Tarasca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para a ave da América do Sul, veja Arapaçu-grande.
Gigantes e dragões de procissões da Bélgica e França
Old postcard of Saint Martha celebration in Tarascon.jpg
Postal antigo com uma Tarasca durante as festas de Santa Marta em Tarascon
País(es)  Bélgica
 França
Domínios Técnicas artesanais tradicionais
Usos sociais, rituais e atos festivos
Referência 00153
Região Europa e América do Norte
Inscrição 2008 (3.ª sessão)
Lista Lista Representativa
Unesco Cultural Heritage logo.svg UNESCO-ICH-blue.svg

A tarasca (do francês tarasque, topónimo da localidade de Tarascon, na Provença, França) é uma criatura mitológica cuja origem se encontra numa lenda sobre Santa Marta.

Desde 2005 que as festas da Tarasca em Tarascon estão classificadas pela UNESCO como Património Oral e Imaterial da Humanidade, e desde 2008 que integram a sua lista representativa, sob a designação "Gigantes e dragões de procissões da Bélgica e França"[1]

Lenda[editar | editar código-fonte]

Segundo conta a lenda, esta criatura habitava em Tarascon, na Provença, e devastava o território em redor. Descreve-se como uma espécie de dragão com seis curtas patas parecidas às de um urso, um torso similar ao de um boi com uma carapaça de tartaruga às costas e uma escamosa cauda que terminava num aguilhão de escorpião. A cabeça era descrita como a de um leão com orelhas de cavalo e uma desagradável expressão.

O rei de Tarascon tinha atacado sem êxito a Tarasca com todas as suas fileiras e arsenal, mas Santa Marta encantou a besta com as suas artes, e voltou à cidade com a besta domada. Os habitantes aterrorizados atacaram a criatura ao cair da noite, e esta morreu aí mesmo sem oferecer resistência. Santa Marta, então, fez um sermão às gentes e converteu muitos ao cristianismo.

A figura da Tarasca é usada nas procissões da festa de Corpus Christi de várias cidades espanholas, como Valência e Granada.

Referências

  1. «Gigantes y dragones procesionales de Bélgica y Francia». Consultado em 2 de dezembro de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.