fora do comercial. Ela era amante dele, quando o malandro era casado e prometia que, assim que os filhos ficassem grandes, ele se separaria da esposa e casaria com Fátima. Porém, a esposa descobriu o caso mais cedo que o esperado.

Vizinho ao Djalma Noivas e à importadora de Armane, fica o restaurante de Seu Chalita (Flávio Migliaccio), o Rei do Beirute. O libanês é um viúvo de meia idade que quer se casar de qualquer forma. Também Djalma (Otávio Müller) e Flavinha (Fernanda de Freitas) parecem formar um casal estável. Apaixonados, os dois vivem um relacionamento um pouco confuso. Além de ser casada com o dono da Djalma Noivas, Flavinha é uma das funcionárias da loja e não dá mole para Fátima e Sueli.

Quarta temporada[editar | editar código-fonte]

Já casadas, as amigas inseparáveis Fátima e Sueli começam a perceber que suas relações já estão desgastadas. Sueli continua tendo como pedra no sapato a dançarina Lucilene (Natália Lage), que faz de tudo para destruir o casamento dela com Jorge, enquanto Fátima tem que aguentar o advogado da ex-mulher de Armane, Tavares (Kiko Mascarenhas), que vai tentar de todo jeito tirar tudo de Armane.

Bia, filha de Jorge, acaba trazendo Jurandir, ex de Sueli, para dentro de seu apartamento, causando vários constrangimentos.

Já Djalma e Flavinha continuam às turras na loja Djalma Noivas. E seu Chalita procura um noiva para se casar. Descobre-se que Flavinha era a dançarina de bota no Clube Sanduíche. Chalita se casa com Lucilene. Djalma perdoa Flavinha por ter escondido o segredo. Já Tijolo (Orã Figueiredo) e Tavares continuam causando confusões.

Não aguentando mais, as amigas resolvem por um fim nos casamentos, e assim Fátima e Sueli tentam levar suas vidas adiante mas não conseguem, tendo recaídas com os maridos várias vezes.

Quinta e última temporada[editar | editar código-fonte]

Após anos, trabalhando na loja "Djalma Noivas", Fátima e Sueli pedem demissão e abrem o seu próprio negócio: um brechó chique. Jorge, Bia e Jurandir tentam ajudar.

Só que, com o novo estabelecimento funcionando exatamente onde foi a loja de Armane, a vizinhança ignora o brechó, achando que fizeram alguma coisa com o ex comerciante; pois Armane está há cinco meses sumido do bairro. Porém o malandro não está vivendo muito bem vendendo pau-de-selfie e outras bugigangas como sacoleiro e voltando a morar com a atual/ex-mulher, pelo menos até ele ser expulso de casa após ser pego a traindo com a vizinha.

Djalma e Flavinha continuam no dilema sobre suas funcionárias e Djalma tentando controlar a loja de Sueli e Fátima.Tavares e PC brigam por causa de seus 'relacionamento' e suas profissões. Jurandir ainda continua a questionar Bia sobre ser pai do filho dela.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Fernanda Torres interpretou a protagonista Fátima.
Andrea Beltrão interpretou a protagonista Sueli.
Ator Personagem
Fernanda Torres Fátima de Souza
Andréa Beltrão Sueli Cardoso
Vladimir Brichta Armane Vilar
Fábio Assunção Jorge Almeida
Fernanda de Freitas Flavinha Mattos
Otávio Müller Djalma Mattos
Malu Rodrigues Maria Beatriz Almeida dos Santos (Bia)
Érico Brás Jurandir dos Santos
Flávio Migliaccio Seu Chalita Al Aragón
Natália Lage Lucilene (2ª-5ª temp.)
Kiko Mascarenhas Tavares (2ª-5ª temp.)
Santo Antônio (1ª temp.)
Daniel Boaventura Paulo César Fernandes (PC) (1ª, 3ª-5ª temp.)
Orã Figueiredo Tijolo
Rafael Primot Stephanie (3ª-5ª temp.)
Analu Prestes Shirley (4ª-5ª temp.)

Elenco de apoio e participações especiais[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Sérgio Guizé Vanderlei / Lorraine Cristine[5]
Ana Paula Secco Mãe Jurema
Bella Rodrigues Milena
Bianca Comparato Carol
Carla Andrea mulher de Valdinei
Charles Fricks Marreco
Cintia Rosa Geise
Duda Ribeiro gerente da boate
Fabiana Gugli Márcia
Fabíula Nascimento Samantha
Flávia Reis Lurdinha
Gilberto Gawronski Toni Tattoo
Guilherme Winter Valdinei
Gustavo Machado Félix
Isio Ghelman Miranda
Jayme del Cueto Seu Arlindo
Letícia Isnard Jurema
Luciana Birolli Márcia (Marcinha)
Luiz Carlos Miele Giusepe
Márcio Vito Siqueira
Miguel Andrade Nicolau
Nikolas Antunes Seu Arlindo (jovem)
Nilvan Santos Roberto
Priscila Assum Margarete
Renata Tobelem Regina Célia
Rodrigo Pandolfo Romildo
Selma Lopes Mãe de Seu Chalita
Simone Gabriel Zulmira
Sônia Braga Helô Siqueira
Vinícius Manne Ubirajara
Yoná Magalhães Leda
Anderson Mello Meleca
Malu Rodrigues Bia
Cris Nicolotti Catarina
Eucir de Souza Nicolau
Fabiana Gugli Márcia
Felipe Abib Leléu
José Victor Pires Cenoura (criança)
Júlio Levy Geraldo
Luiz Carlos Miele Giusepe
Marcello Airoldi Cenoura
Melissa Vettore Soraia
Paolla Oliveira Celeste
Paulo Hamilton Espeto
Priscila Assum Margarete
Ravel Cabral Ubirajara
Renata Castro Barbosa Mulher de Tavares
Rodrigo Pandolfo Romildo
Rose Abdallah Mãe de Romildo
Stella Rabello Carminha
Anderson Mello Meleca
Ângela Rabelo Mãe de Santo
Daisy Lúcidi Amélia
Fábio Lago Palhares
Felipe Abib Leléu
Malu Galli Márcia
Marcius Melhem Regino
Miá Mello Alessandra
Paulo Betti Miro
Rafael Primot Stephanie
Renan Tardeli Roberto Sávio

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Fátima (Fernanda Torres) - Ela é uma mulher independente financeiramente, que trabalha na Djalma Noivas, em Copacabana, e divide com a amiga Sueli (Andrea Beltrão) um apartamento no Méier, bairro do subúrbio carioca. Impulsiva e esquentada, ela precisa aprender a administrar um relacionamento com um homem casado, Armane (Vladimir Brichta).[6]
  • Sueli (Andréa Beltrão) - Uma mulher na faixa dos 40 anos de idade, que trabalha como vendedora na Djalma Noivas, em Copacabana. Ela é melhor amiga de Fátima (Fernanda Torres), com quem divide apartamento no Méier, bairro do subúrbio carioca. Separada de Jurandir (Érico Brás) depois de dois meses de casamento, Sueli precisa aprender a lidar com a volta do ex-marido, que ficou sumido por alguns anos.[6]
  • Jorge (Fábio Assunção) - O dono da boate de strip-tease La Conga é um artista que não alcançou o estrelato e decidiu mostrar sua arte dirigindo shows em uma casa noturna. O bonitão chegou a Copacabana com muita simpatia e acabou encantando Sueli (Andrea Beltrão).[6]
  • Armane (Vladimir Brichta) - O sedutor dono de uma importadora em Copacabana é casado, mas não consegue ficar longe de Fátima (Fernanda Torres), com quem mantém um caso há anos.[6]
  • Jurandir (Érico Brás) - O malandro foi casado com Sueli (Andrea Beltrão) durante dois meses. Depois da separação, ele sumiu por um tempo, mas agora está de volta para virar a vida de ex-mulher de cabeça para baixo. Tem um relacionamento com Bia (Malu Rodrigues).[6]
  • Bia (Malu Rodrigues) - Decidida e confiante, a loira chegou a Copacabana cheia de suspense e surpreendeu Jorge ao revelar que era sua filha. Tem um relacionamento com Jurandir (Érico Brás).[6]
  • Tavares (Kiko Mascarenhas) - Advogado chato da ex-mulher de Armane (Vladimir Brichta). Sempre armando confusões para tentar tirar tudo dele. Infernizar a vida dele com Fátima (Fernanda Torres), com pedidos de pensão para os cinco filhos do comerciante com a ex. É amante de Clotilde ex-mulher de Armane.[6]
  • Tijolo (Orã Figueiredo) - Sócio de Jorge na boate La Conga, malandro, sempre o ajuda de qualquer maneira.[6]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporadas Episódios Exibição original Brasil
Início de Temporada Final de Temporada
1 36 5 de abril de 2011 20 de dezembro de 2011
2 38 3 de abril de 2012 18 de dezembro de 2012
3 37 2 de abril de 2013 17 de dezembro de 2013
4 36 8 de abril de 2014 23 de dezembro de 2014
5 22 14 de abril de 2015 15 de setembro de 2015

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2011 Prêmio Extra de Televisão[7] Melhor série Tapas & Beijos Venceu
Melhor atriz Andréa Beltrão Venceu
Melhor tema musical "Entre Tapas e Beijos" Venceu
Troféu APCA Melhor seriado Tapas & Beijos Venceu
Melhores do Ano[8] Comédia Andréa Beltrão e Fernanda Torres Indicado
2012 Prêmio Contigo! de TV[9] Melhor série de TV Tapas & Beijos Venceu
Melhor atriz de série/minissérie Fernanda Torres Venceu
Melhor ator de série/minissérie Vladimir Brichta Venceu
Arte Qualidade Brasil Televisão[10] Melhor série Tapas & Beijos Venceu
Melhor ator Érico Brás Venceu
Melhor atriz Andréa Beltrão Venceu
Melhor diretor Maurício Farias Venceu
Melhor autor de série Cláudio Paiva Venceu
Prêmio Extra de Televisão[11] Humor Tapas & Beijos Venceu
Melhores do Ano[12] Comédia Fernanda Torres Indicado
Prêmio Quem de Televisão[13] Melhor Atriz Indicado
Andréa Beltrão Indicado
2013 Prêmio Contigo! de TV[14][15] Melhor Série ou Minissérie Tapas & Beijos Indicado
Melhor Atriz de Série ou Minissérie Andréa Beltrão Venceu
Fernanda Torres Indicado
Melhor Ator de Série ou Minissérie Fábio Assunção Indicado
Vladimir Brichta Indicado
Prêmio Extra de Televisão Humor Tapas & Beijos Venceu
Melhores do Ano[16][17] Comédia Fernanda Torres Indicado
2014 Troféu Imprensa[18] Melhor Programa Humorístico Tapas & Beijos Venceu
Prêmio Contigo! de TV Melhor Série ou Minissérie Indicado
Melhor Ator de Série ou Minissérie Vladimir Brichta Indicado
Prêmio F5 Atriz do Ano (série ou minissérie) Fernanda Torres Indicado
Ator Coadjuvante do Ano (série ou minissérie) Vladimir Brichta Indicado
Melhores do Ano Melhor Atriz de Série ou Minissérie Fernanda Torres Venceu
Melhor Ator de Série ou Minissérie Vladimir Brichta Indicado
2015 Melhores do Ano Melhor Ator de Série ou Minissérie Vladimir Brichta Venceu
Melhor Atriz de Série ou Minissérie Fernanda Torres Indicado
2016 Troféu Imprensa Melhor Programa Humorístico Tapas & Beijos Indicado

Referências

  1. Flávio Ricco (25 de março de 2011). «Tema de abertura». UOL. Consultado em 11 de junho de 2016. 
  2. «Após polêmicas, música de Joelma é trocada na Globo». TV Foco. 8 de abril de 2014. Consultado em 11 de junho de 2016. 
  3. «Globo estreia hoje a série "Tapas e Beijos"». Na Telinha. 5 de abril de 2011. Consultado em 11 de junho de 2016. 
  4. a b Nilson Xavier. «Tapas e Beijos». Teledramaturgia. Consultado em 5 de outubro de 2016. 
  5. «Em clima de despedida por Gibão, Guizé garante que voltaria a viver Lorraine». Gshow. Globo.com. 20 de setembro de 2013. Consultado em 5 de outubro de 2016. 
  6. a b c d e f g h i j k l «Tapas e Beijos (Galeira de personagens)». Memória Globo. Consultado em 5 de outubro de 2016. 
  7. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). «Prêmio Extra de TV: ‘Tapas & beijos’ ganha como Melhor Série». Extra Online. Consultado em 29 de novembro de 2011. 
  8. «Domingão' elege os melhores do ano; saiba quem está concorrendo». 29 de março de 2012. 
  9. «Confira a lista de vencedores do Prêmio Contigo de Televisão!». 15 de maio de 2012. 
  10. «Tapas & Beijos se destaca em premiações de TV». 24 de maio de 2012. 
  11. «Prêmio Extra de TV:‘Tapas & beijos’ é eleito o melhor programa de humor». 27 de novembro de 2012. 
  12. «Você gargalhou com eles! Agora, as feras do humor estão no 'Melhores'». 24 de fevereiro de 2013. 
  13. «"Avenida Brasil" se consagra como grande vencedora do Prêmio Quem». 19 de março de 2013. 
  14. R7 (14 de maio de 2013). «Adriana Esteves vence prêmio Contigo de melhor atriz». Notícias. R7. Consultado em 14 de maio de 2013. 
  15. UOL (13 de maio de 2013). «"Avenida Brasil" é a grande vencedora do Prêmio Contigo!». Notícias. UOL. Consultado em 13 de maio de 2013. 
  16. Faustão conversa com os finalistas da categoria Comédia (Vídeo)
  17. Leandro Hassum é eleito o Melhor Comediante (Vídeo)
  18. Troféu Imprensa 2013. Chance de Gol. Página visitada em 3 de Maio de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]