Taraxacum gaditanum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTaraxacum gaditanum
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Plantae
Sub-reino: Tracheobionta
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Subclasse: Asteridae
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Subtribo: Crepidinae
Género: Taraxacum
Cass.
Espécie: T. gaditanum
Nome binomial
'''Taraxacum gaditanum'''

Taraxacum gaditanum é uma espécie de planta endémica do sudoeste da Península Ibérica, em gravíssimo perigo de extinção. As principais populações encontram-se na província de Cádis.

Incluída no Livro Vermelho da Flora Vascular Ameaçada da Espanha, este dente de leão foi descrito pela primeira vez para a ciência nos pinhais de Chipiona em 1978 pelo botânicos da Universidade de Sevilha numa campanha do Departamento de Botânica. Anos mais tarde foi descrita para a ciência pelo Dr. Salvador Talavera mas, apesar de várias tentativas, não se conseguiu a encontrar de novo em seu habitat, pelo que não se sabia nada da sua situação na natureza.

Em 1995 foi localizada por Iñigo Sánchez, actual conservador do Zoobotânico de Jerez, em decorrência de um estudo sobre a flora ameaçada do litoral gaditano encarregado pela Conselharia do Meio ambiente da Junta de Andaluzia. Em dito estudo advertia-se do enorme risco de extinção ao que se enfrentava a espécie, ao contar só com uma população restrita nos pinhais e outra, algo mais nutrida, no próprio passeio marítimo de Chipiona, e se propunha a protecção legal da mesma. Colectaram-se sementes que foram enviadas ao Banco de Germoplasma Vegetal Andaluz (Jardim Botánico de Córdoba), além de se cultivar no Zoobotânico de Jerez, Jardim Botánico de San Fernando e viveiros da Universidade de Sevilha.

A Conselharia do Meio ambiente da Junta de Andaluzia conta actualmente com um plano específico para a sua conservação.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Taraxacum gaditanum
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Taraxacum gaditanum